joselamego
Super Célula
Vamos aguardar pelas saídas de amanhã do GFS e o Europeu. Mas eu penso que a vir neve será esporádica e não deve ser a cotas abaixo dos 400
Boas
4f teremos uma situação interessante, com a aproximação de uma depressão em altura, com ar muito frio ( -30ºC a 500hpa).
Nos niveis médios tambem está presenta ar frio, com iso -2ºC aos 850hpa.
Á superficie o vento de NE/N arrastará ar frio nos niveis baixos, especialmente durante a noite.
Com a aproximação da perturbação em altura, espera-se forte forçamento dinamico.
Este forçamento dinamico criará uma região de movimentos verticais que se vai traduzirnuma faixa de convergencia nos niveis baixos e médios que se vai deslocar á frente da ondulação em altura ( a cor de vinho no mapa).
Espera-se que haja algum transporte de humidade, numa camada proxima aos 700hpa essa humidade será transportada desde Espanha e nos niveis baixos espera-se que haja alguma humidade a vir desde o Atlantico.
A presença de ar muito frio em altura e de forte forçamento vai induzir movimentos convectivos nessas camadas de ar mais humido, e está garantida a ocorrencia de precipitação.
Segundo o perfil para Lisboa notamos as duas camadas de ar humido, e ainda a previsão do TT index ( muito bom a avaliar a instabilidade nos niveis médios em situações de ar frio).
O TT perto de 50 indica uma situação moderadamente instavel, o que em conjunto com o forçamento dinamico deverá garantidamente gerar movimentos verticais por vezes fortes, com bastantes aguaceiros, ou uma linha de instabilidade.
O perfil tambem indica valores de temperatura baixas nos niveis mais proximos da SFC, os valores nocturos serão abaixo de 5ºC em toda a camada abaixo dos 800hpa.
Isto somado ao ar seco entre os 970 e os 850hpa, á presença de alguma convecção, e claro á ocorrencia de precipitação, poderá originar uma situação de neve a cotas muito baixas mesmo perto da costa.
É possivel que ocorra portanto neve a cotas tão baixas como 400m no litoral ocidental, e praticamente a cota 0 em todo o interior.
Vamos seguindo isto com atenção..
Amanhã o David fará uma analise mais detalhada penso eu
boas achaqm que podera haver algo para a serra da arrabida?
As melhores condições para neve, a meu ver estão no sector norte da depressão, onde os ventos sopram de Leste...de referir que como os ventos vão ser de de trajecto continental, a humidade também irá ser favorável ( mais baixa) pode perfeitamente nevar com temperaturas de 1/2 graus positivos...
Difícil, seria sempre no limite, mas tudo depende de quanto a Oeste chegar a precipitação na madrugada de 5ª-feira, já com frio instalado.
Com o cenário actual, precipitação parece garantida 4ª-feira mas com cotas muito superiores, fora de questão. No período mais frio, parece que a precipitação está mais restringida ao interior, ficando essa zona seca, apesar das cotas estarem no limite para a Arrábida.
Mas está longe de bem definida ainda a situação, volto a realçar.