Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2013

• Thread starter Thread starter stormy
  • Data de início Data de início
Boa tarde,

Alguém consegue ter uma ideia do tempo que fará, aqui pelo litoral centro? Zona de Peniche?

Temos os corsos carnavalescos domingo e terça feira à tarde. Será que os foliões vão ser brindados com chuva, vento e frio, ou com algo mais?

Abraço ;)

depois dos recuos que estão a acontecer nas runs do dia de hoje começo a duvidar que haja acumulações em altitudes inferiores aos 600 metros, só mesmo o factor de o pico de temperaturas a 850 hpa coincidir com a madrugada é que pode baixar a cota mas 400 metros parece-me quase impossível

será que há alguma hipótese de cair uns farrapos na serra de monchique, lá em cima na foia (902m) ?

Não. No dia 30/11 - 1/12 de 2012 tínhamos uma -30ºC a 500hPa e -1ºC a 850hPa com alguns aguaceiros moderados. Não chegou a acontecer nessa altura e agora muito menos.

Agora teremos no máximo uma -20ºC/-21ºC com -1ºC/-2ºC. Não há frio para não falar que a precipitação vai ocorrer apenas a norte do tejo.

no distrito de Coimbra é possível a queda de neve sem acumulação numa cota a rondar os 300 metros até cerca das 13 horas de segunda feira?

o modelo japonês JMA é fiável?

o ipma alterou os avisos para neve, continua os 400m podendo ocorrer a cotas mais baixas na madrugada do dia 11, mas agora em vez de ser das 15h do dia 10 até as 20h do dia 11 é logo a partir das 12h e mudou os alertas de amarelo para laranja so o distrito de coimbra é que deixaram em amarelo

Hora aqui esta o que eu penso que deverá ocorrer em relação as cotas para a zona da covilhã, claro que pode descer mais um pouco as cotas mas não devem fugir muito ao que o IPMA descreve para segunda feira.

Queda de neve acima dos 400 metros nas regiões a norte do sistema
montanhoso Montejunto-Estrela, sendo acima dos 800/1000 metros
a sul.

Atualizado a 9 de fevereiro de 2013 às 11:11 UTC

Hora aqui esta o que eu penso que deverá ocorrer em relação as cotas para a zona da covilhã, claro que pode descer mais um pouco as cotas mas não devem fugir muito ao que o IPMA descreve para segunda feira.

Queda de neve acima dos 400 metros nas regiões a norte do sistema
montanhoso Montejunto-Estrela, sendo acima dos 800/1000 metros
a sul.

Atualizado a 9 de fevereiro de 2013 às 11:11 UTC

Também acho que dificilmente a cota de neve aqui desça mais do que os 700m:(

Não concordo com essa previsão porque no dia seguinte coloca a neve a 1400 metros. Estão a ter informação que nós não temos. Resta aguardar e confirmar a previsão.

Não concordo com essa previsão porque no dia seguinte coloca a neve a 1400 metros. Estão a ter informação que nós não temos. Resta aguardar e confirmar a previsão.

as cartas do modelo COAMPS colocam a iso - 4 a 850 hpa um pouco acima do ribatejo e em todo o interior norte e centro. Acho que é suficiente para nevar bem abaixo dos 700 metros.

Estava a pensar nas regiões a sul do tejo onde a previsão fala em 600 metros de forma pontual. 1000 raspados talvez. A norte é outro campeonato.

o europeu continua a colocar isos muitos baixas a 850 hpa e melhora a 500 hpa em relação ao gfs é díficil de prever as cotas

Sim para além das cotas também temos de ter sorte com a precipitação pois a Estrela é uma barreira natural neste tipo de entradas! Vamos fazer nowcasting e esperar que tenhamos sorte.