:::::UPDATE:::::
A depressão Stephanie encontra-se neste momento centrada a Oeste de Viana do Castelo.
O sector quente avança por PT continental, uma frente quente está de momento a cruzar o interior centro, com uma advecção subtropical a proceder-se por todo o Sul e litoral centro/norte ( dew 12-15ºC).
A pressão atmosférica está inferior ao modelado na região norte e centro, e próximo ao modelado na região sul, o que indica um cavamento mais intenso do que o previsto pelo GFS06z.
O gradiente de pressão deverá manter uma circulação forte de S/SW.
O canal de massas de ar da eumetsat mostra neste momento uma língua de ar frio que se adentra pelo sector quente da depressão, a S/SE do centro, e em resposta surge actividade convectiva na proximidade da frente fria.
O canal de vapor de agua indica um dry slot acusado no sector SW da depressão, indicando um ambiente de intenso forçamento dinâmico e convergência frontal.
Durante a próxima horas as primeiras linhas convectivas deverão avançar pelo litoral norte e centro, num ambiente favorável a rajadas severas ou muito severas ( 120-150km.h), tornados e precipitação excessiva, por este motivo um primeiro polígono de situação severa iminente é colocado para o litoral N/C entre as 15 e as 18h.