Eu simplesmente não entendo e já é a segunda vez que alguém aqui do fórum posta as "Perturbações do GFS". Porque? Para passar as informação desnecessária?
Nem o GFS oficial está para se fiar nesses dias, quem dirá a perturbação 17.
Claro que não, se fosse absolutamente desnecessário e incoerente, não fazia sentido mostrarem as perturbações!
Numa saída do modelo, ás condições iniciais que são bem conhecidas, são impostas várias perturbações diferentes (mas possíveis), a essas condições iniciais, que vão levar a diferentes evoluções da atmosfera ao longo do tempo.
Nos primeiros 2/3 dias as linhas dos ensembles (cada linha corresponde a uma perturbação diferente) vão coincidir quase umas sobre as outras (daí a previsão a 3 dias ser bastante fiável). Porém a partir daí, as linhas vão-se afastando cada vez mais pois seguem para evoluções diferentes da atmosfera (daí as previsões a longo prazo serem instáveis).
No fundo, cada perturbação é uma caminho possível para uma evolução da atmosfera.
No caso que eu analisei, verifica-se que apenas uma perturbação coloca a depressão em cima de portugal, ou seja, dentro das 20 perturbações diferentes ás condições iniciais, apenas uma leva a esse caminho, sendo portanto, improvável de acontecer. Porém, muitas perturbações diferentes levam a depressão para o Norte da galiza, sendo portanto bastante mais provável de acontecer esse cenário!
Através das perturbações quis apenas demonstrar a improbabilidade de acontecer o tal cenário mostrado pelo ECMWF durante várias runs, embora não seja ainda completamente impossível!