Névoa
Nimbostratus
Temperaturas mínimas vão chegar aos sete graus negativos
Hoje às 08:29
As temperaturas mínimas vão sofrer uma descida acentuada a partir de quarta-feira devido à passagem de uma massa de ar frio
"Hoje ocorreu uma subida da temperatura mínima, mas amanhã [quarta-feira] prevê-se uma descida acentuada, entre 4 a 6 graus Celsius, e na quinta-feira uma nova descida, de 2 a 4 graus", disse à agência Lusa a meteorologista Madalena Rodrigues, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com Madalena Rodrigues, para hoje prevê-se no continente períodos de céu muito nublado, com aguaceiros mais frequentes nas regiões do norte e centro, que a partir da tarde serão de neve acima dos 1000/1200 metros, diminuindo a quota para 400/600 metros com vento forte.
"Na quarta-feira, o tempo muda com a descida das mínimas, descida essa que vai continuar na quinta-feira, e depois vão manter-se baixas nos próximo dias, sendo negativas nas regiões do interior, em especial do norte e centro", indicou.
De acordo com Madalena Rodrigues, nas regiões do interior, as temperaturas mínimas podem atingir -3 e -5 graus e podem chegar aos -6 e -7 nas Penhas Douradas.
"No litoral, as mínimas vão variar entre 0 e 2 graus e no Algarve rondam os 4. Prevê-se apenas uma ligeira subida da mínima no dia 10 (terça-feira da próxima semana), mas depois voltam a descer", disse.
A meteorologista do IPMA disse ainda que o tempo frio e seco que vai afetar o continente deve-se a uma "massa de ar frio inserido na circulação de um anticiclone".
"Além das temperaturas mínimas baixas, está também previsto acentuado arrefecimento noturno e geada", disse.
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=4378391&page=2
O que esta meteorologista fala não coincide muito com a previsão de 10 dias apresentada pelo ipma, tendo o Porto como referência: de facto, mínimas entre os 0 e 2C até terça, mas a partir daí temos mínimas de 3 e 4C pelo menos até quinta, que é onde a vista alcança... talvez fosse melhor não ter falado para além de terça, mesmo sendo uma situação anticiclónica não se pode ter este grau de certeza.
Será ainda interessante observar as máximas que já a partir de segunda estão, nesta saída, na casa dos 14C, sugerindo também um enfraquecimento da situação.