Mário Barros
Furacão
Não acho nada de anormal a iso de 0ºC, até Maio pode perfeitamente ocorrer mais uma situação tal. Antigamente os nevões na Estrela eram até Maio e mesmo nas serras mais altas do norte.
Não acho nada de anormal a iso de 0ºC, até Maio pode perfeitamente ocorrer mais uma situação tal. Antigamente os nevões na Estrela eram até Maio e mesmo nas serras mais altas do norte.
O GFS anda todo perdidinho!
Acho que devia ter colocado isto nas loucuras dos modelos mas...
O ECM 0z mostra isto:
Até há uma "razoável" concordância entre os dois principais modelos, ambos têm lá a tendência para uma circulação de Norte com descida de temperaturas, mas a esta distância penso que o mais provável é acabarmos com uma corrente de Norte, com a bolsa de ar frio (depressão em altitude) mais deslocada para leste, descida de temperaturas, e provavelmente alguns aguaceiros fracos,eventualmente de neve a cotas altas....
Acho esta última run do GFS 6z um pouco exagerada...não é impossível... mas...
Claro que a iso 0 em finais de Abril, cobrindo boa parte do território pode perfeitamente acontecer, agora resta saber se virá acompanhada de uma depressão em altitude fria, centrada sobre Portugal,ou muito perto, com capacidade de fazer nevar a cotas médias ou baixas.... é ir acompanhado...