Realmente nessa carta às 120h existe uma ligeira baixa à superfície, o que aumentaria a precipitação. Agora se isso é bom ou não, eu tenho as minhas dúvidas, pois uma coisa é uma baixa dessas associada a uma bolsa de ar frio importante em altitude, em que esse sistema fica como que "isolado" do circundante, com um afundamento frio importante, ao estilo de 29 Janeiro 2006.
Outra coisa é haver uma circulação fechada dessas à superfície sem expressão em altitude, que na verdade não se "isola", e como consequência permite a entrada de ar húmido morno marítimo nos níveis baixos no flanco onde o vento é do quadrante Oeste. Ainda é relativamente longe para acreditar demasiado numa previsão de um sistema de mesoscala, vamos ver mais perto, mas se acontecesse como está nessa carta a 120h do GFS teríamos o 2º caso, e não o 1º.
Ou seja, na maior parte das regiões, esse pico de precipitação estaria associado a uma clara subida das cotas de neve com injeção de ar mais quente e húmido.
Claro que do flanco oposto, seria sempre diferente a história, podendo haver alguma instabilidade sem chegar a entrar esse ar quente. É o típico destas pequenas depressões em ar frio, num espaço de poucas centenas ou até dezenas de km's tudo muda drasticamente, sendo esta mudança drástica menos importante, e o evento mais "seguro" ou abrangente quanto maior for a expressão da depressão em altitude, o que para já (reforço que estamos longe para ter confiança numa previsão mesoscalar como esta ainda) não parece ser o caso.
Aguardemos, que apesar do melhor ser claramente para o Nordeste da península, a situação é razoável e merece algum entusiasmo, pelo menos para o pessoal do interior Norte e Centro.