Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2011

Bom dia,

voltando às previsões, segundo a AEMET poderemos ter ainda na madrugada e manhã de sábado (19) uma rega razoável no Litoral Norte e Centro, deslocando-se posteriormente para SE.

ww_isx0w054.gif

http://www.aemet.es/es/eltiempo/prediccion/modelosnumericos/hirlam?opc2=sup&opc3=pr&img=8

Não me requerendo tornar repetitivo acho que em vez de discursos "baratos" devíamos era dar uma olhadela nos modelos e no que aí pode vir..."aguas passadas não movem moinhos"...

Já me mostrei mais defensor do GFS, mas hoje vou fazer a leitura ao contrário...começo pelo ECMWF...

Na run da 0h o ECMWF tal como alguns já comentaram aqui, coloca o AA a aproximar-se de nós e assim será quase garantido que esta instabilidade que se fez sentir na última semana tenha o fim mais que provável...
O mais importante a referir é que, tal como sempre, e por isso o europeu ser rico em devaneios, recuou na entrada fria para o final do mês, tirou quase toda a força do anticiclone na Escandinávia, mas também não fortaleceu o AA perto de nós...basicamente parece-me algo indefinido...

O meu "preferido" GFS na run das 6h mostra que até amanhã a meio da tarde deverá haver uma diminuição das acumulações, mas depois no final de sexta e sábado voltará a precipitação em força em especial no litoral norte e centro, depois deverá perder força rumo a SE...
Domingo será já muito morno, podendo render aguaceiros fracos a norte, fora isso nada mais....
Daí para a frente tal como o ECMWF, prevê o AA aqui bem pertinho a rumar para Norte e mais provável é não termos mais precipitação até ao final de Fevereiro, com as temperaturas a subirem mais um pouco, situando mais perto do que foi o inicio do mês...

Mas que grande "super-bloqueio" que aí vem a partir de 3ª feira da próxima semana... Pela posição do AA, vamos ter temperaturas bastante agradáveis, a rondar os 20ºC de máxima, o que ao sol já vai dar alguma sensação de calor... :). E aparentemente é um "super-bloqueio" para durar, segundo o ECMWF e GFS...

Mas que grande "super-bloqueio" que aí vem a partir de 3ª feira da próxima semana... Pela posição do AA, vamos ter temperaturas bastante agradáveis, a rondar os 20ºC de máxima, o que ao sol já vai dar alguma sensação de calor... :). E aparentemente é um "super-bloqueio" para durar, segundo o ECMWF e GFS...

claro!
dura sempre uma ou duas semanas :)

Calma gente...o anticiclone não é nenhum bicho papão!
A chuva está a cair neste momento, até 2ª feira ainda será possível ver chuva a cair no nosso território continental.

É um facto que os modelos nos dão o AA posicionado ao lado\em cima de nós até às 240h (mais que isso é puro exercício de auto-flagelação falar-se em estada interminável do AA por cá).
O posicionamento do AA não é igual nos modelos e, por isso mesmo, cautelas na forma como se "lê" as cartas dos mesmos.

Calma gente...o anticiclone não é nenhum bicho papão!
A chuva está a cair neste momento, até 2ª feira ainda será possível ver chuva a cair no nosso território continental.

É um facto que os modelos nos dão o AA posicionado ao lado\em cima de nós até às 240h (mais que isso é puro exercício de auto-flagelação falar-se em estada interminável do AA por cá).
O posicionamento do AA não é igual nos modelos e, por isso mesmo, cautelas na forma como se "lê" as cartas dos mesmos.

Concordo contigo plenamente.:thumbsup:
O AA faz parte do nosso quatidiano meteriológico. É quase como uma espécie de sombra que ronda sempre o nosso cantinho, mas não devemos fazer disso um drama caros colegas. É aborrecido quando ele está em "cima" de nós, nem eu gosto muito, mas na minha modesta opinião os modelos valem o que valem, são modelos e se para a semana o colocam aqui perto o que é até é bem vindo pelo menos aqui para o Minho para aliviar esta chuva (hoje já chove aqui em Braga ineterruptamente a 6 bhoras seguidas) o Inverno ainda não acabou e pode ainda nos reservar algumas surpresas....
Uma boa noite a todos

76826112.jpg
[/URL] Uploaded with ImageShack.us[/IMG]

desculpem a ignorância, mas de acordo com esta imagem, retirada do site do noaa, a água que se aproxima está a cruzar o atlântico, isso não significa que está para durar e que esta frente vem carregadíssima, ainda por cima porque vem desde as baixas latitudes das caraíbas e carrega ainda mais em frente da costa de áfrica?!?!

cumps

Alguns já antecipavam a entrada do AA para este sábado e, realmente quem olha lá para fora parece que ele já chegou de vez...
Mas não, não é isso que nos dizem os modelos...
O GFS na run das 12h de hoje coloca uma nova frente de NO, que entrará no final da manhã de amanha e renderá mais nas regiões do costume para uma entrada destas...Minho e Douro Litoral...
Segunda-Feira e Terça até final da manhã ainda poderão ocorrer aguaceiros no Litoral Norte, mas daí para a frente instala-se o nosso amigo AA...
Daí até às 200h é muito provável que não haja instabilidade a aproximar-se do nosso cantinho, mas daí para a frente não "confio" muito nos modelos...
O ECMWF a mais de 200h parece querer modelar algo interessante...algo que já insiste faz tempo e depois acaba por não dar em nada...talvez uma subida do anticiclone à Escandinávia e uma entrada fria desde a Rússia até ao Sul Europeu...com tanto "tiro ao lado" não acredito mesmo nada...

sim o inverno esta acabado. eventos de frio e neve so para a proxima epoca.

Já agora, e se me permite a questão, em que se baseia para dizer isso?

Ola pessoal!

O Inverno ainda não acabou, sebem que a possibilidade de ver eventos de encher o olho é cada vez menor a partir de agora xD
Uma semana ou duas de bom tempo também não faz mal nenhum...
Não se esqueçam que Março e Abril ainda podem trazer surpresas, exceptuando em termos de frio, que esse sim pode não mais surpreender até à proxima época.

Aproveitemos os dias de sol que tambem fazem falta:)