Alguma indicação sustentada de que, a partir do próximo sábado, possa haver uma inversão na situação meteorológica no nosso país?
O Anticiclone dos Açores, segundo o que entendo nos modelos, terá uma nova vida a partir dessa data? Fazia bem a todos uns dias seguidos de tempo seco e com o sol a brilhar
Bons dias
.
De facto, e como dizia Sábado o diretor do IPMA (julgo que era diretor) na TV, desde meados de Dezembro que temos tido eventos semanais de "puro Inverno". Algo que já não estávamos habituados (talvez o mais antigos se lembrem de Invernos assim
). Perturbações e mais perturbações de SW/W/NW a entrar pelo continente. Muita atividade, de facto, no atlântico norte, com o mar alteradíssimo como consequência. Depressões com cavamento rápido ao atravessarem o atlântico, e com pressões ao centro da ordem dos 950 hPa. Temo que grande parte das praias da nossa costa oeste tenham ficado com um "layout" completamente diferente após todos este eventos
. A somar a isto tudo, solos saturados principalmente a norte, e barragens bem carregadinhas (bem bom, dá para uns valentes dias de sol na Primavera e Verão
)... No sul (Algarve), obviamente menos água...
Olhando aos principais modelos, esta semana que finda a primeira quinzena de Fevereiro parece querer continuar a tendência: zonal (principalmente mais no norte e centro), chuva, tempo húmido... Mas... a partir do fim de semana, altura em que entra a 2ª quinzena de Fevereiro, o padrão PARECE querer alterar, com o AA a ganhar força e a subir em latitude, empurrando a zonal mais para norte (pobre UK não se safa...
), o que poderia significar dias mais secos, temperaturas máximas a subir, e o tão desejado (para alguns) sol (que me perdoem os colegas Algarvios
).
Falta ainda muito tempo, mas o ensemble do ECMWF em quem eu tanto confio parece querer confirmar esta tendência, e julgo que depois de praticamente 2 meses de puro Inverno, já fazia falta a este país plantado à beira-mar uns bons dias de sol abençoados pelo AA, o nosso fiel compaheiro...
Bem sei que o fórum ficaria mais calmo, mas já teve muita atividade nestes últimos 2 meses
.