Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2011

Previsão de agravamento das condições meteorológicas

Face à previsão de agravamento das condições meteorológicas e estado do mar durante as próximas 72 horas, com rajadas de vento que poderão ir até aos 80km/h, e ondulação dos quadrantes de Oeste a aumentar até aos 8 metros de altura, a Marinha alerta toda a comunidade marítima, em particular a comunidade piscatória, para prestar especial cuidado na observação de todos os procedimentos e regras de segurança no mar.
Os Centros de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) de Lisboa e Delgada estão permanentemente a acompanhar a actividade no mar e preparados para qualquer situação de emergência. Qualquer informação relativa a uma eventual situação de perigo deverá ser comunicada imediatamente para o MRCC Lisboa /MRCC Delgada.

Fonte: Marinha Portuguesa

Bom dia!

Parece que os dados estão lançados para a 3ª nevada da temporada!;)

Domingo:

201102131224_p11wgal0.jpg

Predicción:

MUY NUBOSO A NUBOSO CON PRECIPITACIONES MODERADAS EN EL OESTE,
CON POSIBILIDAD DE LOCALMENTE FUERTES, Y DEBILES A MODERADAS EN
EL RESTO, SIENDO MENOS INTENSAS Y FRECUENTES A PARTIR DE LA
TARDE. POSIBILIDAD DE TORMENTAS. COTA DE NIEVE EN TORNO A 1100 M
EN DESCENSO A 600 M AL FINAL. TEMPERATURAS MINIMAS SIN CAMBIOS Y
MAXIMAS EN LIGERO DESCENSO. VIENTOS DE COMPONENTE SUR FUERTES EN
LAS COMARCAS PROXIMAS AL LITORAL Y MODERADO EN EL INTERIOR,
DISMINUYENDO DURANTE EL DIA A COMPONENTE OESTE MODERADO ENE L
LITORAL Y FLOJO EN EL INTERIOR.

2ª Feira:

201102140012_p11wgal0.jpg

Predicción:

NUBOSO A MUY NUBOSO CON PRECIPITACIONES DEBILES A MODERADAS QUE
SE IRAN EXTENDIENDO DE OESTE A ESTE DURANTE LA TARDE Y QUE
PODRIAN SER LOCALMENTE FUERTES EN EL OESTE HACIA LA NOCHE. COTA
DE NIEVE A 600 M EN ASCENSO HASTA 1100-1200 M AL FINAL.
TEMPERATURAS EN LIGERO A MODERADO DESCENSO. VIENTO DE COMPONENTE
OESTE MODERADO EN EL LITORAL Y FLOJO EN EL INTERIOR, AUMENTANDO A
LO LARGO DE LA TARDE A COMPONNETE SUR FUERTE EN EL LITORAL Y
ZONAS ALTAS DEL INTERIOR Y A MODERADO EN EL RESTO.

Momento chave: Domingo ao final do dia até 2ª feira ao meio dia!:)

Aqui para os Algarves como alguns de voçês dizem ainda aguardamos as primeiras chuvas deste mês o que neste momento apenas vejo como possibilidade na próxima Terça Feira ....
Neste momento de acordo com os modelos temos um intervalo de precipitação entre Domingo e Quarta sendo quase certo depois o retorno ao dominio anticiclónico.
Resumindo neste momento aqui para o algarve neste momento num periodo a 15 dias não se vislumbra mais do que uns 20 mm de precipitação ao nivel de Janeiro portanto...

Aguardemos por melhores dias, e está um tempo espectacular para a praia ...

Aqui para os Algarves como alguns de voçês dizem ainda aguardamos as primeiras chuvas deste mês o que neste momento apenas vejo como possibilidade na próxima Terça Feira ....
Neste momento de acordo com os modelos temos um intervalo de precipitação entre Domingo e Quarta sendo quase certo depois o retorno ao dominio anticiclónico.
Resumindo neste momento aqui para o algarve neste momento num periodo a 15 dias não se vislumbra mais do que uns 20 mm de precipitação ao nivel de Janeiro portanto...

Aguardemos por melhores dias, e está um tempo espectacular para a praia ...

Boas

Sempre fiquei curioso de o conhecer pessoalmente, para saber o que realmente gosta na meteorologia, quando esta mau tempo desaparece e quando por aqui anda é a pessoa que mais luta pelo Anti, bem cada um com a sua, mas realmente já custa a ler as suas mensagens, que tal a pesca.

Sem lhe desejar algum mal, dando liberdade de expressão a todos

Abraços

Boas

Sempre fiquei curioso de o conhecer pessoalmente, para saber o que realmente gosta na meteorologia, quando esta mau tempo desaparece e quando por aqui anda é a pessoa que mais luta pelo Anti, bem cada um com a sua, mas realmente já custa a ler as suas mensagens, que tal a pesca.

Abraços

Rebelo apoiado a 1000%. :thumbsup:

Realmente é incrível Aurélio, deves ser das pessoas mais pessimistas que por aqui escreve! A meteorologia pela tua óptica de visão é algo depressivo e stressante, acho que só te anda a fazer mal a saúde... Depois ainda tens o agravante de filtrar a informação que não te convém! No post acima, foi o facto de ontem ter chovido e bem em alguma zonas do Algarve.
Até aqui te deixo o link: http://www.meteopt.com/forum/portugal/trovoada-em-silves-11-02-2011-a-5373.html.
Silves ainda é no Algarve, não é? :rolleyes: O colega ecobcg até registou por lá um incrível rain rate de 250,4mm/h :shocking:.
Eu também vivo numa cidade que é um desespero para o Inverno e às vezes lá escrevo uns desabafos nos meus posts, mas nada que se compare às tuas intervenções pessimistas. Se há por aqui alguém que personifica e bem o papel de "Velho do Restelo" és certamente tu!
É por isso que muitos de nós nos referimos à tua região como "Algarves". Já que por ai há muita diversidade climática e humana! Eu por exemplo nunca tinha encontrado um algarvio pessimista, sempre os conheci alegres para a vida e muitas das vezes a remar contra a maré com um certo positivismo ;)

Peço a todos desculpa pelo off-topic, mas tinha de ser! :D

Quanto ao tópico em si, como sempre o GFS a prometer "mundos e fundos", depois com o aproximar dos eventos, toca a retirar precipitação e frio.

Neste run das 12H que está a sair, aqui para o Alentejo indica uma boa rega! Vamos aguardar e ver...

gfs272.png

Cada qual vive a meteorologia e a sua paixão por ela de uma forma diferente, mas há que encarar a realidade tal como ela é e deixarmo-nos de ser um povo que vive com aquilo que podia ter acontecido e com os seus "ses"...

A run das 12h do GFS prevê uma boa entrada amanhã, com precipitação bem espalhada pelo continente, claro que a lógica da coisa é o litoral norte e centro acumular mais alguns milímetros que o resto...
Na segunda feira alguma calmaria, mesmo assim no norte continuarão os aguaceiros...
Para terça bastante precipitação por todo o continente, e nesse dia até o centro-sul poderá ter acumulações bastante interessantes e não menos desnecessárias...
Na quarta-feira continuaremos com aguaceiros por todo o país..
Daí para a frente mais acumulação no norte, em especial no Norte...ou seja...a semana está longe de ser de domínio Anti-ciclónico...
Em termo de exemplo, o Meteograma do GFS prevê por exemplo 139,1mm nesta próxima semana aqui...o que com o que caí neste dois últimos dias já ultrapassa o mês de Janeiro em acumulação...e Silves com 44,8mm...se a diferença é grande?!Claro que é...mas mais que expectável atendendo às zonas em que cada cidade se encontra...

situação muito fraca aqui para o centro a cota não baixará dos 800 metros talvez bragança com um pouco de sorte na entrada da segunda depressão com o frio acumulado no dia de terça possa ter neve ventos de sudoeste oeste e noroeste para termos neve aqui precisaríamos de uma iso -3 -4 ainda existe a ténue possibilidade da siberiana vir ter a portugal lá para o fim do mês, vamos continuar à espera que o inverno finalmente chegue nem que seja só para o ano

(uma nota para o im) passar de uma cota de 800 metros para os pontos mais altos da serra de estrela é preciso ter pouca pontaria.

Amanhã é provável que tenhamos cota de neve a rondar os 500 m, ou menos, no litoral norte aquando do pós frontal. Há precipitação prevista e temperaturas muito baixas a 850 hpa, podendo chegar a -4ºC ao final da madrugada de domingo para segunda feira.

O nordeste transmontano deverá ver igualmente o elemento branco, apesar de a precipitação prevista ser reduzida nos momentos mais frios.

Os pontos mais altos, acima dos 1200 m, deverão acumular muita neve nos próximos 4 dias.

O litoral norte e centro poderá acumular mais de 100 mm até à próxima sexta feira.

O sul do país também deverá ter acumulados interessantes, pelo menos quando comparado com os últimos tempos, principalmente na terça feira.

O GFS continua a insistir numa entrada siberiana na Europa na última semana de Fevereiro. Resta saber até onde chega, mas em princípio ficará pelos balcãs e Itália. Mas não está descartado que cá chegue, e o número de perturbações do GFS que mantêm o A na Escandinávia até ao fim da modelação é cada vez maior.

Amanhã, segundo o Hirlam é possível que caia entre 5 a 10 mm no Algarve e depois na Terça existe possibilidade para caírem 20 mm. O GFS coloca 29 mm em Olhão. :D

Não gosto de fazer aqui este tipo de perguntas, típicas da adivinhação, mas dada a minha actividade matinal de todos (ou quase todos) os domingos aqui vai: pelas últimas runs que tenho visto a chegada da chuva aqui para a zona de Sintra será provavelmente entre as 7:00 e as 9:00. Esta previsão é consensual ou alguém admite a sua chegada para mais tarde? A mim dava-me jeito que só aparecesse lá para as 13:00... mas como a dinâmica atmosférica não existe para nos fazer o jeito, não devo ter sorte nenhuma, pois não? :)

Não gosto de fazer aqui este tipo de perguntas, típicas da adivinhação, mas dada a minha actividade matinal de todos (ou quase todos) os domingos aqui vai: pelas últimas runs que tenho visto a chegada da chuva aqui para a zona de Sintra será provavelmente entre as 7:00 e as 9:00. Esta previsão é consensual ou alguém admite a sua chegada para mais tarde? A mim dava-me jeito que só aparecesse lá para as 13:00... mas como a dinâmica atmosférica não existe para nos fazer o jeito, não devo ter sorte nenhuma, pois não? :)

É difícil dizer-te com precisão aquilo com que podes contar, mas as primeiras gotas deverão começar a cair antes das 9h da manhã...por isso o cenário não é muito favorável...

Boas

Abraços

tambem concordo plenamente!sempre muito pessimismo nos comentarios que quase me deixa á beira de uma depressão psicometeorologica!enfim não vamos bater mais no ceguinho e que isto sirva de criticas construtivas para o Aurélio pensar de uma forma mais positiva pois a meteorologia é algo que nos apaixona e nos fascina !com o devido respeito Aurelio e pela experiencia que tens abraço:thumbsup:

É muito difícil dizer horas, mas pelo que me parece a mim o grosso chegaria entre o fim da manha e o inicio da tarde! logo poderá ser que tenhas sorte :)