Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2013

j1uf.jpg

O modelo Arome prevê um final de tarde, bastante quentinho para o Sotavento Algarvio.

15596579_fbbKD.jpeg

Eu não confiaria muito nessa run do ECM do dia de hoje, parece-me que poderá estar fora do ensemble e não é corroborada por mais nenhum modelo penso eu ....

As previsões do ipma são um lixo em julho chegaram a falhar 9ºc de um dia para o outro em lisboa :mad:
Com tanta gente lá só mudam de 24 em 24 horas, mudam ao inicio da noite para depois de manhã baixarem não percebo...
o Ecmw é estranho :| até agora confio mais no gfs =]] esse sim faz boas previsões, confirma-se aquela segunda entrada de altas pressões ainda mais para norte? E será que vai fazer aumentar +a temperatura?:)

As previsões do ipma são um lixo em julho chegaram a falhar 9ºc de um dia para o outro em lisboa :mad:
Com tanta gente lá só mudam de 24 em 24 horas, mudam ao inicio da noite para depois de manhã baixarem não percebo...
o Ecmw é estranho :| até agora confio mais no gfs =]] esse sim faz boas previsões, confirma-se aquela segunda entrada de altas pressões ainda mais para norte? E será que vai fazer aumentar +a temperatura?:)

O ECM não é "estranho"...é um bom modelo , assim como o GFS, naturalmente, ambos com as suas falhas e virtudes, nada em meteorologia é 100% seguro...se as previsões do IPMA se baseiam primariamente no ECM é natural que as previsões sigam o output e flutuações do modelo.. as runs do ECM apresentam "saltos" de 24 em 24 horas, não tem tanta resolução como o GFS ( que chega à resolução de 3 em 3 horas nas suas 4 runs diárias )

Quanto aos modelos, acho que o GFS está a "exagerar", talvez acabe tudo num meio termo entre o GFS/ECM..mas sinceramente prefiro o ECM neste momento, apesar de prever calor, não é tanto, nem tão prolongado como o GFS... contudo esta última run operacional do ECM está algo afastada da média dos ensembles...vamos ver...:thumbsup:

O ECM é o melhor modelo. Ponto.
O GFS também é bom.
Eu já coloquei aqui no forum papers onde isso é discutido.

O que não interessa é entrar numa espécie de benfica-porto... por preferências ou gostos ou tribos. A fiabilidade destas coisas está bem estudada.
Claro que todos falham de quando em vez e há momentos propicios ao erro.

E penso que a seman que vem tem tido umas saidas que estão a ser lidas de forma literal por aqui.
Não me parece assim tão certo uma onda de calor de intensidade assim tão elevada.

Note-se que os modelos não estão firmes e colados. Ou seja , tem havido oscilações sensiveis entre saidas. e quando os dois melhores modelos (ECM e GFS) nem sempre estão em sintonia quer dizer que a sinfonia desafina.

As temperaturas vão subir? sim. Vai estar calor mas sem exagero (recordes do ano).
Mesmo que venha o calor uma tarde passada em Alte (interior do Algarve) seria sempre muito agradável :cool:

1. É factual que o ECMWF é o melhor modelo disponível, assim o dizem as estatísticas desde o século passado:

fJBlRkx.png

As razões já foram várias vezes neste fórum enunciadas, o ECMWF inicializa com mais dados, é um modelo que demora mais tempo a correr, em comparação com o GFS que é mais adequado para modelação de situações severas a curto prazo e para as quais se necessita de actualizações de previsões de forma célere.

A mim pessoalmente, espanta-me que mesmo assim haja uma proximidade relativa entre ECMWF e GFS, pelo menos no que toca à Península Ibérica e de forma empírica, considero o modelo europeu largamente superior ao GFS.

2. Nas últimas horas todos os modelos foram-se aproximando da saída do ECMWF das 00z de ontem, prevendo para o próximo fim-de-semana a presença de uma depressão a noroeste da PI que provocaria a descida das temperaturas e provavelmente alguma precipitação. A média do ensemble do ECMWF ainda não aponta claramente para esta solução, apesar de ser notória a tendência de descida a partir de sexta-feira. Atenção, e voltando um pouco ao tópico 1., que o ensemble do ECMWF nunca colocou o forno que a operacional e os demais modelos chegaram a mostrar.

A única divergência existente entre os 4 melhores modelos neste momento refere-se à duração do evento de calor em Portugal. Sendo certo que terça-feira será um dia quente em todo o país, com fluxo de leste, os modelos europeus (ECM e UKMO) apontam para uma descida das temperaturas no litoral logo no dia seguinte (acção da nortada) e uma descida generalizada em todo o país na quinta-feira.

Os modelos americanos (GFS e GEM) mantêm as temperaturas elevadas até ao próximo fim-de-semana, com a presença da dorsal sobre a PI e consequente pântano barométrico ou fluxo fraco de leste até sexta-feira.

De momento, é unânime que o próximo fim-de-semana será fresco e potencialmente chuvoso. Mas basta que a depressão se situe um pouco mais a sul ou um pouco mais a oeste e entra o forno africano, portanto ainda é uma previsão que pode mudar.

1. É factual que o ECMWF é o melhor modelo disponível, assim o dizem as estatísticas desde o século passado:

fJBlRkx.png

As razões já foram várias vezes neste fórum enunciadas, o ECMWF inicializa com mais dados, é um modelo que demora mais tempo a correr, em comparação com o GFS que é mais adequado para modelação de situações severas a curto prazo e para as quais se necessita de actualizações de previsões de forma célere.

A mim pessoalmente, espanta-me que mesmo assim haja uma proximidade relativa entre ECMWF e GFS, pelo menos no que toca à Península Ibérica e de forma empírica, considero o modelo europeu largamente superior ao GFS.

2. Nas últimas horas todos os modelos foram-se aproximando da saída do ECMWF das 00z de ontem, prevendo para o próximo fim-de-semana a presença de uma depressão a noroeste da PI que provocaria a descida das temperaturas e provavelmente alguma precipitação. A média do ensemble do ECMWF ainda não aponta claramente para esta solução, apesar de ser notória a tendência de descida a partir de sexta-feira. Atenção, e voltando um pouco ao tópico 1., que o ensemble do ECMWF nunca colocou o forno que a operacional e os demais modelos chegaram a mostrar.

A única divergência existente entre os 4 melhores modelos neste momento refere-se à duração do evento de calor em Portugal. Sendo certo que terça-feira será um dia quente em todo o país, com fluxo de leste, os modelos europeus (ECM e UKMO) apontam para uma descida das temperaturas no litoral logo no dia seguinte (acção da nortada) e uma descida generalizada em todo o país na quinta-feira.

Os modelos americanos (GFS e GEM) mantêm as temperaturas elevadas até ao próximo fim-de-semana, com a presença da dorsal sobre a PI e consequente pântano barométrico ou fluxo fraco de leste até sexta-feira.

De momento, é unânime que o próximo fim-de-semana será fresco e potencialmente chuvoso. Mas basta que a depressão se situe um pouco mais a sul ou um pouco mais a oeste e entra o forno africano, portanto ainda é uma previsão que pode mudar.

E se eu te disser que muito antes do teu Benfica ( ECMWF :D), não leves a mal, dar essa tendencia já havia outros modelos que nem são citados que indicavam um calor sim, mas de muito menor duração, como os modelos dos chinocas e dos nipónicos, que nem costuma acertar muito, mas desta vez estiveram bem melhor do que o ECM, e sobretudo do que o GFS que ainda insiste num calor mais extremo.

Aliás o modelo ECM é o que indica um calor de muito menor curto prazo, mas é ele que vai ganhar pois este modelo no curto prazo é bastante confiável !
Assim sendo o dia mais quente será Terça Feira, o unico dia em que a temperatura poderá passar dos 40º C.

É pena, seria uma situação bastante interessante de acompanhar e prolongado !

Bom isto está muito estranho o GFS não mexe nem uma palha e existem muitos outros modelos que também não, o ECM e mais um ou outro modelo é que indicam a duração do calor apenas até Quarta Feira !

Seria fixe que o GFS fosse o mais acertado mas tenho as minhas dúvidas, provavelmente chegaremos uma situação hibrida entre os dois modelos !

O ECM para mim está perdido mais uma vez!! o GFS está certinho dia após dia sem mexer muito semana bem quente a próxima é o que vejo com muitos locais acima dos 40ºC interior claro e não muito longe dos 40ºC no Litoral dos sítios do costume! Se o ECM estiver certo e o calor dure ali apenas até quarta e sem ser nada de especial venho dar o braço a torcer, mas duvido muito disso! :p

Estive a ver uma maneira de ilustrar a minha posição, de há vários dias, sem estar a carregar para o forum dezenas de imagens.

Basta uma. A simplista previsão de temperatura à superficie. É para a zona de Lisboa.

é uma previsão do GFS. saida das 12h. Uma das mais fiáveis do modelo.

Uploaded with ImageShack.us

o próprio GFS dá 3 dias mais quentes, depois vem por ai abaixo.
Não percebo as leituras dos colegas que olham para o GFS e colocam calor até ao fim de semana.

Reparem que a saída operacional do GFS tem estado acima da média dos cenários. Não se deixem iludir pelas op's.

Claro que para o próximo fim de semana ainda falta muito tempo... muita coisa pode mudar.

cps

o gfs no inicio da semana e para a minha zona dava 40 graus a 2m e foi tirando tirando e agora da 36 no dia mais quente e so num dia. e chega a dar 8 graus numa das noites... n vai estar assim tanto calor pelo menos a norte