Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2015

Ora bem semelhanças a 9 de janeiro de 2009 só se for o facto de ser sexta feira.... Há menos frio e menos precipitação modelada... Ainda assim mesmo em 2009 a precipitação prevista era pouca e acabou por cair um grande nevão por isso não excluo alguma precpitação e cotas 200\300 durante a manhã e 400\500 durante a tarde... Vamos lá ver se caem uns flocos por aqui, tal como aconteceu ontem... Mas convinha que fosse mais que ontem, porque era preciso um microscópio para os ver :angry:
 
  • Gosto
Reactions: actioman e timgomes
aqui no interior o que falta é mesmo a precipitação porque frio temos que chegue.

tive a dar uma volta nos emsembles e há varios se modelam um cenário semelhante a este
gens-2-2-30.png
isso seria bom demais...mas aguardemos a meteorologia ás vezes surpreende-nos
 
Ora bem semelhanças a 9 de janeiro de 2009 só se for o facto de ser sexta feira.... Há menos frio e menos precipitação modelada... Ainda assim mesmo em 2009 a precipitação prevista era pouca e acabou por cair um grande nevão por isso não excluo alguma precpitação e cotas 200\300 durante a manhã e 400\500 durante a tarde... Vamos lá ver se caem uns flocos por aqui, tal como aconteceu ontem... Mas convinha que fosse mais que ontem, porque era preciso um microscópio para os ver :angry:

quando falo em semelhanças refiro me á situação sipnotica, é verdade que o frio é menor, mas a precipitação naquele dia o gfs não esteve nada bem na modelação

gfs-2009010906-2-6.png
 
são situações tão especificas, que nem os modelos conseguem pormenorizar. Só mesmo na altura é que conseguiremos ter certezas.

Talvez as próximas saídas possam dizer algo mais principalmente à precipitação.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000
Boas ,

Atenção que o " IPMA " tem sempre dificuldade em determinar cotas com entradas frias de Leste . A 9 de janeiro de 2009 , a menos de 48 horas do evento , a cota que estava prevista era acima dos 600 / 700 metros de altitude .

P. S . - Infelizmente , não acredito em surpresas agradáveis , porém , estou a olhar pela janela e a ver muitas nuvens a entrar por NE , com uma temperatura de 4 graus , acho que sonhar ainda não é proibido .
 
Quase todos os modelos dão precipitação no período compreendido entre as 3 horas e as 9 da manhâ aqui para o noroeste peninsular.
Tanto os Snowforecast como o Freemeteo dão acomulações de neve.
Novo evento de neve se aproxima.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000
5l39ykp.jpg


A cada hora que passa aumenta a possibilidade de precipitação.
 
Esta actualização do GFS melhorou ligeiramente, colocando possibilidade para neve em serras como a Serra de Aire, Montejunto, Monchique e até uma ínfima possibilidade para a Arrábida. O Alentejo também tem hipóteses. :cheers:

XWUqeG9.png


2m5zcfk.png
Amanhã irei ao Montejunto reportar a presença ou não do elemento branco
 
Amanhã temos logo pela manhã cedo uma bolsa de ar frio ligeiramente instável a começar a atravessar o país de norte para sul.

DBns1IT.png


Poderia ser algo tipo 9 Janeiro 2009, mas parece que não é suficientemente instável.
Fica a sensação de que mais uma vez vamos morrer na praia, afinal já estamos habituados.
É pena, pois muitos ingredientes estão cá, e sabemos quanto difícil é reuni-los em Portugal.
De qualquer forma não deito ainda a toalha ao chão, isto de morrer, é para morrer de pé, com esperança até ao último instante.

Agora, realisticamente, até para manter alguma sanidade no tópico, é mesmo muito pouco provável haver surpresas a cotas baixas.
 
Amanhã de manhã está praticamente assegurada a ocorrência de precipitação no Minho, todos os modelos o prevêem, em quantidades reduzidas. Não dará para nevar ao nível do mar como em 2009 (que foi cerca de 2ºC mais frio em todos os níveis) mas não ficarei surpreendido se ocorrerem surpresas a cotas baixas, em zonas mais interiores.

Está em aberto a ocorrência de precipitação residual nas regiões do interior a Norte do sistema montanhoso (pouco provável) o que a ocorrer seria de neve a qualquer cota.

Ao longo do dia a área mais instável deslocar-se-á para Sul, podendo ganhar alguma força ao fim da tarde, devido ao aquecimento diurno, quando estiver mais ou menos na latitude de Lisboa. Não vai nevar na Grande Lisboa, porque não há frio suficiente para isso, entrará ar marítimo e a precipitação que ocorrer será durante o período mais quente do dia. Duvido que neve no alto de Montejunto e tenho quase a certeza absoluta que não nevará na Arrábida nem em Sintra (estão praticamente dentro do mar e o vento soprará de Noroeste).

Mais para o interior, prevê-se igualmente alguma precipitação no Ribatejo e Alto Alentejo. Nestas regiões, o afastamento ao mar poderá manter o ponto de condensação em valores baixos, permitindo uma réstia muito ténue de esperança para ver qualquer coisa a cotas baixas. Em princípio tal não deverá acontecer, exceptuando na região de Portalegre (se a precipitação lá chegar).

Resumindo, na minha opinião pessoal amanhã as cotas de neve serão as seguintes:

Minho (princípio da manhã): 0/200m em zonas interiores e mais uns 200m próximo ao litoral;
Interior a Norte do sistema montanhoso: qualquer cota (precipitação muito pouco provável);
Alentejo (princípio da noite): 400/600m, com possibilidade de milagres localizados se a intensidade da precipitação foi maior do que a prevista;
Restantes locais: não neva.
 
Última edição: