Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2011

o que eu queria uma precipitação por pequena que fosse para o próximo fim de semana... raio do S. Pedro...:angry::angry::angry:

Ainda é possível acontecer alguma coisa no próximo fim de semana...passo a explicar o que é preciso acontecer...

1º Vamos ter várias frentes a passarem a NO das Ilhas Britânica...isso parece-me inequívoco.

2º Vamos ter dois centros de alta pressão a influenciar a Europa, um deles bem perto de nós e outro colocado no leste europeu...que irá "afunilar" algum do frio remanescente no centro Europeu, algum dele rumará a sul e há a possibilidade de outro rumar a SO até perto de nós....

3º Assim sendo precisamos que esse frio chegue até nós, e depois das duas uma, ou o nosso AA se desloca para oeste mais um pouco e abre espaço para que a precipitação chegue aqui, ou então o nosso AA enfraquece um pouco e o anticiclone do leste europeu se desloca também mais para o centro da europa...

Mas se tudo correr bem, a neve só deverá estar presente no NE do Continente...

e eu que organizei um passeio com uns amigos para o proximo fim de semana ai em Seia a contar com Neve :sad:

ainda no domingo passado esteve a nevar, e durante a semana nevou na estrela em força. Mas com esta chuva e o tempo ameno que se avizinha n resta duvidas.

a mais de 200 h o gfs tende em modelar algo interessante com a subida do anticiclone, algo ainda muito indefinido, mas pouco provavel. este inverno foi fraquinho.

Olha que não:confused:, o Carnaval traás sempre neve, frio e chuva;).
E este Março deverá ser fresco e humido:rain::cold:.

esperamos que sim. :lol:

lembro-me no ano passado, dia 8 de março nevava embora com pouca intencidade a uma cota de 500 metros na regiao. mas o cenario era diferente nos modelos

No que te fundamentas para ter assim tanta certeza?
Recordo-me de muitos eventos de chuva, frio e neve tipicos de Inverno em Março e Abril..ainda só estamos em Fevereiro.
Veio de vez a Primavera?:D

a atmosfera ja esta em fase de aquecimento no hemisferio norte, e a previsao segundo os modelos mostra essa relação, sim podera haver queda de neve nas cotas altas da estrela onde aí pode nevar de outubro a maio.

Para os próximos tempos deverá formar-se um anticiclone muito potente, o ECM já o modelou com 1050 mbar a sudoeste do UK.

ECM1-240_sfu9.GIF

Mais notável que a ausência de frio, que poderá ainda ser algum devido a inversões térmicas, a total ausência de precipitação, pelo menos até final do mês, é bastante provável.

Nos próximos dias as máximas serão já primaveris, mas a partir do próximo fim de semana as temperaturas deverão descer, mas para valores normais.

A entrada fria que vinha sendo modelada ficará pelo este europeu.

ECM0-96_lme1.GIF

O inverno climático acabou, pois até 1 de Março não se passará mais nada de relevante. O que não quer dizer que tenham acabado as situações invernais, chuvas fortes aliadas a frentes atlânticas é normalíssimo termos até Maio, quanto ao frio já se falou do 8 de Março do ano passado, eu mostro aqui um mês de Abril, em 1986, extremamente frio:

archives19864800.png

archives19864801.png

archives1986412120.png

archives1986412121.png

archives198641700.png

archives198641701.png

archives198642500.png

archives198642501.png

Ou o 21 de Abril de 1995 onde há relatos de neve na região de Braga e em Paços de Ferreira, no tópico sobre neve a cotas baixas:

archives1995421120.png

archives1995421121.png

Para os próximos tempos deverá formar-se um anticiclone muito potente, o ECM já o modelou com 1050 mbar a sudoeste do UK.

ECM1-240_sfu9.GIF

Mais notável que a ausência de frio, que poderá ainda ser algum devido a inversões térmicas, a total ausência de precipitação, pelo menos até final do mês, é bastante provável.

Nos próximos dias as máximas serão já primaveris, mas a partir do próximo fim de semana as temperaturas deverão descer, mas para valores normais.

A entrada fria que vinha sendo modelada ficará pelo este europeu.

ECM0-96_lme1.GIF

O inverno climático acabou, pois até 1 de Março não se passará mais nada de relevante. O que não quer dizer que tenham acabado as situações invernais, chuvas fortes aliadas a frentes atlânticas é normalíssimo termos até Maio, quanto ao frio já se falou do 8 de Março do ano passado, eu mostro aqui um mês de Abril, em 1986, extremamente frio:

archives19864800.png

archives19864801.png

archives1986412120.png

archives1986412121.png

archives198641700.png

archives198641701.png

archives198642500.png

archives198642501.png

Ou o 21 de Abril de 1995 onde há relatos de neve na região de Braga e em Paços de Ferreira, no tópico sobre neve a cotas baixas:

archives1995421120.png

archives1995421121.png

boa analise :) fundamentaste a minha afirmação

Acho que há alguns membros mais esquecidos..o ano passado tivemos no inicio do mês de Março uma entrada bem fria de NE, como isos a 850hPa negativas em todo o país...por isso não antecipem com tanta certeza aquilo que está longe de estar "programado"...pois o que resta de Fevereiro e Março ainda poderá proporcionar algumas surpresas...
E o que o GFS nos mostra mais para Março, é precisamente a possibilidade de uma situação dessas...veremos...

Não sei... O ECMWF, lá para as 200h, já coloca o AA numa posição bastante favorável (praticamente que se une ao da Escandinávia) o que, em conjunto com uma possível depressão nas Baleares, poderá trazer uma entrada de N/NE relativamente forte com algum frio... Agora se será bastante frio, veremos... O windchill, esse sim, deverá dar uma sensação de frio forte... Mas ainda falta muito tempo... Até lá vamos ter o AA em cima de nós, com dias quase sem vento e máximas primaveris... Mas será de esperar algum nevoeiro pela manhã...

...O inverno climático acabou, pois até 1 de Março não se passará mais nada de relevante. O que não quer dizer que tenham acabado as situações invernais, chuvas fortes aliadas a frentes atlânticas é normalíssimo termos até Maio, quanto ao frio já se falou do 8 de Março do ano passado, eu mostro aqui um mês de Abril, em 1986, extremamente frio:...

Já cá tinha relatado mas volto a fazê-lo...
Por essa altura, não sei precisar exactamente o ano (talvez seja esse ou o ano de 85), tivemos neve à cota 300 aqui em Paços de Ferreira, e com acumulação interessante acima dos 350 mts de altitude. Foi num dia 9 de Abril por volta das 15h que um aguaceiro de cerca de 1 hora nos trouxe o elemento branco aqui ao concelho.
Que me lembre terá sido a data mais tardia em que caiu a cota tão baixa. Já nas zonas mais altas do concelho (>500 mts) é perfeitamente natural que tenha caído mais tarde, hipoteticamente até no início do mês de Maio.

Serve este relato para acalmar aqueles que acham que o inverno tem final agora e que na Primavera "tudo são rosas".

Já estive na Serra da Estrela num dia 20 de Maio com cerca de 1 metro de neve, caída há 3\4 dias. Já ali estive em inícios de Junho com neve na Torre, apta a deixar-me usar os escorregas plásticos (na altura ainda não eram "made in PRC"):D - inclusivé andava de manga curta por ali tal era o calor no início da tarde:calor:

No início de Março há hipóteses de termos algum frio continental. O ECMWF modela um AA localizado entre as ilhas Britânicas e a zona mais oeste da Rússia\Sibéria; modela também uma depressão localizada no mediterrâneo ocidental. Se esta situação se confirmasse (sempre o "se") teríamos um fluxo de ar frio com trajecto continental até perto da península.
Como é uma modelagem no final do painel, no 9º e 10º dia, é uma situação apenas a ser seguida com calma e sem elevadas expectativas - é necessário confirmar se o ECM continua a modelar a mesma situação a menos de 120 h.;)

ecmpanel1g.gif