MarioCabral
Cumulonimbus
O frio a partir da semana que vem, está ainda muito indefinido. A primeira entrada fria de este, já a partir de Quarta, não deverá atingir grandemente o nosso país, quanto muito a região nordeste. As noites serão mais frias, mas nada de especial.
Depois os modelos ainda não estabilizaram. As duas últimas saídas do GFS são completamente diferentes uma da outra, a do ECMWF é diferente das duas do GFS, mesmo os restantes modelos não têm duas saídas semelhantes consecutivas. A tendência a largo prazo aponta para o estabelecimento da circulação zonal a latitudes um pouco mais baixas que o normal, mas não tanto como no ano passado. Mas ainda acho que o bloqueio pode manter-se, tal como aconteceu no final de Novembro, quando os modelos apontavam para circulação zonal, e mudaram todos quando se aproximou o momento.
a) Não vou dizer que não concordo em certo modo com a tua análise, mas parece-me que a entrada de ar frio inicialmente prevista essencialmente de NE, agora se está a deslocar um pouco mais para norte...talvez a zona do Gerês será a 1ª a benefeciar com esta entrada...no entanto parece-me óbvio que não será nada em grande...
b) Seria interessante se o bloqueio antlântico não fosse desfeito, mas o cenário mas provavel será mesmo esse...runs superiores a 100h, vamos ainda sonhar com temperatura mais baixas...
c) A grande dúvida actualmente prende-se com aquilo que virá depois das 200h...o GFS e também o ECMWF parecem-me agora sim seguir a tendencia de fluxos zonais a latitudes mais baixas que o esperado, pelo menos para mim...!Com isso o norte de Portugal ainda pode vir a lucrar alguma coisa...talvez sonhar com alguma neve natalícia nos pontos mais altos...
A previsão é de um Natal com boas acumulações, mas temperaturas relativamente amenas...ou seja, neve dificilmente vamos vê-la...