Boas...
Para amanhã teremos a passagem de uma frente fria com alguma actividade..
Sinóptica
Em altura uma vasta ondulação em altura aproxima-se de oeste, ar frio vai entrando em PT continental.
Na base da ondulação, uma short-wave com um lobo de forçamento dinâmico aproxima-se da região sul durante a tarde.
Á supeficie, ar razoavelmente quente e húmido, de caracter subtropical ( dew 12-14ºC), avança á frente de uma frente fria.
Durante a tarde há uma certa interacção entre a frente á superficie e o pequeno máximo de forçamento em altura, enquanto o aquecimento diurno deverá gerar em conjunto com a advecção fria em altura, alguma instabilidade ( 200-300J/Kg de CAPE).
É de refrir que em resposta ao aquecimento diurno o modelo coloca uns 50-100J/Kg de 0-2CAPE, representando uma baixa troposfera instável.
A nível dinâmico, preve-se shear fraco, ( 15m/s 0-6km) com o fluxo nos níveis médios perpendicular á frente, que poderá assistir numa intensificação da convergência nos níveis baixos.
Durante o meio da tarde o GFS chega a desenvolver um pequeno low level jet no sector pré frontal, o que em conjunto com o CAPE verificado nos primeiros 2km poderia assistir á evolução de algumas estruturas lineares ao longo da convergência frontal.
No interior, onde houvesse mais shear na mesoescala, poderiam mesmo surgir algumas funnels/trombas.
No entanto, a dinâmica em geral apenas permite a possibilidade de algumas rajadas não severas, e a evolução de funnels ou mesmo de uma landspout ( tromba) é demasiado improvável para garantir um nível amarelo.
Também a probabilidade de precipitação excessiva é baixa dado que as estruturas convectivas que surgirem não serão muito profundas...as chances de granizo também são baixas pela mesma razão, os topos convectivos não deverão conseguir interagir com o ar polar seco que estará presente acima dos 450hpa.
Cinzento
- Aguaceiro e possibilidade de trovoada