Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2013

  • Thread starter Thread starter stormy
  • Data de início Data de início
A superfície frontal fria atravessou o Alentejo e, já em fase de dissipação, o Algarve, ao final da tarde e início da noite, tendo dado origem a períodos de chuva e sobretudo a vento por vezes forte. Agora estamos no pós-frontal, pelo que podem ainda surgir alguns aguaceiros pouco frequentes e dispersos.
A entrada de novas linhas de instabilidade durante a madrugada podem dar origem a novos períodos de chuva ou aguaceiros, pontualmente fortes e acompanhados de trovoadas em todo o território do continente, incluindo o Alentejo e o Algarve.

Atenção ao cavamento de uma baixa pressão ao largo da costa ocidental prevista para o dia de amanhã, o que pode provocar um agravamento bastante significativo do estado do tempo em todo o território de Portugal Continental.

Todo o território de Portugal Continental está agora em aviso amarelo e/ou laranja.

Penso que te referes a esta depressão certo?

41002_20130221_00_045.gif
 
Period : "Fri 22 Feb 2013 06:00 -
Sat 23 Feb 2013 06:00 UTC"

2013022306_201302212045_1_stormforecast.xml.png


"A level 1 was issued for extreme SW Spain and parts of Portugal mainly for an isolated tornado event."
...
... Portugal, parts of Spain and the W-Mediterranean ...

The structuring vortex over S-C Europe connects with another vortex over the E-Atlantic, which approaches the Iberian Peninsula during the forecast from the west. This finally fosters the development of an extensive low pressure channel, which runs from Spain to the NE. A plume of subtropical moisture advects to the east ahead of this trough and supports some onshore CAPE although weak mid-level lapse rates within the evolving warm conveyor belt keeps magnitude marginal at best. Hence only 100 - 500 J/kg MLCAPE with slightly higher MUCAPE values are expected. Despite strong shear (6 km bulk shear in excess of 25 m/s), marginal CAPE will likely limit the severe risk and only a few strong thunderstorms are anticipated over S-Portugal/SW Spain. Gusty winds and marginal hail accompany that activity. A marginal level 1 was issued for far SW Spain, where nocturnal thunderstorm activity may see some increase in LL buoyancy. Onshore moving storms therefore may be accompanied by an isolated tornado event.

Cold-core convection further upstream (e.g. most of N-Portugal) evolves in a weakly sheared environment. Nevertheless the lower levels reveal some buoyant signals with stronger LL shear along the coasts so a few cold-core funnels and isolated waterspouts can be expected with that activity. Further inland, an increase of the T-Td spread in the BL may limit that risk somewhat. The main time frame of interest will be 12-00Z with peak activity during the afternoon hours. That's the time, for which a marginal level 1 was issued.
 
Era mesmo muito bom se eu fosse da Ribeira Brava :( xD

As coisas para a Madeira parecem que vão melhorar a partir de 5ªfeira/6ªfeira da próxima semana. O ECM coloca precipitação e uma depressão nessa zona no primeiros dias de Março. ;)
 
As coisas para a Madeira parecem que vão melhorar a partir de 5ªfeira/6ªfeira da próxima semana. O ECM coloca precipitação e uma depressão nessa zona no primeiros dias de Março. ;)

E esperemos que depois ela venha em direcção aqui a Portugal Continental, mas bem devagar, como neste momento parecem indicar os modelos, mas ainda muito, muito distante !
 
boa noite

desculpem o off topic mas todos os madeirenses penso que sabem e bem, que depois do 20 Fevereiro e dos Incendios a nossa Ilha infelizmente ainda está Frágil e algumas zonas apresentam riscos para vidas humanas...

nem todas as ribeiras estão limpas muito menos reparadas a nivel de infra estruturas..assim como agora temos várias obras na baixa do Funchal , que é onde o leito das ribeiras encontram-se...piorando a situaçao.

é claro que precisamos de chuva mas ás vezes pelo que leio aqui parece que algumas pessoas para alem dos posts sem nexo que colocam querem é situações extremas e que causem problemas.


se a situaçao de dia 1 de Março acontecer podemso nesta altura ter problemas serios..não pelo solos saturados mas sim por outros fatores.
 
boa noite

desculpem o off topic mas todos os madeirenses pensoi que sabem e bem que depois do 20 Fevereiro e dos Incendios a nossa Ilha infelizmente ainda está Frágil e algumas zonas apresentam riscos para vidas humanas...

nem todas as ribeiras estão limpas muito menos reparadas a nivel de infra estruturas..assim como agora temos várias obras na baixa do Funchal , que é onde o leito das ribeiras encontram-se...piorando a situaçao.

é claro que precisamos de chuva mas ás vezes pelo que leio aqui parece que algumas pessoas para alem dos posts sem nexo que colocam querem é situações extremas e que causem problemas.


se a situaçao de dia 1 de Março acontecer podemso nesta altura ter problemas serios..não pelo solos saturados mas sim por outros fatores.

Chuva = bom lá vai a ribeira levar tudo á frente;
Sol = bom lá vão os incendios levar tudo á frente;

Será que são as chuvas e os incendios os verdadeiros causadores dos problemas da Madeira, é a chuva que é responsável por fazer a manutenção das ribeiras, por curtar as linhas de águas, construir em casas em sitios extremamente inclinados e sujeitos a enxurradas.
Por outro lado serão os incêndios ateados por eles próprios, ou será por falta de limpeza das matas, e sobretudo por mão criminosa, desleixo, negligência.
Faça lá um comentário com mais nexo se faz favor, e mais contextualizado, porque sempre choveu e sempre fez sol na Madeira, e não é agora por termos tido um 20 de Fevereiro que não surgiu após um periodo de seca, mas sim uma situação prolongada de chuvas, e que o efeito de saturação dos solos aumentou o efeito já de si bastante acentuado da intensidade da chuva.

EDIT: O que se disse sobre a Madeira, serve para o Continente e para qualquer país do Mundo, e não existe nenhum post colocado aqui que fale em situações extremas para a Madeira.
 
Boas noite.

Houve alguma surpresa na evolução desta linha de instabilidade agora durante a tarde, e parece ter havido um aprofundar da short-wave na qual essa linha se integrava.

Isto pode ser sintoma de um aprofundamento maior do que o modelo colocava daquela depressão ao largo (fortalecendo a short por meio de um impulso no jet).

Sendo assim vou aumentar o nivel de aviso para amanhã, por iniciativa propria, pois os modelos manteem +- o mesmo padrão.

(6f 08h----6f 16h)

Teremos assim amanhã uma frente fria bem marcada nos niveis médios e altos, enquanto á superficie as massas de ar manteem-se grosso modo homogeneas, formando-se sim uma linha de forte convergencia.

A frente entra pelo litoral, empurrando á sua frente uma massa de ar relativamente quente ( dew 10-12ºC, localmente mais), e avançará durante a manhã e até meio da tarde pelo interior, mantendo-se associada a um lobo divergente forte nos niveis altos e a massas de ar muito humidas.
Caso a depressão cave mais do que o modelo prevê, é possivel que haja um rebustecimento da advecção quente.

Os modelos não colocam muito CAPE/LI, no entanto valores dispersos entre 500 e 800J/Kg são possiveis no seio da frente e no pré frontal.
Tambem são modelados niveis de equilibrio razoavelmente altos, e como eu acho que o modelo pode estar a sobreestimar o arrefecimento nocturno e o vigor do sector quente, é possivel que haja tambem uma substimação da instabilidade e dos niveis de equilibrio.

No entanto o forçamento dinamico garantidamente parece ser muito forte, e compensará bem qualquer falta de CAPE..

Quanto ao shear, temos muito ( 60+kts) e em especial no centro e sul, onde tambem há bons perfis rotacionais.

Estas condições de modo geral são favoraveis á ocorrencia de precipitação forte, ventos fortes, e fenomenos convectivos localmente bem organizados com possibilidade de rajadas superiores a 100km.h.
Não são de excluir tornados pois os niveis de condensação baixose a presença de helicidade e STP, assim como gradientes quase superadiabaticos entre os 2m e os 500m, são bastante favoraveis.


WdSv50F.png



Amarelo

- Possibilidade de aguaceiros e trovoadas por vezes moderados
- Possibilidade de precipitação forte, localmente excessiva

Laranja

- Possibilidade de aguaceiros e trovoadas fortes
- Possibilidade de precipitação localmente excessiva
- Possibilidade de rajadas acima de 80-100km.h
- Possibilidade de tornado


(6f 15h----Sab 04h)


Atenção ao periodo pós frontal.
Preveem-se massas de ar nos niveis baixas de origem maritima, com ar muito frio por cima.

O CAPE/LI/TT serão elevados, e espera-se a formação de varias linhas de convergencia onde haverá aumento da helicidade nos niveis baixos.

O shear será em geral fraco, mas dada a instabilidade, a criação de linhas de convergencia e o ar muito frio em altura são possiveis células capazes de gerar precipitação forte, granizo e mesmo alguma tromba ( em especial no litoral).
Tambem poderão ocorrer downdrafts/microbursts com ventos fortes associados ( gradiente vertical elevado de theta-e).

tTYQ6pT.png


Amarelo

-Possibilidade de aguaceiros/trovoadas por vezes moderados

Laranja

- Possibilidade de aguaceiros/trovoadas por vezes fortes
- Possibilidade de granizo
- Possibilidade de rajadas fortes


NEVE

Durante o dia de amanhã teremos neve por vezes forte no norte e centro acima dos 1200m, descendo a cota para os 600-800m durante a noite e madrugada de Sabado.

Poderão ocorrer acumulações até 30cm acima dos 1500m, com condições de quase blizzard.
 
Chuva = bom lá vai a ribeira levar tudo á frente;
Sol = bom lá vão os incendios levar tudo á frente;

respeitando a sua opnião sobre o assunto, não discordo em total do que disse..mas depois do 20 Fevereiro que quem conhece a Madeira e venha cá apos esse dia verá e Muito BEM ainda as marcas desse dia..sempre choveu na Madeira Certissimo mas o que não acontecia antes na Ram era a mesma estar em condiçoes que não apresentam segurança a quem mora perto das ribeiras..desde o 20 Fevereiro que basta dar uma chuva , normal de Inverno que as coisas já complicam..

Sr Aurelio com o devido respeito e porque sigo sempre os seus posts com muito gosto..faça lá um comentario mais comedido e sobretudo mais justo é realidade atual por cá..especialmente para quem perdeu alguém nesse dia e que ve sempre a sua habitacao e bens em risco quando chove em demasia e durante muitas horas.


Em relação á culpa , negligencia humana concordo 100% e ainda atribuo uma certa parte ao Governo, entidades competentes (Camaras Municipais)

Uma boa noite
 
Boas noite.

Houve alguma surpresa na evolução desta linha de instabilidade agora durante a tarde, e parece ter havido um aprofundar da short-wave na qual essa linha se integrava.

Isto pode ser sintoma de um aprofundamento maior do que o modelo colocava daquela depressão ao largo (fortalecendo a short por meio de um impulso no jet).

Sendo assim vou aumentar o nivel de aviso para amanhã, por iniciativa propria, pois os modelos manteem +- o mesmo padrão.

(6f 08h----6f 16h)

Teremos assim amanhã uma frente fria bem marcada nos niveis médios e altos, enquanto á superficie as massas de ar manteem-se grosso modo homogeneas, formando-se sim uma linha de forte convergencia.

A frente entra pelo litoral, empurrando á sua frente uma massa de ar relativamente quente ( dew 10-12ºC, localmente mais), e avançará durante a manhã e até meio da tarde pelo interior, mantendo-se associada a um lobo divergente forte nos niveis altos e a massas de ar muito humidas.
Caso a depressão cave mais do que o modelo prevê, é possivel que haja um rebustecimento da advecção quente.

Os modelos não colocam muito CAPE/LI, no entanto valores dispersos entre 500 e 800J/Kg são possiveis no seio da frente e no pré frontal.
Tambem são modelados niveis de equilibrio razoavelmente altos, e como eu acho que o modelo pode estar a sobreestimar o arrefecimento nocturno e o vigor do sector quente, é possivel que haja tambem uma substimação da instabilidade e dos niveis de equilibrio.

No entanto o forçamento dinamico garantidamente parece ser muito forte, e compensará bem qualquer falta de CAPE..

Quanto ao shear, temos muito ( 60+kts) e em especial no centro e sul, onde tambem há bons perfis rotacionais.

Estas condições de modo geral são favoraveis á ocorrencia de precipitação forte, ventos fortes, e fenomenos convectivos localmente bem organizados com possibilidade de rajadas superiores a 100km.h.
Não são de excluir tornados pois os niveis de condensação baixose a presença de helicidade e STP, assim como gradientes quase superadiabaticos entre os 2m e os 500m, são bastante favoraveis.


WdSv50F.png



Amarelo

- Possibilidade de aguaceiros e trovoadas por vezes moderados
- Possibilidade de precipitação forte, localmente excessiva

Laranja

- Possibilidade de aguaceiros e trovoadas fortes
- Possibilidade de precipitação localmente excessiva
- Possibilidade de rajadas acima de 80-100km.h
- Possibilidade de tornado


(6f 15h----Sab 04h)


Atenção ao periodo pós frontal.
Preveem-se massas de ar nos niveis baixas de origem maritima, com ar muito frio por cima.

O CAPE/LI/TT serão elevados, e espera-se a formação de varias linhas de convergencia onde haverá aumento da helicidade nos niveis baixos.

O shear será em geral fraco, mas dada a instabilidade, a criação de linhas de convergencia e o ar muito frio em altura são possiveis células capazes de gerar precipitação forte, granizo e mesmo alguma tromba ( em especial no litoral).
Tambem poderão ocorrer downdrafts/microbursts com ventos fortes associados ( gradiente vertical elevado de theta-e).

tTYQ6pT.png


Amarelo

-Possibilidade de aguaceiros/trovoadas por vezes moderados

Laranja

- Possibilidade de aguaceiros/trovoadas por vezes fortes
- Possibilidade de granizo
- Possibilidade de rajadas fortes


NEVE

Durante o dia de amanhã teremos neve por vezes forte no norte e centro acima dos 1200m, descendo a cota para os 600-800m durante a noite e madrugada de Sabado.

Poderão ocorrer acumulações até 30cm acima dos 1500m, com condições de quase blizzard.


:D :D :D fixe, eu situo me no aviso laranja em ambas as partes do dia :D
só uma questão, na primeira parte do dia tem possibilidade de tornado, isso é mesmo para levar a sério, a probabilidade ainda é relevante ou nem por isso? :surprise:
 
Não façam quote das imagens na mesma página se faz favor! :thumbsup:
 
Chuva = bom lá vai a ribeira levar tudo á frente;
Sol = bom lá vão os incendios levar tudo á frente;

respeitando a sua opnião sobre o assunto, não discordo em total do que disse..mas depois do 20 Fevereiro que quem conhece a Madeira e venha cá apos esse dia verá e Muito BEM ainda as marcas desse dia..sempre choveu na Madeira Certissimo mas o que não acontecia antes na Ram era a mesma estar em condiçoes que não apresentam segurança a quem mora perto das ribeiras..desde o 20 Fevereiro que basta dar uma chuva , normal de Inverno que as coisas já complicam..

Sr Aurelio com o devido respeito e porque sigo sempre os seus posts com muito gosto..faça lá um comentario mais comedido e sobretudo mais justo é realidade atual por cá..especialmente para quem perdeu alguém nesse dia e que ve sempre a sua habitacao e bens em risco quando chove em demasia e durante muitas horas.


Em relação á culpa , negligencia humana concordo 100% e ainda atribuo uma certa parte ao Governo, entidades competentes (Camaras Municipais)

Uma boa noite

Em relação ao que é neste momento modelado pelos modelos e certamente dará muitas voltas, neste momento as condições previstas são muito diferentes de outras ocasiões mais severas.
Para já não existe nada de muito relevante e a acontecer, o que ainda tenho dúvidas face á distância temporal, em principio e de acordo com os dados presentes neste momento, uma situação normal de Inverno.
Abraço