Uma das razões para os modelos estarem muito discordantes no médio e longo prazo tem que ver com este padrão Atmosférico muito própio que estamos a viver.
Na minha opinião durante este mês vamos ver os modelos a tentar modelar bloqueios entre a PI e a Islandia, com muito frio na Europa mais a leste e sueste, e tempo mais quente em toda a fachada Atlantica.
De facto o que se vai passar não será nada disso...ou melhor, não terá contornos tão extremos.
Teremos um bloqueio em Omega desde os Açores até França ou as Britanicas, com muita chuva e tempo ameno na Europa do N/NW, enquanto o leste e sueste Europeu terão alguma chuva e tempo fresco mas não extremamente frio como alguns modelos parecem sugerir.
Eu digo isto com base na analise dos modelos sazonais e do padrão sinóptico actual...
Como já se nota bem, temos um cavado no Atlantico central, com muito ar quente a surgir dessa região, que depois virá a alimentar a actividade ciclonica no Atlantico-Europa...é esta a ideia que se vai manter ao longo dos proximos meses.
Bom..para esta semana teremos a permanecia do AA aqui mesmo em cima, com plumas de ar quente a preencher a sua circulação.
Na Europa continua a actividade ciclonica, e a partir de dia 7/8 teremos uma fase mais activa a corresponder com o abaixamento em latitude do jet...como tal, para alem da instabilidade regressa tambem a possibilidade de um bom evento de neve na zona central da Europa entre o dia 8 e o dia 12/13.
Por cá, algumas nuvens e nevoeiros, tempo ameno...pouca inversão térmica ( dew point´s elevados), mas mesmo assim alguns vales mais abrigados poderão contar com dias mais frescos e nevoas mais permanentes, enquanto outras zonas terão dias verdadeiramente primaveris...