Duarte Sousa
Moderação
o que se passa com o radar do ipma?
Invasão de ecos falsos
o que se passa com o radar do ipma?
As previsões do ipma são um lixo em julho chegaram a falhar 9ºc de um dia para o outro em lisboa
Com tanta gente lá só mudam de 24 em 24 horas, mudam ao inicio da noite para depois de manhã baixarem não percebo...
o Ecmw é estranho :| até agora confio mais no gfs =]] esse sim faz boas previsões, confirma-se aquela segunda entrada de altas pressões ainda mais para norte? E será que vai fazer aumentar +a temperatura?
1. É factual que o ECMWF é o melhor modelo disponível, assim o dizem as estatísticas desde o século passado:
As razões já foram várias vezes neste fórum enunciadas, o ECMWF inicializa com mais dados, é um modelo que demora mais tempo a correr, em comparação com o GFS que é mais adequado para modelação de situações severas a curto prazo e para as quais se necessita de actualizações de previsões de forma célere.
A mim pessoalmente, espanta-me que mesmo assim haja uma proximidade relativa entre ECMWF e GFS, pelo menos no que toca à Península Ibérica e de forma empírica, considero o modelo europeu largamente superior ao GFS.
2. Nas últimas horas todos os modelos foram-se aproximando da saída do ECMWF das 00z de ontem, prevendo para o próximo fim-de-semana a presença de uma depressão a noroeste da PI que provocaria a descida das temperaturas e provavelmente alguma precipitação. A média do ensemble do ECMWF ainda não aponta claramente para esta solução, apesar de ser notória a tendência de descida a partir de sexta-feira. Atenção, e voltando um pouco ao tópico 1., que o ensemble do ECMWF nunca colocou o forno que a operacional e os demais modelos chegaram a mostrar.
A única divergência existente entre os 4 melhores modelos neste momento refere-se à duração do evento de calor em Portugal. Sendo certo que terça-feira será um dia quente em todo o país, com fluxo de leste, os modelos europeus (ECM e UKMO) apontam para uma descida das temperaturas no litoral logo no dia seguinte (acção da nortada) e uma descida generalizada em todo o país na quinta-feira.
Os modelos americanos (GFS e GEM) mantêm as temperaturas elevadas até ao próximo fim-de-semana, com a presença da dorsal sobre a PI e consequente pântano barométrico ou fluxo fraco de leste até sexta-feira.
De momento, é unânime que o próximo fim-de-semana será fresco e potencialmente chuvoso. Mas basta que a depressão se situe um pouco mais a sul ou um pouco mais a oeste e entra o forno africano, portanto ainda é uma previsão que pode mudar.