Boas tardes...
Para amanhã podemos ter outra vez alguma actividade convectiva, em especial no NW.
Sinóptica
Uma ondulação frontal complexa deverá aproxima-se de PT continental.
Em altura, uma short-wave deverá passar a norte durante a manhã e até inicio da tarde, seguindo-se uma segunda short-wave que passará também a norte durante a tarde e noite.
Á superfície, uma frente quente entra durante a madrugada, e uma massa de ar subtropical instala-se pelo litoral norte/centro avançando lentamente para o interior, empurrada por uma frente fria que desce lentamente de norte para sul.
No NW, durante a manhã a pluma de ar húmido interage com a 1a short-wave, próximo da frente fria geram-se uns 100-300J/kg de CAPE, e a previsão para o Porto de TT índex em torno aos 50 indica uma baixa/média troposfera algo turbulentas.
Shear forte está presente nos primeiros 6km, potenciado por um perfil rotacional nos níveis baixos e médios ( até 30-35m/s de 0-6km shear).
Fluxo intenso nos níveis baixos e médios também marca presença.
Dado isto são possíveis alguns focos convectivos pontualmente mais desenvolvidos, capazes de gerar precipitação excessiva ( potenciada pelo movimento lento da frente fria) e talvez alguma rajada marginalmente severa dado o shear/fluxo.
Apesar do shear rotacional o potencial tornadico é nulo devido ao fraco cape e gradiente térmico vertical limitado nos níveis baixos, devido á presença de uma camada de ar húmido subtropical algo homogénea nos primeiros 2-3km.
O risco primário associado a qualquer foco convectivo será essencialmente precipitação excessiva sob uma rede de drenagem fluvial já particularmente sobrecarregada.
Um nível amarelo é colocado na orla costeira, onde forçamento dinâmico nomeadamente convergência costeira e efeito orográfico garantem mais hipóteses de desenvolvimento convectivo.
Mais a sul, a 2a short wave ainda deverá afectar ligeiramente a pluma de ar mais energético durante a tarde..embora o timing da passagem da frente fria não seja consensual nos modelos, nem a intensidade da short-wave.
Admitindo que há uma coincidência entre a passagem da short-wave e a presença de ar ainda pré frontal na região, CAPE insipeinte deverá desenvolver-se e a dinâmica vertical algo similar á da região NW deverá favorecer alguns núcleos convectivos.
No entanto, ar mais quente em altura limitará o CAPE, pelo que não se espera organização convectiva.
Ainda assim poderá ocorrer alguma situação de precipitação convectivo-estratiforme excessiva, potenciada por mecanismos convectivos difusos.
Cinzento
- Aguaceiros e possibilidade de trovoada
( Precipitação por vezes forte potenciada por mecanismos convectivos em geral fracos)
Amarelo
- Aguaceiros e possibilidade de trovoada
- Precipitação pontualmente excessiva
- Rajadas ( marginal)