Domingo teremos então a frente, depois 2f situação de aguaceiros com bandas de instabilidade a afectar em especial o centro e norte, e neve a cotas de 700 a 900m no interior.
2f de noite e até 3f, teremos uma situação mais complicada ( interessante) com uma perturbação a desenvolver-se melhor, tornando-se mais defenida e organizada.
Esta pequena depressão vai nascer fruto dos ingredientes que ( tentei) explicar no post do outro dia...basicamente temos a convergencia de massas de ar diferentes, uma humida maritima outra fria continental, um padrão do jet em altura que favorece movimentos verticais e vorticidade.
Segundo a analise do GFS aos acumulados de precipitação ( e o GFS agora das 18z até está fraquinho...salvo algumas perturbações do ensemble), teriamos no dia de 3f bons acumulados no caminho da depressão, e que no interior norte e centro poderiam ser de neve a cotas relativamente baixas, com nevão garantido acima dos 800-1000m.
( Á direita do traço preto predomina o ar frio, dai a possibilidade de neve a cotas baixas).
Bom...quanto aos alertas do IPMA para Dom-2f, estão bem lançados salvo talvez algum exagero nas cotas, especialmente nos distritos litorais, onde o vento de NW não ajuda muito a cotas baixas.
Na 3f já é mais complicado...não estranharia nada que eles colocassem alertas amarelos de precipitação no sul ( onde poderá mesmo chover bastante) e laranjas de neve no norte e centro interiores, onde acima dos 800-000m penso que estão garantidos uns 15, 20cm e é se a coisa não agravar.
Atenção especial á Estrela que vai ficar perto da faixa com mais precipitação, e poderá acumular talvez perto de meio metro, eventualmente até mais, acima dos 1200m ao longo dos proximos 4 dias.
Quanto ao vento e ondulação, serão algo significativos..mas penso que não será nada fora do comum das nossas tipicas tempestades de inverno...