Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2014

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
Previsão da precipitação acumulada para a próxima semana:

3PvMnyq.gif

Mais de 200 mm para o Norte do País :rain:

Somos provavelmente a zona com mais precipitação do hemisfério norte :thumbsup:

eu ando a ver mal, ou o gfs preve um diluvio para o proximo fim de semana? chega a por 38mm em 3horas :/

Ainda falta muito, não me parece que chova tanto, ainda deve retirar qualquer coisa, mas será de facto uma chuvosa extremamente semana, em especial no litoral Norte, a média de Fevereiro deverá ser batida até dia 10. E começa já esta madrugada :rain:

Amanha na zona do geres / montalegre vai nevar de dia ou so durante a noite?

Olá sauran, bem-vindo!

As condições mais propícias para a queda de neve serão principalmente durante a tarde e início da noite de segunda-feira.

Amanha na zona do geres / montalegre vai nevar de dia ou so durante a noite?

Tens grande probabilidade de nevar quase todo o dia nesses locais a cotas acima dos 800 metros de altitude. Nevará mais durante a madrugada (previsto maior acumulados), mas durante o dia também deverás ter sorte:thumbsup:

Será que a precipitação ao chegar será logo em forma d neve? O que poderei esperar para Bragança?

Sinceramente tenho algumas dúvidas que acumule nas zonas mais baixas de Bragança, a cota não deverá baixar os 700/800 metros, logo está no limite para que se faça a festa...Mas em termos de precipitação a coisa até está razoável para o costume...
Frio em altitude e à superfície com valores próximos dos 0ºc...
Os modelos quando colocam precipitação em Bragança têm uma cota que possibilita que entre logo com neve, mas é muito arriscado esse tipo de previsões:p

Será que a precipitação ao chegar será logo em forma d neve? O que poderei esperar para Bragança?

À chegada da frente a cota estará muito alta, só nevará acima dos 1200m aprox., após o passo da mesma a cota irá descer bruscamente ao fim da manhã, podendo chegar aos 600/700m durante a segunda metade do dia. Creio que Bragança tem chances... Montalegre terá um bom nevão.

Pelo menos é assim que vejo esta situação.

Em Bragança será no limite. A cota deverá rondar os 700\800 metros, vamos ver. Em Montalegre acredito que quando começar a precipitar seja já sob a forma de neve, pelo que acredito numa boa acumulação.

Sinceramente tenho algumas dúvidas que acumule nas zonas mais baixas de Bragança, a cota não deverá baixar os 700/800 metros, logo está no limite para que se faça a festa...Mas em termos de precipitação a coisa até está razoável para o costume...
Frio em altitude e à superfície com valores próximos dos 0ºc...
Os modelos quando colocam precipitação em Bragança têm uma cota que possibilita que entre logo com neve, mas é muito arriscado esse tipo de previsões:p

Pois é isso que os modelos mostram e acaba por ser a única zona que terá sempre pelo menos iso 0° a 850hpa.

Tens grande probabilidade de nevar quase todo o dia nesses locais a cotas acima dos 800 metros de altitude. Nevará mais durante a madrugada (previsto maior acumulados), mas durante o dia também deverás ter sorte:thumbsup:

Obrigado pelas respostas. Parece que amanha irei dar umas voltinhas.. Braga, montalegre, pitoes de junias e tentar voltar voltar a braga por dentro do geres.

Mais uma run do GFS que mantem tudo igual. Muita água nos próximos 10 dias em especial no litoral Norte. Para o Algarve as coisas continuam muito más, e é incrível a diferença entre a precipitação no Minho e no Douro e no Algarve. Enquanto aqui podemos contar com mais de 200 mm nos próximos dias, no Algarve uns 20\30 mm já seria bom...

No meteograma da run das 12z a cota está nos 550m logo na entrada da precipitação, acho que vai ser uma noite para deitar cedo e pôr o despertador para as 4 da manhã!

a haver imersão termica nas proximas horas parece-me muito provavel que aí por bragança caia um bom nevão, para aqui as coisas estáo um pouco piores ainda assim parece-me possivel a cota ser muito mais baixa do que o previsto esta run das 12 do gfs veio baixar muito as temperaturas antes da entrada da frente, para a guarda também parece tudo garantido. Era importante que o vitorbaia desse tb a sua opinião de como estão a decorrer as suas previsões.

na torre já estão -4 e nas penhas -1 sinal de que ha ainda muito frio em altura muito importante agora será a inversão acontecer, excelente este mapa de temperaturas em superficie

12-778SP.GIF