Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2010

Mais uma run do GFS, mantém o frio e aumenta na precipitação para a proxima quinta feira, parece que vamos ter mais algumas estradas cortadas no Norte e Centro do Pais ;)

relativamente a quinta de madrugada parece-me que está relativamente seguro, até porque haverá queda de neve durante as horas mais críticas para ocorrer acumulação no solo.

quanto à noite de 24, ainda estamos a de 80 horas e para não haverem desilusões....é melhor...:pray: . nesta run das 12 o GFS põe mais precipitação no centro e no litoral norte para esse evento

run de controle continua desde ontem muito melhor que a principal
gens-0-0-42.png

assim poderia haver neve abaixo dos 700 metros doutra maneira parece-me difícil

para a noite de natal neste momento a cumprir-se o previsto teríamos neve acima dos 400 metros nos locais habituais propícios a entradas de sul

Boas pessoal,

Sou um curioso e não sou nem de longe um entendido na matéria... mas como vou para o Norte (Paredes) passar o Natal... Alguns aqui dos "prós" na matéria me consegue dizer se poderei ter um Natal com neve a cair lá fora!?!?!?

Abraço a todos...

Boas pessoal,

Sou um curioso e não sou nem de longe um entendido na matéria... mas como vou para o Norte (Paredes) passar o Natal... Alguns aqui dos "prós" na matéria me consegue dizer se poderei ter um Natal com neve a cair lá fora!?!?!?

Abraço a todos...

antes de mais bem vindo!

Paredes fica a sensivelmente 35 km do litoral e a cerca de 150 m de altura do nivel do mar!
Nevara apenas nas terras acima dos 500/600 metros!
ja que estas em paredes tens a serra da abrobeira a cerca de 30km com os seus 900 metros! ai sim tens neve garantida!

Quanto ao frio já não há grandes dúvidas que vamos ter,
quanto à precipitação é que ainda restam algumas incertezas.
o GFS pões precipitação no Litoral Norte e Centro na Quinta e céu pouco nublado na Sexta, enquanto que o ECM (IM, Foreca etc) está precisamente ao
contrário sol na Quinta e precipitação na Sexta :confused:

Quanto ao frio já não há grandes dúvidas que vamos ter,
quanto à precipitação é que ainda restam algumas incertezas.
o GFS pões precipitação no Litoral Norte e Centro na Quinta e céu pouco nublado na Sexta, enquanto que o ECM (IM, Foreca etc) está precisamente ao
contrário sol na Quinta e precipitação na Sexta :confused:
e o instituito de meteorologia preve queda de neve na manha de quinta para 400/600 de altitude no norte e centro! resta saber quem diz a verdade!:confused: