Boas..
Para amanhã teremos de novo um período com alguma actividade convectiva que poderá ser pontualmente severa.
Sinóptica
Embebida na zonal, uma nova perturbação avança desde os Açores e passa a NW da Galiza, com uma pressão mínima ~980hpa.
Uma pluma de ar subtropical ( dew 12-15ºC) avança á frente do núcleo depressionário, formando um vasto sector quente.
Em altura, uma forte ondulação, com ar frio polar avança sob este sector quente.
Ao longo da madrugada uma frente quente á superfície avança de sul para norte e começa a interagir com a perturbação em altura...alguma convecção esporádica deverá iniciar-se em especial pelo litoral centro e norte.
A sul, ar seco nos níveis médios deverá inibir qualquer actividade.
Durante a manhã e até meio da tarde, a frente fria aproxima-se....o ar seco nos níveis médios retira-se, e a perturbação em altura começa a interagir de modo mais notório com a massa de ar pré frontal.
Shear moderado a forte, com caracter direcional, desenvolve-se, e o CAPE atinge algumas centenas, talvez perto de 500J/Kg de CAPE.
Forçamento dinâmico intenso deverá em conjunto com o shear e a instabilidade, promover alguma actividade convectiva organizada.
São possíveis algumas supercelulas próximo á convergência pré frontal, com risco de rajadas severas, precipitação excessiva e talvez um tornado.
Ao longo da frente fria as condições de shear mais unidirecional e fluxo perpendicular á frente, deverão criar condições para bow echoes e algumas rajadas severas.
Após a passagem da frente, na periferia polar do jet, o shear mantem-se moderado, e algumas bandas pós frontais deverão evoluir num ambiente moderadamente instável e com dinâmica favorável a alguma organização convectiva..granizo e rajadas parecem ser o risco mais plausível.
Resumo
Devido ao CAPE pouco significativo, a confiança geral num cenário de convecção severa não é a maior.
No entanto, coloco dois níveis laranja marginais, um para o NW, onde se espera uma dinâmica muito favorável...a proximidade ao núcleo depressionário e a um lobo de forçamento em altura deverá levar a forçamento intenso assim como um fluxo muito forte em toda a troposfera, com risco claro de rajadas severas.
Outro nível laranja é colocado para partes do centro/sul, onde há um overlay entre uma pluma mais robusta de CAPE e um ambiente dinâmico ainda particularmente interessante com risco de rajadas severas e talvez um tornado.
Nas restantes regiões um nível amarelo é colocado, excepto no extremo NE, onde o CAPE modelado é quase nulo, e a convecção que surgir deverá evoluir por cima de uma camada de ar relativamente estável e estratificada nos níveis baixos.
Cinzento
- Aguaceiros e possibilidade de trovoada
Amarelo
- Aguaceiros e possibilidade de trovoada
- Rajadas
- Precipitação localmente excessiva
- Granizo
- Tornado
Laranja
- Aguaceiros e possibilidade de trovoada
- Rajadas
- Precipitação localmente excessiva
- Granizo
- Tornado