Parece que teremos no próximo f-d-s a última (ou das últimas...) chance de um evento invernal a cotas baixas. Claro que o Inverno continuará e temos ainda meses para bons nevões nas serras, além de muitos outros tipos de tempo animado, mas "a janela começa a fechar" para eventos mais "épicos" à medida que Fevereiro chega ao fim.
Este possível episódio já vem sendo gradualmente intuido pelos modelos nos últimos dias, com uma bolsa de ar continental frio inicialmente a ser modelada para o UK, mas aos poucos desviada cada vez mais para Sul.
Tem uma sinóptica a fazer lembrar 2006, com frio seco bastante intenso a instalar-se, e uma bolsa de ar frio instável bastante generosa a vir de NE. De momento parece ser direccionada uma vez mais em cheio a Espanha, o que daria nevões provavelmente ao nível do mar no Cantábrico. Para nós está para já seco, mas ao contrário de todas as outras entradas frias continentais que ameaçaram Portugal este Inverno, esta é a que tem um núcleo instável associado mais interessante e mais próximo de nós.
Volto a realçar que
o mais provável, caso se confirme o cenário frio,
é que seja seco, mas... É o cenário deste ano mais próximo do "milagre". As chances de vermos algo mais extremo são sempre baixas, mas existem, pois um pequeno desvio ou "soltar" de uma bolsa de ar frio mais para Oeste causaria um cenário de frio instalado intenso, associado a instabilidade. Normalmente cut-offs deste tipo nunca são modeladas a mais de 3/4 dias, já temos essa experiência mais do que vista dos modelos, e ainda estamos a cerca de uma semana.
Muito pode e vai mudar, e o mais provável é ficarmos a ver navios, mas pelo menos fica "a pulga atrás da orelha" de que existe algum potencial (baixo) para termos sorte, pelo menos alguns...