Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2010

Olá,

Mais tranquilidade, por favor!

Um abraço a todos;)

Outra vez a pedir tranquilidade?
Aqui esta tudo tranquilo.
Tópico para Segimento e Previsão do Tempo e Modelos, não para acalmar os outros. hehehe:lol:
 
O GFS nesta saída das 18z está de facto mais agressivo para a zona ao largo de cascais/Lisboa, com valores na ordem dos 30/40mm em 6 horas (provavelmente menos) nessas regiões modelando alguma instabilidade mais organizada. Na saídas anteriores ficava-se pelos 15/25mm na mesma mancha.

O ECMWF 12z está mais modesto que o GFS18z, cerca de metade disso nessa zona (15/20mm), parece não desenvolver aquela zona de instabilidade que o GFS está a modelar, mas tem uma mancha mais marcada que o GFS no sotavento algarvio, na última saída o ECMWF tem quase 70mm em dois dias no Sotavento, do meio dia de amanhã até ao meio dia de 4ªfeira, sendo metade disso entre a tarde de amanhã e o final da madrugada de 3ªfeira.

Amanhã será dia de nowcasting, a possibilidade de algo mais organizado estará lá, o CAPE é significativo no mar, mas já sabemos que os modelos dificilmente prevêem estes pormenores como os montantes reais de precipitação e a sua localização.

Saída das 18z:

gfspiprec024m.png


gfspicape030.png
 
Então temos o cenário já montado para instabilidade nestes dias a começar esta tarde, com alguns modelos a mostrarem células do mar a fazerem incursões em terra, instabilidade essa já bem visível no satélite e que já afectou a Madeira.

Saídas das 00z


GFS (Até 4ªf 12z)





Aladin/IM (Até 4ªf 00z)




WRF/Meteogalicia (Até 4ªf 12z)




ECM/IM (Até 4ªf 12z)



O Estofex espera instabilidade, mas não severa

DISCUSSION


estc.gif


... western Iberian Peninsula ...

Weak instability is forecast to exist in the warm-sector air mass of the Atlantic system that will affect Iberia on Monday. QG ascent will likely support scattered thunderstorms along the warm front as well as in the warm-sector air. Deep shear is simulated to be quite weak, but LLS of about 10 m/s is expected. However, storms may be slightly elevated given the isentropic lift / WAA. It thus is somewhat uncertain if the low-level shear can be tapped. In addition, the weak DLS and overall poor thermodynamic support suggest that any severe threat will be quite short-lived and isolated. Although an isolated/brief tornado cannot be discounted, the threat does not seem to warrant a LVL1 threat.
 
Previsão especial para o Natal

De acordo com o Centro de Previsão do IM, prevê-se a ocorrência de precipitação em Portugal continental e no Arquipélago dos Açores para o período de 24 a 26 de Dezembro.

O estado do tempo em Portugal continental será afectado pela aproximação de um sistema frontal a partir da tarde do dia 24 e que irá influenciar as condições meteorológicas até dia 26, Domingo. Assim, no dia 24, prevê-se céu pouco nublado, com tempo frio com aumento gradual de nebulosidade e ocorrência de períodos de chuva fraca nas regiões Norte e Centro a partir da tarde. Nos dias 25 e 26, prevê-se subida da temperatura com ocorrência de precipitação, com probabilidade entre 65 e 95% nas regiões Norte e Centro e entre 35 e 65% na região Sul.

No arquipélago da Madeira, prevê-se para dia 24 céu com períodos de muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir do dia 25.

Para o arquipélago dos Açores, devido à aproximação e passagem de um sistema frontal, prevê-se a partir de sexta-feira dia 24 de Dezembro, céu muito nublado com períodos de chuva e vento a soprar de sudoeste moderado a forte com rajadas, nas ilhas do Grupo Ocidental. Para os Grupos Central e Oriental o céu irá apresentar-se com abertas tornando-se encoberto durante a tarde, com períodos de chuva a partir da noite e predominância de vento fresco a muito fresco com rajadas de sudoeste.
Para Sábado e Domingo, dias 25 e 26 de Dezembro deverão manter-se estas condições com céu muito nublado, períodos de chuva e vento a soprar de sudoeste moderado com rajadas.

IM
 
Off Topic

Olá; aonde foi buscar essa informação? É bom que coloque aqui o link, pois de contrário pode estar a fazer especulações, tudo o que não se quer aqui neste tópico.

Peço desculpa mas o objectivo é afastar as pessoas do Fórum? Ou abri-lo cada vez mais a novas opiniões/questões?
 
Ainda não consegui perceber quais as previsões para a noite de 24 para 25.
o GFS prevê tempo seco e frio, mas IM ainda aponta para a entrada de um sistema frontal para a tarde de 24, com chuva (e neve nas primeiras horas), tal como refere o foreca (penso que se reporta ao ECMWF).

em que ficamos:huh:
 
Ainda não consegui perceber quais as previsões para a noite de 24 para 25.
o GFS prevê tempo seco e frio, mas IM ainda aponta para a entrada de um sistema frontal para a tarde de 24, com chuva (e neve nas primeiras horas), tal como refere o foreca (penso que se reporta ao ECMWF).

em que ficamos:huh:

É um bocado difícil dizer as coisas ainda a 4 dias de distância. Ainda à umas semanas uns dias que se preeviam de instabilidade extrema apenas uns 5 dias antes acabarem por ser dias de fruio e neve.
 
Ainda não consegui perceber quais as previsões para a noite de 24 para 25.
o GFS prevê tempo seco e frio, mas IM ainda aponta para a entrada de um sistema frontal para a tarde de 24, com chuva (e neve nas primeiras horas), tal como refere o foreca (penso que se reporta ao ECMWF).

em que ficamos:huh:

Penso que irá ser uma noite (bastante) fria:cold:. A grande dúvida está na existência ou não de precipitação. Diria que se prevê uma pequena janela de interregno na precipitação, para já tudo aponta para essas datas:).
 
Para mim está óptimo, uma vez que vou passar o natal na beira interior:
neve de na madrugada de 23...frio e seco...neve na noite de 24.
não mexia mais...
no norte a situação ainda está mais estabilizada, bragança e montalegre estão mesmo na linha da neve;)
 
neste momento tudo ainda bastante indefinido mas temos duas boas potencias situações na primeira importante destacar que a run de controle do gfs tem vindo a ser consecutivamente melhor que a determinista e mais próxima da média dos ensembles

gens-0-2-66.png


o facto de os ventos terem nesta situação um recorrido continental maior do que por exemplo numa noroestada pode fazer com que as cotas sejam mais baixas

gens01661.png


para dia 25 se precipitação entrar um pouco mais a sul teremos neve a cotas baixas 400 500 metros mas parece tudo muito indefinido em relação á precipitação