BOA NOITE,
AURÉLIO, boa noite, pode-me informar quais as previsoes para a Ilha da Madeira? estive a analisar alguns modelos e não parece-me que venha grande grandes quantidades de chuva para cá. estou enganada?
obrigada
Eu sinceramente não sei se será bem assim pois nem sempre os modelos modelam bem algumas situações e sinceramente desta vez parece-me que a questão orográfica será deveras importante e isto porquê ??
A precipitação associada ao evento que começará a atingir a madeira no dia de amanhã será bastante convectiva dado existir um excelente valor de Cape/Li na ordem dos -6 (a escala é de 1 a 10), e por isso poderão dar-se fenómenos meteorológicos que localmente provoquem grande desenvolvimento vertical e fortes concentrações de pluviosidade e trovoadas em pouco espaço de tempo...
Consultando o modelo de meso-escala (creio que é esse o nome) Hirlam, que lida melhor com a questão orográfica, esse modelo indica duas fases, uma madrugada e inicio da manhã, e depois uma outra com a passagem de uma frente á tarde ou final do dia, sendo que essa frente trará bastante convectividade e assim creio que neste caso do dia de amanhã em especial dará muita pluviosidade nas regiões montanhosas...
De qualquer forma não me parece que seja razão para ter medo, pois apesar de tudo acho que o maior destaque para o dia de amanhã deverá ser o vento que poderá soprar com rajadas na ordem dos 140 km/h nas regiões montanhosas, que eu apostaria que deva acontecer na altura exacta da passagem da frente ...
Acompanhe a situação com calma que em principio não deverá ser nada de alarmante !!