Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2013

• Thread starter Thread starter stormy
  • Data de início Data de início
Previsão do mesoscalar NAE, que costuma ser dos mais fiáveis, para a precipitação acumulada nas próximas horas, até ao meio-dia de amanhã:

mJB3IpZ.gif

Eventuais surpresas na região de Castelo Branco/ Portalegre, pela quantidade que pode acumular e nos distritos de Coimbra, Leiria, Santarém e Lisboa por eventual queda de neve em locais pouco usuais.

A mancha de precipitação que se encontra sobre a Extremadura espanhola deslocar-se-á para oeste e originará os acumulados previstos pelo modelo:

FsXOIRp.jpg

Previsão do mesoscalar NAE, que costuma ser dos mais fiáveis, para a precipitação acumulada nas próximas horas, até ao meio-dia de amanhã:

mJB3IpZ.gif

Eventuais surpresas na região de Castelo Branco/ Portalegre, pela quantidade que pode acumular e nos distritos de Coimbra, Leiria, Santarém e Lisboa por eventual queda de neve em locais pouco usuais.

A mancha de precipitação que se encontra sobre a Extremadura espanhola deslocar-se-á para oeste e originará os acumulados previstos pelo modelo:

FsXOIRp.jpg

David, chegará à cidade de Viseu alguma precipitação? Obrigada.

David tudo bem!?

Eo que dizes aqui para Elvas, eu não estou lá muito eperançador e baseio-me essencialmente pelos dados que vou observando. Neste momento estamos há 3 horas colados nos 5ºC, mais décima menos décima e com um HR 97%...

Muito obrigada, David. Até agora este evento tão generoso para tantos tem sido uma desilusão por Viseu.

E para Tondela, a precipitação vai ser reduzida? O gfs tem queda de neve acima dos 100/150 m para aqui a partir das 3h. Mas não sei se será muito fiável...

David tudo bem!?

Eo que dizes aqui para Elvas, eu não estou lá muito eperançador e baseio-me essencialmente pelos dados que vou observando. Neste momento estamos há 3 horas colados nos 5ºC, mais décima menos décima e com um HR 97%...

Praticamente impossível. Mesmo locais mais propícios como Cáceres estão neste momento sob intensa precipitação, mas a temperatura não baixa dos 3ºC. Provavelmente terá entrado demasiado ar húmido nos níveis baixos nessa zona da raia, em Portalegre também tem estado complicado, vamos ver como evolui a noite, pode ser que o ar húmido comece a arrefecer com o avançar da noite e a mistura com o ar frio, mas o teu registo actual, principalmente a humidade relativa, não augura nada de bom.

Praticamente impossível. Mesmo locais mais propícios como Cáceres estão neste momento sob intensa precipitação, mas a temperatura não baixa dos 3ºC. Provavelmente terá entrado demasiado ar húmido nos níveis baixos nessa zona da raia, em Portalegre também tem estado complicado, vamos ver como evolui a noite, pode ser que o ar húmido comece a arrefecer com o avançar da noite e a mistura com o ar frio, mas o teu registo actual, principalmente a humidade relativa, não augura nada de bom.

Boas, sem querer abusar muito o que dizes em relação à cidade de Castelo Branco? Poderá nevar?

Bons dias,

e com as emoções da neve quase a findarem, convém começar a acompanhar os próximos possiveis eventos, para já, e falando para a região da Madeira, poderão ocorrer precipitações intensas já no próximo domingo ( aliás já para amanhã estão previstas chuvas fortes na Madeira.. )

GFS 0 Z :

RByBtaQ.png

ECM:

europeu2.gif

Até lá ainda irão ocorrer ajustes nas previsões...

Mais tarde a precipitação chegará ao continente, num início de Março que parece vir a ser bastante chuvoso, um pouco por todo o lado,com várias frentes atlânticas :rain:

Bom dia

Alguem pode fazer uma previsao mais detalhada para a RAM?

Segundo os modelos que analisei , para domingo penso que entraremos em alerta laranja para a precipitacao e vento.

Ainda pode haver alterações?

Obrigada

Bom dia

Alguem pode fazer uma previsao mais detalhada para a RAM?

Segundo os modelos que analisei , para domingo penso que entraremos em alerta laranja para a precipitacao e vento.

Ainda pode haver alterações?

Obrigada

Ainda está com muitas oscilações IceWoman para Domingo, mas primeiro deves concentrar é mais no dia de Sexta Feira terás um sistema frontal que atravessa a Ilha e que dará precipitação forte durante a parte da tarde.
Preve-se que a passagem seja rápida mas forte, e depois o efeito orográfico nunca se sabe.
A partir de Domingo está tudo ainda muito incerto, não no que toca a que estado de tempo venhamos a ter mas sim relativamente á dinâmica atmosférica tanto ao nivel de precipitação, pressão e vento .....

Mas amanhã já vais ter muita chuva em especial durante a tarde.