cova beira
Nimbostratus
europeu volta a abrir a passagem atlântica, já contabilizo 3 runs com esta modelação, faltam muitas horas mas existe a possibilidade de isso acontecer seria a situação ideal para ter neve a cotas baixas.
As melhores condições para chover algo, será a partir da madrugada até meio da tarde de amanhã, hoje nunca esperava muita coisa e aquele aviso amarelo por parte do IPMA não fazia muita lógico, se fosse para amanhã aí teria mais lógica.
Acredito que possa haver alguma instabilidade no Sotavento Algarvio entre Faro e VRSA a partir da madrugada até meio da tarde de amanhã, com especial ênfase entre as 9 horas e as 15 horas.
Os modelos tanto GFS e ECM melhoraram para 5ª feira, mas isto ainda dá muitas voltas.
Eu estive a ver os meteogramas do GFS e duvido que venha neve para o fim semana, isto é para cotas abaixo dos 600 metros.
Digo isto porque nenhum modelo apresenta precipitação para sábado e domingo para que caia neve.
O frio é verdade que vem e vai se sentir, pelo menos até aos dias 27/28 fevereiro. Agora neve quase de certeza que não...
Portugal vai ser afetado por uma massa de ar frio polar, que vai causar uma baixa acentuada das temperaturas, de sábado a terça-feira, dia 26 de fevereiro, adiantou hoje o Instituto de Meteorologia.
"A partir do dia 23, o território do continente irá ser afetado por uma massa de ar polar/ártico, vindo do norte da Europa, e isso irá afetar os valores das temperaturas", disse à Lusa a meteorologista Margarida Gonçalves.
De acordo com a meteorologista, será nas temperaturas mínimas que a descida será mais acentuada, mas disse não ser ainda possível precisar os valores, acrescentando que será uma descida gradual.
"Os valores máximos também irão descer, mas essa descida será mais significativa na mínima, uma vez que, durante o dia, estamos a prever que não haja precipitação e pouca nebulosidade, e com o efeito do sol não se irá sentir tanto frio durante o dia", explicou Margarida Gonçalves.
A meteorologista adiantou que esta situação se vai prolongar até terça-feira, dia 26, altura a partir da qual se espera que as temperaturas comecem gradualmente a subir.
"Estamos a prever que 24 e 25 sejam os dias mais frios (...) e as regiões mais afetadas serão as regiões do interior, e mais interior norte e centro", acrescentou.
Lusa
Então mas a possibilidade de nevar a cotas baixas é para o inicio da próxima semana?
Então mas a possibilidade de nevar a cotas baixas é para o inicio da próxima semana?
Então mas a possibilidade de nevar a cotas baixas é para o inicio da próxima semana?