Boas
(update 2/4/2013 20:15h)
Amanhã de manhã uma nova plumade ar subtropical é ejectada para norte á frente de uma depressão algo cavada a oeste de Pt continental.
Em altura, aproxima-se de oeste uma camada de ar fria e seca ( -25ºC/500hpa).
Em especial no Sul,
As atenções viram-se essencialmente para a margem de progressão do ar quente, onde há uma rotação acentuada do vento á superficie, proporcionando helicidade e shear rotacional nos niveis baixos.
Em altura o ar frio proporcionará alguma instabilidade á medida que se sobrepõe ao ar quente á sfc, com CAPE 400-800J/Kg, que será acentuado pela presença de uns 60-70kts de shear nos niveis médios e altos + forçamento dinamico intenso.
Os niveis de condensação baixos, assim como a presença de fortes gradientes térmicos abaixo dos 5000m, e 100-150J/Kg de 0-2 SBCAPE são favoraveis á formação de estruturas mesociclonicas/tornados.
Em altura, ar frio e seco é favoravel á ocorrencia de granizo e ventos fortes do tipo micro/downburst e gust fronts.
A presença de shear forte em altura é favoravel á evolução de células organizadas, que poderão evoluir em MCS lineares ou mesmo supercélulas.
O mais provavel é que se gere uma linha do tipo squall com MCS/supercélulas embebidas.
Apesar de tudo, o CAPE não muito elevado não me deixa ter confiança suficiente para colocar uma mancha vermelha ( de probabilidade mais alta), pelo que coloco o laranja pela possbilidade de alguma situação isolada/dispersa de convecção severa.
Amarelo
- Agauceiros e possibilidade de trovoada
- Precipitação forte
Laranja
- Agauceiros e possibilidade de trovoada
- Precipitação forte
- Possibilidade de granizo
- Possibilidade de rajadas >60-80km.h
:::::::::::::::::::::
( update 2/4/2013 20:00h)
Para o resto do dia ( 4f 12h----5f 00h), preve-se um aumento da instabilidade térmica devido ao aquecimento diurno, podendo no centro e sul o CAPE aproximar-se dos 1000J/Kg.
No interior norte o fluxo de SE e a presença de nebulosidade densa limitarão o aquecimento dos niveis baixos, sendo ai menos provavel a ocorrencia de convecção intensa.
Apesar do CAPE elevado no centro e sul, o shear será quase nulo, e espera-se convecção essencialmente pulsante de curto ciclo de vida, mas momentaneamente forte o suficiente para gerar granizo forte, precipitação intensa e trovoada.
Acompanhando os maximos de reflectividade, poderão surgir rajadas de vento associadas a micro/donwbursts e gust fronts, essencialmente devidos á presença de fortes gradientes de temperatura e humidade da superficie até aos 400-500hpa.
Amarelo
- Aguaceiros e possibilidade de trovoada
- Precipitação por vezes forte
Laranja
- Aguaceiros e possibilidade de trovoada
- Precipitação por vezes forte
- Granizo
- Rajadas de vento moderadas a fortes ( 45-65km.h)