Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2014

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
Para quinta-feira os valores de precipitação esperados são da mesma ordem dos que ocorrem no dia de hoje , com condições semelhantes, ventos muito fortes, probabilidade, a meu ver de trovoadas e mesmo granizo, lá para o fim de tarde e noite de quinta. Descida da temperatura e redução da precipitação após a passagem da frente. Cotas de neve no norte e centro entre os 1800 a 2000 metros baixando progressivamente para a noite para os valores de 800 a 1000 metros.
Nota: Mesmo assim ainda é esperada considerável precipitação para sexta feira, sendo que a queda de neve mais substancial (devido à temperatura) deve ser já depois da meia noite (...

Olhem o que foi cortado foi o frio, já não vai nevar a cotas baixas. O gfs só mete cotas na ordem dos 700/900m para o inicio da próxima semana.:sad::sad::sad:

• Gosto
Reactions: Teles
ai ai a run do Gfs das 18h com um descida apique da pressão no domingo e a carregar no vento para a proxima semana!:eek: vocês acho que isto é daquelas saidas malucas ou é coisa credivel?:shocking:

Há vários modelos a colocarem esse cavamento de uma depressão no Domingo, não é um simples devaneio do GFS. Outros modelos até o viram primeiro.

Para já ainda é cedo para saber a intensidade, mas a tendência está lá. E primeiro ainda vamos ter de acompanhar outra ciclogénese na Quinta-feira que passará bastante cavada de raspão na Galiza, afectando também o estado do tempo no território português.

Olhem o que foi cortado foi o frio, já não vai nevar a cotas baixas. O gfs só mete cotas na ordem dos 700/900m para o inicio da próxima semana.:sad::sad::sad:

Boa noite ,

Com a tendencia apontada pelos modelos e com uma auto -estrada para a passagem das ondulacoes frontais acredito no cavamento das depressoes para a proxima semana .

Ja para a neve em cotas baixas nao acredito . A historia diz - nos que este tipo de circulacao nao favorece muito neve a cotas baixas .

Nao esta facil nao nevar a cotas baixas este ano .

• Gosto
Reactions: dahon
Não é bem assim, a chuva no Inverno não é um elemento estranho, mas tanta como este ano?!Já no ano passado achei que foi exagerado, quase até Junho a levar com a chuva(apenas uma pequena e agradável interrupção em Abril).Valha-me Deus, o Sol que é tão bom agora é tão raro aparecer...

O ano passado até Junho a levar chuva? Normal. A nossa posição está vulnerável a variações do AC. Tanto temos anos extremamente chuvosos como anos de seca.

Já no verão quando tivemos 3 meses sem gota ninguém se lembrou de que as médias ficaram então muitíssimo abaixo! E agora em Novembro? Que quase nem gota caiu neste que costuma ser o mês mais chuvoso do ano. Também muita gente que se queixa da chuva já não se recorda do que aconteceu.

Há 2 anos atrás se não me engano tivemos o inverno mais seco da história registada. Não choveu até Março ou Abril? Corrijam-me se estou errado. Também não era estranho?

Portanto agora que tivemos dois meses chuvosos e os modelos aponto para que Fevereiro o seja pelo menos até meio do mês, não vejo qualquer problema com isso.

As médias anuais existem e podem ser consultadas por todos e a realidade é que nos últimos 20 anos há uma tendência para a redução da precipitação. Redução esta muito mais sentida a Sul do que a Norte.

Já é costume as pessoas queixarem-se e ficarem espantadas quando chove bem em Portugal. Reina a ideia difundida pela comunicação social de que somos "um país onde os sol brilha o ano inteiro". No entanto, quando consultamos os mapas de precipitação da Europa, vê-se que existem partes do território que são das mais chuvosas do continente!!!!

E a Sul, território de clima marcadamente Mediterrânico (ao contrário do Oceânico / Atlântico do Norte Litoral) , a chuva era concentrada em poucos meses de inverno e em episódios esporádicos de origem convectiva. Portanto não seria de estranhar ter 3 meses chuvosos. Aliás, é estranho ano após anos esses desaparecerem.

A realidade porém é que antigamente chovia muito mais do que no presente. Nem que chova muito até Abril (águas mil) e que a instabilidade primaveril se faça sentir fortemente em Maio (cada dia um raio), estamos perante uma normalidade direi que até monótona.

Anormalidade é não chover como em 2012 ou ter meses com vários dias de precipitação significativa em Julho, Agosto e Setembro. O resto são todos cenários expectáveis.

Uns anos chove mais em certos meses, outros chove menos. Mas a tendência registada é para chover menos pelo que as súplicas para que volte o "bom tempo" parecem-me desajustadas mesmo concordando que a partir de certo ponto torna-se chato e quase insuportável.

O GFS na última run mostra uma ciclogénese intensa a NW da Galiza para o dia 9/02:

1z76DWm.png

os próximos dias serão bem chuvosos em especial no Norte/Centro, com os solos saturados, em especial a Norte, oxalá não ocorram problemas de cheias, vamos acompanhando.

Boas!

Isto tem estado animado esta semana (para quem gosta deste tipo de situações meteorológicas com eu! :P ).

Ora eu gostaria de saber como é que isto vais estar no domingo aqui na zona centro... É que tenho um evento por cá e não dava jeitinho nenhum a chuvinha... XD

Antes de mais....

Não continuem a discussão de ontem outra vez sff....

Boas!

Isto tem estado animado esta semana (para quem gosta deste tipo de situações meteorológicas com eu! :P ).

Ora eu gostaria de saber como é que isto vais estar no domingo aqui na zona centro... É que tenho um evento por cá e não dava jeitinho nenhum a chuvinha... XD

Ainda há alguma incerteza no trajecto da ciclogénese que nos afectará entre Domingo / 2ª-feira. A maior parte dos modelos aponta que passe de novo pela Galiza, mas por exemplo o ECMWF coloca-a em cheio (embora menos cavada) a passar no centro do país. Daí a resposta ser difícil de ser precisa...

Mas à partida, estará mau tempo, e independentemente do trajecto mais a Norte ou mais a Sul deve chover de forma generalizada nesse dia.

GFS:

ECMWF:

aquela situação de frio para dia 11 era fantástica pena de um momento para o outro passar do 8 para o 80..mesmo assim continuo com esperança que durante este mês ainda poderemos ter surpresas..

relativamente ao mau tempo e a chuva este inverno está a ser um dos piores dos últimos anos com sucessivas depressões a visitar o nosso país.

Na run das 12 teremos uma melhor percepção o que virá para o fim de semana.
até la nao façam rafting.. :D

• Gosto
Reactions: karkov
Para já apenas os próximos 4 dias parecem estar definidos .. hoje um dia de alguma chuva ...
Amanhã um dia de chuva e sobretudo muito vento, a precipitação parece ser mais ou menos generalizada ... mas claro mais evidência a norte e centro.
Sexta um dia calmo ....
Sábado um dia de muita chuva e muito vento a norte....

Após o Domingo com o ECM a dar mais uma das suas voltas de 180º graus ao mandar a depressão para cima de nós (centro e sul) faz subir o anticiclone a oeste de Portugal prejudicando claramente o desenrolar da próxima semana. Ainda por cima o ensemble não diverge muito da operacional.

Ganhar mais chuva aqui no Domingo para depois perder o resto da semana, não me agrada ....
Já me agradou mais isto ... a ver se o ECM recua e cola-se aos outros modelos, a zonal tem é que descer mais um bocado ....

Esperemos é que a run das 12h não traga os restantes modelos a virem atrás do ECM !