ainda antes disso poderemos ter alguma precipitação... no sábado, dia 10. Nada de extraordinário, mas vamos poderemos ter precipitação.
Quer o ECMWF quer o GFS prevêm aquela "coisinha" a NW de portugal e a descer por ai a baixo ao longo de dia 10.
O interessante é a sensação com que fico que o AA a W de PI previsto pelos modelos não se está a verificar. Aliás, a ideia que tinha era de que nesta fase do ano os modelos seriam mais certeiros... a pontaria anda um bocadinho avariada.
sensação errada?
GFS 12z com um 2º painel bastante frio... será...? esperemos para ver...
Ruka,
Já não acredito no gfs, ecmwf,. bon access, ukmo, nogaps.
Nem sequer no 1º painel.
neste momento o único modelo em que acredito é no radar da meteogalicia
cps
GFS 12z com um 2º painel bastante frio... será...? esperemos para ver...
O GFS12z coloca uma situação colossal no Atlantico no médio prazo...depressões de 945hpa...
Mas vá...já disse atraz que este Inverno não achem estranho o modelo fazer isso..meter ciruculações zonais loucas, ou de vez em quando devanear no caminho do frio, com entradas de N frias e com neve.
Este Inverno é certo que teremos muita actividade Atlantica..mas desconfiem destes colossos, o mais certo é que o modelo tire intensidade a isto e modele algo mais suave, como tem mostrado o ECMWF.
Boa tarde,
Eu só agradeço estar bom tempo em Lisboa. Pelos vistos as minhas semanas aí vão ser em cheio. Só espero é para inícios de Janeiro não apanhar mau tempo no meu regresso a casa, porque a turbulência na região dos Açores sempre que há mau tempo é horrível e não desejo a ninguém.
Abraços e cumprimentos
O GFS12z coloca uma situação colossal no Atlantico no médio prazo...depressões de 945hpa...
Mas vá...já disse atraz que este Inverno não achem estranho o modelo fazer isso..meter ciruculações zonais loucas, ou de vez em quando devanear no caminho do frio, com entradas de N frias e com neve.
Este Inverno é certo que teremos muita actividade Atlantica..mas desconfiem destes colossos, o mais certo é que o modelo tire intensidade a isto e modele algo mais suave, como tem mostrado o ECMWF.
Na minha opinião toda a chuva que vier a cair será em entradas de SW...não serão frequntes, mas as poucas que vierem darão bastante chuva, e é essa a razão de eu apostar num Inverno tépido mas algo seco.
( O que vai irritar muito os amantes da neve...embora eu ache que depois a Primavera vá trazer surpresas )
Se é possivel que haja uma entrada de SW razoavel para meados ou finais deste mês, acompanhando a forte zonalidade...é, mas ainda estamos muito longe de qualquer certeza a não ser que o padrão geral tende a ser de circulação zonal forte, tempo ameno e algumas hipoteses de chuva ali pelo meio
Para o curto prazo, teremos uma frente associada a uma depressão a NW e a um cavado, que dará em alguma chuva essencialmente no norte e centro durante o fim de semana.
Na Europa, bastante neve a zona central e de NE, a cotas baixas.