Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2014

E a Serra da Estrela vai estar sem neve na passagem de ano, pelo menos de neve natural.
Domingo deverá ocorrer aguaceiros fracos mais durante a madrugada mas as cotas de neve vão estar altas, a rondar 2000m e se acumular algo deverá ser um borrifo.

MZ2Pa6N.png


CB4qXCA.png


YIPTEiq.png
 
Em relação ao que eu disse e contrariamente ao que já li noutro tópico sinceramente não me parece de todo que venha mais frio do que aquilo que está e me parece que isto se vá manter mais ou menos na mesma como está, ou seja temperaturas normais para o mês e tempo seco até que a vista alcança !
 
Devido à posição do núcleo anticiclónico vamos observar um fenómeno curioso, segundo a seguinte previsão : http://forecast.uoa.gr/LINKS/DUST/dust.php?field=zoomdconc&lan=en
Para sábado e domingo vão entrar poeiras do Sahara vindas de Norte que deram uma volta completa em torno do núcleo do AA. Poeiras estas que já haviam passado pela Madeira!
ZRY1QAx.jpg

Pnn1gzx.jpg

oVwpDNN.jpg


concentrações máximas na região norte e centro superiores a 100 microgramas por metro cúbico de ar.
Segunda-feira já terão deixado o território do continente, preparando-se para passar pela Madeira uma segunda vez! :lol:
 
O oceano continua a esfriar superficialmente na zona central a norte dos Açores e nas costas europeias, especialmente em volta da península Ibérica.
Esta foi a sequência da evolução das anomalias nestas três semanas de Dezembro.
VI8GQj2.gif

Z30W6WM.gif

yNfl1XV.gif


Julgo que isto poderá ser consequência da posição do anticiclone e ao mesmo tempo continuar a sustentar o seu posicionamento.
 
Bom dia,

muito frio em perspectiva para a Europa nos próximos dias, Isos -12 quase a entrar em Espanha :cold:

GFS:

mljiMKP.png


Por cá o melhor que se consegue é isto:

iHZfswv.png


ECMWF um pouco melhor:

7wLDFlD.gif


As mínimas que constam no site do IPMA para a semana que vem parecem-me um pouco excessivas, mesmo aqui para o Porto e ainda mais exageradas para Lisboa ( são previsões dos modelos numéricos e ainda não validadas por meteorologistas )

Ai se o Correio da Manhã vê isto...:rolleyes: :malandro:

Porto:

mvWIBf1.jpg



Lisboa:

IsWcAdr.jpg




É certo que o céu limpo deverá favorecer temperaturas mínimas baixas, mas na minha opinião não serão assim tão baixas e não muito diferentes do que temos tido...:cold: esta previsão deverá ser corrigida assim que entrar no período dos 3 dias ( elaborada por meteorologistas )
 
O IPMA na sua previsão para Segunda-feira dia 29/12 já fala numa descida acentuada da temperatura mínima :cold:

Previsão para 2ª feira, 29.dezembro.2014

Céu pouco nublado ou limpo.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) predominando de nordeste,
soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) nas terras altas.
Formação de geada, em especial nas regiões do interior.
Descida da temperatura mínima, que será acentuada nas regiões
Norte e Centro.

Pequena descida da temperatura máxima.

METEOROLOGISTAS: Maria Joao Frada/Patrícia Gomes.
INFORMACAO DO INSTITUTO PORTUGUES DO MAR E DA ATMOSFERA.

Atualizado a 26 de dezembro de 2014 às 11:4 UTC

http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/


Alguma chuva fraca está prevista para amanhã e Domingo. :rain:
 
Dia 28 a depressão que passa pela Europa Central ainda nos dá uma prendinha! A cauda da frente fria admiravelmente gigante vai passar pelo território durante a manhã de dia 28 e causar alguma precipitação fraca e chuviscos podendo mesmo nem chover no centro do país. A temperatura minima nesse dia sobe de acordo com o IPMA.

Já para dia 29 as temperaturas têm uma descida acentuada, por exemplo, Penhas Douradas passa de 2ºC a -6ºC! Provavelmente causada pela frente fria.

Quanto às temperaturas minimas de -1ºC que dão para a região de Lisboa ainda continuo sem perceber o IPMA pois pelos modelos de geopotencial a 850hPa as temperaturas rondam os 5-7ºC... alguma ideia da causa do frio que os gráficos preveem, será a frente fria a causa? As pressões continuam a rondar os 1030 hPa.

O mar está normal, ondulação baixa, temperaturas na ordem dos 13-14ºC no norte, 14-15ºC no centro e 15-16ºC no sul.

Para Janeiro o cenário vai mudando, hoje já dão dias de céu limpo com a pressão a chegar aos 1040 hPa...
 
Frio vai agravar-se nos próximos dias

PAULO LOURENÇO

27.12.2014 - 00:00

As temperaturas mínimas vão cair a pique a partir de segunda-feira, podendo, na noite da passagem do ano, chegar aos zero graus no Porto e Lisboa e cair para valores negativos em outras, sobretudo no interior Norte e Centro.


ng3808949.jpg

FOTO ARQUIVO/JN
Temperaturas mínimas vão baixar significativamente


"Para esse dia, as previsões não têm ainda um grau de fiabilidade absoluta, mas é garantido que as mínimas vão baixar significativamente, sobretudo relativamente ao dia de amanhã, quando registarão uma subida", explicou ao JN Maria João Frada, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A meteorologista adianta que a passagem de uma frente fria no fim de semana vai trazer algumas nuvens e até pequenas quantidades de chuva no Norte e no Centro.

A partir de segunda-feira, o céu voltará a estar limpo e regista-se a acentuada descida das temperaturas mínimas.

Frio mais seco

"Será um frio mais seco do que aquele que se tem feito sentir", explica a responsável, acrescentando que é provável que, amanhã ao final do dia, ou segunda-feira, o IPMA venha a emitir um alerta para os efeitos desta baixa acentuada de temperaturas.

Entre terça e quarta-feira, as temperaturas devem atingir valores negativos em várias cidades como Bragança (-5); Guarda e Vila Real (-4);-Braga (-3) ou Aveiro (-2).

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=4314446#AreaComentarios&page=2
 
Temperaturas a 2 m previstas pelo GFS ( run das 0 z ) para a semana:

Segunda feira dia 29 6 z

bauO5Js.png



Terça feira dia 30 6 Z:

hAtZSkB.png






Dia 31/12 às 6 z e passagem do ano 00 z:


TmNTUpG.png


aUkaVdq.png
 
Previsão para 3ª feira, 30.dezembro.2014

Tempo frio com céu pouco nublado ou limpo.
Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) de leste, soprando moderado
(25 a 40 km/h) nas terras altas.
Formação de geada.

METEOROLOGISTAS: Ângela Lourenço/Sandra Correia.
INFORMACAO DO INSTITUTO PORTUGUES DO MAR E DA ATMOSFERA.

Atualizado a 27 de dezembro de 2014 às 11:47 UTC

Venha lá esse frio. :cold:
 
A descida das máximas será marginal, a descida das mínimas será sentida no litoral, mas teremos valores pouco anormais. A "entrada fria" (escrevo entre aspas, pois nem se trata bem de uma entrada fria, pelo menos em altitude a temperatura manter-se-á nos valores normais para a época) está a ser um pouco exagerada pela Comunicação Social. Também temos que ver, que depois de um inverno quente como o do ano passado, as pessoas ficam espantadas com mínimas ligeiramente acima de 0ºC no litoral, mas não se trata de nada de muito anormal, principalmente se tivermos em conta que não estará vento e o céu estará limpo.

Ao contrário do se escreveu atrás, a Itália vai apanhar com uma valente entrada fria, acompanhada de precipitação. Pode-se apenas dizer que os bolonheses estão chateados, porque lhes passou tudo ao lado, mas em Pescara (à latitude da Galiza) não devem achar que lhes vai passar tudo ao lado, pois prevêem-se cerca de 30 mm de precipitação com cota 0:

http://www.meteopt.com/modelos/mete...2.45&lon=14.2&lang=pt&type=txt&units=m&run=12