Um dos meus desportos favoritos é caçar nevões...
Nos Estados Unidos da América, gostam de caçar tornados e furacões ...
Nós por cá todos bem....E uma nevezita de vez em quando já chega para contrapor a pais

que vivemos...(temperado doce) ....a favorecer a cura de artrites reumatóides e por isso a justificar a vinda em massa de de Anglos-Saxões, Germanos e Eslavos...
Aqui é que é bom, dizem esses nossos companheiros europeus padecentes...tempo cálido, com pouca ou quase nenhuma humidade, e umas geaditas... que eles aproveitam complacentemente para para dar uns rebolões para não se desabiturarem de todo...
E sorriem quando lhes digo que eu e a minha malta vamos para o norte de Portugal e para o interior da Espanha/França à procura das nossas fantasias climatéricas... e acham que não damos importância ao que os Deuses nos proporcionaram...senão...ficávamos por aqui.....e deixávamos o tempo passar...
Vem isto a propósito das previsões que ao longo de dias se desenharam para este dia (para os subsequentes veremos), para as grandes expectativas de queda de neve em tudo o que era sítio....e para as vagas de euforia e desânimo que os modelos sucessivamente iam apresentando....valha-nos a frieza de análise dos Institutos de Meteorologia de Portugal e Espanha e mais alguns vizinhos...
O fenómeno de 29 de Janeiro de 2006 muito terá contribuído para isto....Uma situação quase idêntica rm Janeiro de 2007 (por um triz) reforçaria esta esperança...
A verdade quase que absoluta nos anos vindouros é a de que estivemos perante casos quase que, senão, excepcionais...pelo menos muito raros...
Embora desse determinismo natural reger o clima deste país nos últimos 50 anos, ao que se saiba, apesar disso,, o fenómeno meteorológico deve constituir uma raridade, um achado, uma descoberta, que nos deve mobilizar para tudo que quanto de especial a natureza ressalva para este extremo ocidental europeu...
Hoje à procura da neve, confesso, saí às 04,00 horas da manha de minha casa e sem pormenores, direi que percorri a metade Norte/Sul do país, Beira Serra, Serra da Estrela, Torre, Guarda, Trancoso, Celorico, Seia, Loriga, Unhais, Fundão.....muito chuvisco, alguma chuva e neve nenhuma...tenho fotos que comprovam esta epopeia...
Há pouco antes de chegar a minha casa ouvi na rádio do jeep nevões que se abateram no norte do país....e ouvi dizer que a estrada Covilhã Torre, estava cortada ao trânsito...poucas horas depois de lá ter passado com 3º graus positivos e a expectativa de que por ali nos ficaríamos...
Quinze horas depois de ter saído de casa, com duas sandochas e uma bejeca e pouco mais.....regressei a casa...olhei a televisão sobre o mau tempo....e não acreditei....Afinal devo ter andado a pairar....