Boas noite.
Houve alguma surpresa na evolução desta linha de instabilidade agora durante a tarde, e parece ter havido um aprofundar da short-wave na qual essa linha se integrava.
Isto pode ser sintoma de um aprofundamento maior do que o modelo colocava daquela depressão ao largo (fortalecendo a short por meio de um impulso no jet).
Sendo assim vou aumentar o nivel de aviso para amanhã, por iniciativa propria, pois os modelos manteem +- o mesmo padrão.
(6f 08h----6f 16h)
Teremos assim amanhã uma frente fria bem marcada nos niveis médios e altos, enquanto á superficie as massas de ar manteem-se grosso modo homogeneas, formando-se sim uma linha de forte convergencia.
A frente entra pelo litoral, empurrando á sua frente uma massa de ar relativamente quente ( dew 10-12ºC, localmente mais), e avançará durante a manhã e até meio da tarde pelo interior, mantendo-se associada a um lobo divergente forte nos niveis altos e a massas de ar muito humidas.
Caso a depressão cave mais do que o modelo prevê, é possivel que haja um rebustecimento da advecção quente.
Os modelos não colocam muito CAPE/LI, no entanto valores dispersos entre 500 e 800J/Kg são possiveis no seio da frente e no pré frontal.
Tambem são modelados niveis de equilibrio razoavelmente altos, e como eu acho que o modelo pode estar a sobreestimar o arrefecimento nocturno e o vigor do sector quente, é possivel que haja tambem uma substimação da instabilidade e dos niveis de equilibrio.
No entanto o forçamento dinamico garantidamente parece ser muito forte, e compensará bem qualquer falta de CAPE..
Quanto ao shear, temos muito ( 60+kts) e em especial no centro e sul, onde tambem há bons perfis rotacionais.
Estas condições de modo geral são favoraveis á ocorrencia de precipitação forte, ventos fortes, e fenomenos convectivos localmente bem organizados com possibilidade de rajadas superiores a 100km.h.
Não são de excluir tornados pois os niveis de condensação baixose a presença de helicidade e STP, assim como gradientes quase superadiabaticos entre os 2m e os 500m, são bastante favoraveis.
Amarelo
- Possibilidade de aguaceiros e trovoadas por vezes moderados
- Possibilidade de precipitação forte, localmente excessiva
Laranja
- Possibilidade de aguaceiros e trovoadas fortes
- Possibilidade de precipitação localmente excessiva
- Possibilidade de rajadas acima de 80-100km.h
- Possibilidade de tornado
(6f 15h----Sab 04h)
Atenção ao periodo pós frontal.
Preveem-se massas de ar nos niveis baixas de origem maritima, com ar muito frio por cima.
O CAPE/LI/TT serão elevados, e espera-se a formação de varias linhas de convergencia onde haverá aumento da helicidade nos niveis baixos.
O shear será em geral fraco, mas dada a instabilidade, a criação de linhas de convergencia e o ar muito frio em altura são possiveis células capazes de gerar precipitação forte, granizo e mesmo alguma tromba ( em especial no litoral).
Tambem poderão ocorrer downdrafts/microbursts com ventos fortes associados ( gradiente vertical elevado de theta-e).
Amarelo
-Possibilidade de aguaceiros/trovoadas por vezes moderados
Laranja
- Possibilidade de aguaceiros/trovoadas por vezes fortes
- Possibilidade de granizo
- Possibilidade de rajadas fortes
NEVE
Durante o dia de amanhã teremos neve por vezes forte no norte e centro acima dos 1200m, descendo a cota para os 600-800m durante a noite e madrugada de Sabado.
Poderão ocorrer acumulações até 30cm acima dos 1500m, com condições de quase blizzard.