Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2010

O IM acaba de prever para amanhã queda de neve na cota dos 600m, atenção pessoal de Portalegre, eles falaram na Serra de S-Mamede;)

Previsão para 6ª Feira, 24 de Dezembro de 2010

Céu pouco nublado, aumentando gradualmente de nebulosidade a partir
do final da manhã.
Períodos de chuva a partir do fim da tarde no litoral a sul do Cabo
Mondego, estendendo-se às restantes regiões do Centro e Sul.
Queda de neve acima dos 600/800 metros ao final do dia.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante norte,
tornando-se fraco a moderado (10 a 30 km/h) de sueste nas regiões
Centro e Sul.
Descida acentuada da temperatura mínima.
Formação de gelo e geada, em especial nas regiões do interior.

ESTADO DO MAR
Costa Ocidental: Ondas de noroeste com 2 a 3,5 metros.
Temperatura da água do mar: 14/17ºC
Costa Sul: Ondas de sudoeste com 1,5 a 2,5 metros.
Temperatura da água do mar: 17ºC

Actualizado a 23 de Dezembro de 2010 às 12:28 UTC

Já há algum tempo que andam a prever isso!

Na zona Centro/Norte do País penso que poderá cair neve a cotas acima de 500 metro ou ainda menos. A questão será a precipitação.
É um evento em quase tudo idêntico ao dos passados dias 10 Jan e 15 Fev embora a precipitação entre pelo quadrante Noroeste o que em parte prejudicará a chegada de precipitação acima do Mondego como o IM refere.

Já há algum tempo que andam a prever isso!

Na zona Centro/Norte do País penso que poderá cair neve a cotas acima de 500 metro ou ainda menos. A questão será a precipitação.
É um evento em quase tudo idêntico ao dos passados dias 10 Jan e 15 Fev embora a precipitação entre pelo quadrante Noroeste o que em parte prejudicará a chegada de precipitação acima do Mondego como o IM refere.

as ultimas saídas têm sido péssimas em relação á precipitação está muito no limite para todo o interior centro já nem falo no norte, depois de dias a haver precipitação desaparece a 24 horas do evento o costume, aqui na cova da beira se houver precipitação será de neve acima dos 400 metros quase de certeza

as ultimas saídas têm sido péssimas em relação á precipitação está muito no limite para todo o interior centro já nem falo no norte, depois de dias a haver precipitação desaparece a 24 horas do evento o costume, aqui na cova da beira se houver precipitação será de neve acima dos 400 metros quase de certeza

concordo :thumbsup: ja que temos frio acumulado a superfície, vamos ver é a quantidade de pecipitação

Uploaded with ImageShack.us

Boa noite pessoal da meteorologia ;)
antes de mais quero elogiar este forum por informar e ensinar o pessoal que nao percebe nada, como eu, sobre a meteorologia:thumbsup:

ja vi que o frio ta de volta mas a precipitaçao esta a fugir significando assim que nao havera neve como tanto desejavamos esta noite de natal:unsure:

se houver precipitaçao sera que pode nevar a cota de 450mts na zona do interior centro?

Obrigado a todos

Parece que aquilo que tinha vindo a ser previsto pelos modelos não se concretizará.:sad:
Pessoal do interior Norte e Centro acho que podemos esquecer a neve na noite de Consoada.

Parece que aquilo que tinha vindo a ser previsto pelos modelos não se concretizará.:sad:
Pessoal do interior Norte e Centro acho que podemos esquecer a neve na noite de Consoada.

Pelo menos estou convencido que veremos umas farrapas a cair em regime de aguaceiros fracos. Vendo o satélite actualmente nota-se que esta pequena frente tem algumas nuvens bastante frias que podem aumentar a probabilidade de precipitação pois as nuvens que são mais frias em imagens no infravermelho
têm maior probabilidade de precipitarem.

sat_new_ireu.gif