Vamos ver a mudança radical de Sábado para Domingo com entrada de massa de ar muito húmida e quente, que irá dar muita chuva, e muito degelo!
De qualquer forma, depende muito do
timing da entrada do ar quente e da chuva o que pode acontecer amanhã, porque já se viu vezes sem conta que é complexa a intercção de massas de ar nestas entradas de sistemas a SW, quando está instalado muito frio sobre terra, e é o caso de amanhã. O sistema é mais vigoroso que anteriores, por isso poderá ser mais parecido aos modelos, ainda assim, regra geral nestes casos, eles modelam cedo demais a entrada de ar quente a todos os níveis, e na realidade o frio resiste e desgasta mais do que o previsto as frentes nos níveis médios e baixos, acabando sempre por nevar inicialmente a cotas abaixo do esperado.
O GFS p.ex indica um dia horrível em Lisboa, com chuva a entrar relativamente cedo, mas sempre com vento à superfície de terra, portanto depois de uma mínima baixa, seria uma tarde de chuva com temperatura abaixo dos 10º sempre, podendo ser a máxima atingida apenas quase ao último minuto do dia. Já o ECMWF ameaça entrar mais cedo, e não deixar a noite arrefecer tanto, e meter mais ar quente, num panorama menos frio. Isto só no exemplo de Lisboa, imaginemos agora para cada sítio, um sem-fim de hipóteses dependendo do
timing e da entrada do ar quente.
E pode muito bem acontecer a mínima Domingo ser vários graus acima da máxima de Sábado.De realçar que se estes
timings forem ideiais, poderia num período muito inicial nevar a cotas médias no Interior Norte/Centro, e um bom nevão na zona alta da Serra da Estrela, que passaria depois a chuva claro.
Mas está tudo dependente da forma como esta massa de ar quente conseguir penetrar mais ou menos, ou mais cedo ou mais tarde, sobre o ar muito frio aqui instalado.
Será interessante acompanhar!