Boas noites...
Para esta tarde teremos outra pequena perturbação a trazer alguma instabilidade em especial ao NW.
Sinóptica
Entre uma dorsal no Atlantico central e uma area de baixo geopotencial no SW da Europa/PI, uma nova short-wave aprofunda-se e translada rapidamente para E/NE.
Á superficie uma nova margem frontal surge na fonteira de uma ejecção de ar subtropical no atlc central, separando o ar mais quente a sul do ar mais quente a norte.
A região frontal deverá ser inestabilizada, gerando-se um pequeno nucleo depressionário ( já visivel no canal infravermelho agora pelas 0230h).
Durante a tarde/noite para Sábado a bolsa ciclónica deverá passar a norte da Galiza.
Á superficie espera-se um regime de advecção quente, com ar maritimo a ser empurrado desde SW.
Em altura, ar frio associado á short-wave deverá garantir a desestabilização ao longo do sector quente, gerando-se algumas centenas de J/Kg de CAPE.
Em termos dinamicos espera-se shear em geral fraco a moderado ( 15-20m/s 0-6km) com algum caracter rotacional nos niveis baixos em especial no litoral da Galiza e do Minho.
Assim, espera-se alguma actividade convectiva mas tudo indica que a melhor dinamica ficará mais a norte.
Por outro lado, a advecção quente deverá acentuar-se durante a noite, periodo em que se aproxima a dorsal, com subsidencia/aquecimento nos niveis altos e médios.
A convecção que surgir deverá ocorrer num ambiente demasiado marginal para que seja colocado um nivel amarelo, no entanto algumas células mais organizadas poderão tentar surgir durante o fim da tarde, quando há uma janela de oportunidade que se verifica devido á aproximação do jet na periferia da dorsal, e de um impulso mais robusto de humidade Atlantica á superficie.
Algum granizo e uma rajada marginalmente severa poderiam verificar-se nesse caso,mas a probabilidade é demasiado insipente e é pouco provavel que as estruturas convectivas sejam robustas o suficiente para beneficiar do shear proporcionado pela chegada do jet de niveis altos.
Cinzento
- Aguaceiros e/ou trovoada