Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2010

Quanto ao que aí vem, nada como continuar a seguir este tópico.
Não tardarão as análises e opiniões de quem sabe...
Apenas acrescento que parece cada vez mais certa , depois da acalmia que por ora se anuncia, a volta de mais Inverno:
Frio primeiro, chuva depois ? na transmissão de poderes , alguma neve?
Ainda falta...Mal vamos entrar na acalmia e já tantas desestabilizações...

Se o modelo GFS se mantiver assim e acertar na sua previsão vamos ter finalmente uma descida das temperaturas a partir de meados da próxima semana, uma situação que se manterá até dia 22 ou 23 de Dezembro, depois volta a subida das temperaturas e o Natal seria bastante ameno e sem precipitação.

Faltam muitos dias e como tal espero que os modelos ainda mostrem algo melhor para o Natal (neve e bastante frio) :D

Se o modelo GFS se mantiver assim e acertar na sua previsão vamos ter finalmente uma descida das temperaturas a partir de meados da próxima semana, uma situação que se manterá até dia 22 ou 23 de Dezembro, depois volta a subida das temperaturas e o Natal seria bastante ameno e sem precipitação.

Faltam muitos dias e como tal espero que os modelos ainda mostrem algo melhor para o Natal (neve e bastante frio) :D

Em que saída e dia te baseias para afirmar "sem precipitação"? É que eu vejo por lá chuva para os dias 24, 25 e 26...:huh:

Ensamble das 0h de hoje:

ensgfs0h11dez10.gif

Emsamble das 6h de hoje:

ensgfs6h11dez10.gif

Ensamble das 12h de hoje:

ensgfs12h11dez10.gif

É claro que estamos a falar de algo a mais de 300h, logo é apenas para isso mesmo: comentar! ;)

Em que saída e dia te baseias para afirmar "sem precipitação"? É que eu vejo por lá chuva para os dias 24, 25 e 26...:huh:

Peço desculpa, confundi o dia 25 com o 26.
O GFS prevê neste momento alguma chuva na noite da Consoada e no dia de Natal de madrugada e manhã ficando depois ainda uma mancha débil de precipitação no extremo Norte ao longo dia, não se prevendo já chuva para dia 26 de Dezembro á tarde.

O GFS para o inicio da manhã de amanhã prevê alguma precipitação (nada de muito significativo) para o litoral oeste, e à tarde mais umas pingas para o norte do país...mas acumulações muito baixas...
Em relação à entrada de ar frio vindo de NE, tal como já dito há algum tempo, lá para quarta-feira dia 15 ele vai aparecendo, desde o NE transmontano espalhando-se para SW e abrangendo a totalidade de Portugal Continental...!Contudo esta vaga de frio será sem precipitação de qualquer tipo, não contem com bonecos de neve nesta entrada...
Ou seja, de quarta feira até dia 20 de Dezembro é esperado frio...pois o ar frio procedente de NE, aliado à Crista atlântica desde os Açores até à Gronelândia vai fazer descer o ar frio até latitudes mais baixas...depois dia 20 abre-se uma brecha e adeus ao frio...
Basicamente, como habitualmente, se tivermos uma crista forte pode ser que tenhamos a neve esperada nos dias precedentes ao Natal...senão apenas nos topos montanhosos do costume...

O ECMWF está mais ou menos com a mesma opinião, mas todavia para dia 20 de Dezembro começa a prever a subida das temperaturas, no entanto ainda distante até lá...

boa tarde,

alguém sabe as previsoes para a Madeira durante esse periodo de tempo acima referido? disseram -me que dia 16/12 a previsão será de chuva forte..:shocking:

gfs começa hoje já a mostrar nalguns emsembles e na saída principal a opção que eu ontem referi e que seria a melhor opção para portugal vamos esperar que as altas pressões no atlântico se aguentem á semelhança do que aconteceu á 15 dias

gens-14-1-156.png

A probabilidade é de apenas 15% mas, relembro que na passada Quinta-feira, dia 9, a probabilidade era também de 15% e houve bastante actividade eléctrica!

showforecast.cgi

Isolated briefly organized thunderstorms can be expected over the Atlantic region west of Iberia near the upper cold core of a trough which crosses the Azores with its southern tip. Severe weather seems to be unlikely as shear and low level lapse rates are not favorable for organized storms and tornadogenesis.

Não, em lado nenhum, nem na Serra da Estrela. E acho improvável que amanhã tenhamos trovoadas, mas nunca se sabe, os últimos dias já nos deram algumas surpresas.

Ah ok!
Então estávamos a referirmo-nos a momentos distintos.
Eu estava-me a referir ao partir de sexta feira, em que vai arrefecer!

Grande abraço

Ah ok!
Então estávamos a referirmo-nos a momentos distintos.
Eu estava-me a referir ao partir de sexta feira, em que vai arrefecer!

Grande abraço

O mapa do Estofex refere-se ao dia de amanhã. De facto estaremos no flanco oriental de uma depressão pouco cavada, portanto há a possibilidade de alguma coisa, mas muito mais localizados que durante a semana passada.

O frio a partir da semana que vem, está ainda muito indefinido. A primeira entrada fria de este, já a partir de Quarta, não deverá atingir grandemente o nosso país, quanto muito a região nordeste. As noites serão mais frias, mas nada de especial.

Depois os modelos ainda não estabilizaram. As duas últimas saídas do GFS são completamente diferentes uma da outra, a do ECMWF é diferente das duas do GFS, mesmo os restantes modelos não têm duas saídas semelhantes consecutivas. A tendência a largo prazo aponta para o estabelecimento da circulação zonal a latitudes um pouco mais baixas que o normal, mas não tanto como no ano passado. Mas ainda acho que o bloqueio pode manter-se, tal como aconteceu no final de Novembro, quando os modelos apontavam para circulação zonal, e mudaram todos quando se aproximou o momento.

O mapa do Estofex refere-se ao dia de amanhã. De facto estaremos no flanco oriental de uma depressão pouco cavada, portanto há a possibilidade de alguma coisa, mas muito mais localizados que durante a semana passada.

O frio a partir da semana que vem, está ainda muito indefinido. A primeira entrada fria de este, já a partir de Quarta, não deverá atingir grandemente o nosso país, quanto muito a região nordeste. As noites serão mais frias, mas nada de especial.

Depois os modelos ainda não estabilizaram. As duas últimas saídas do GFS são completamente diferentes uma da outra, a do ECMWF é diferente das duas do GFS, mesmo os restantes modelos não têm duas saídas semelhantes consecutivas. A tendência a largo prazo aponta para o estabelecimento da circulação zonal a latitudes um pouco mais baixas que o normal, mas não tanto como no ano passado. Mas ainda acho que o bloqueio pode manter-se, tal como aconteceu no final de Novembro, quando os modelos apontavam para circulação zonal, e mudaram todos quando se aproximou o momento.

Renovadas saudações,

Penso que acabas de fazer uma boa interpretação da situação actual e do potencialmente futuro próximo dos modelos. Porém, e corroborando a tua perspectiva, tenho alguma expectativa, quanto ao bloqueio realizado pelo anti-ciclone situado entre a Gronelândia e a Islândia, dado a previsão atribuir uma pressão a rondar os 1050, o que penso que é muito, ou pelo menos o suficiente para bloquear o fluxo zonal.

Abraço
João Sousa