Não é bem assim, a chuva no Inverno não é um elemento estranho, mas tanta como este ano?!Já no ano passado achei que foi exagerado, quase até Junho a levar com a chuva(apenas uma pequena e agradável interrupção em Abril).Valha-me Deus, o Sol que é tão bom agora é tão raro aparecer...
O ano passado até Junho a levar chuva? Normal. A nossa posição está vulnerável a variações do AC. Tanto temos anos extremamente chuvosos como anos de seca.
Já no verão quando tivemos 3 meses sem gota ninguém se lembrou de que as médias ficaram então muitíssimo abaixo! E agora em Novembro? Que quase nem gota caiu neste que costuma ser o mês mais chuvoso do ano. Também muita gente que se queixa da chuva já não se recorda do que aconteceu.
Há 2 anos atrás se não me engano tivemos o inverno mais seco da história registada. Não choveu até Março ou Abril? Corrijam-me se estou errado. Também não era estranho?
Portanto agora que tivemos dois meses chuvosos e os modelos aponto para que Fevereiro o seja pelo menos até meio do mês, não vejo qualquer problema com isso.
As médias anuais existem e podem ser consultadas por todos e a realidade é que nos últimos 20 anos há uma tendência para a redução da precipitação. Redução esta muito mais sentida a Sul do que a Norte.
Já é costume as pessoas queixarem-se e ficarem espantadas quando chove bem em Portugal. Reina a ideia difundida pela comunicação social de que somos "um país onde os sol brilha o ano inteiro". No entanto, quando consultamos os mapas de precipitação da Europa, vê-se que existem partes do território que são das mais chuvosas do continente!!!!
E a Sul, território de clima marcadamente Mediterrânico (ao contrário do Oceânico / Atlântico do Norte Litoral) , a chuva era concentrada em poucos meses de inverno e em episódios esporádicos de origem convectiva. Portanto não seria de estranhar ter 3 meses chuvosos. Aliás, é estranho ano após anos esses desaparecerem.
A realidade porém é que antigamente chovia muito mais do que no presente. Nem que chova muito até Abril (águas mil) e que a instabilidade primaveril se faça sentir fortemente em Maio (cada dia um raio), estamos perante uma normalidade direi que até monótona.
Anormalidade é não chover como em 2012 ou ter meses com vários dias de precipitação significativa em Julho, Agosto e Setembro. O resto são todos cenários expectáveis.
Uns anos chove mais em certos meses, outros chove menos. Mas a tendência registada é para chover menos pelo que as súplicas para que volte o "bom tempo" parecem-me desajustadas mesmo concordando que a partir de certo ponto torna-se chato e quase insuportável.