Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2013

Neve na Serra da Estrela muito provável na madrugada e manhã de sábado (19). Depois entra em regime de aguaceiros. No domingo já não haverá nada. Isto no GFS de hoje.

O europeu não coloca grandes esperanças no sábado mas sim no domingo pela parte da tarde.
 
e para a Madeira o melhor que se arranja é o anticiclone deixar de estar centrado na região e passar mais para oeste. Não será suficiente para as frentes frias alcançarem a ilha mas permitirá os tais aguaceiros nas vertentes norte. As temperaturas embora suaves vão descer também.
 
Efeito rotunda no distrito de Aveiro :p

201301161000zprevisao18.png


Pode ser que alguma se lembre de se achegar para aqui
 
Finalmente algo de giro para o sul..:D

6f/Sab teremos a chegada de uma nova pluma de ar quente, associada a uma depressão com varios nucleos que vai atravessar a PI.

Alguns modelos e perturbações ensembelisticas colocam uma situação de ciclogenese algo intensa associada ao establecimento sobre a principal faixa baroclinica/frontal de um amplo campo de forçamento dinamico nos niveis médios e altos.

Massas de ar + Frentes:
LoffX.jpg


Divergencia aos 500hpa
XnTNn.jpg


( A vermelho divergencia e a azul convergencia, nota-se bem a tipica assinatura com muita divergencia no bordo leste e convergencia a oeste)

Velocidade vertical aos 700hpa

NaUq5.jpg


( Como acima reparem no alinhar perfeito entre os campos de divergencia e a velocidade vertical, com amplos campos de ascensão sobre Pt e Es e uma bolsa subsidente a oeste, que reforça a convergencia no sector frio e portanto activa a frente fria)


Portanto...poderá sair dali algo interessante, e dado o trajecto da depressão a cruzar o centro/centro-sul poderemos ter animação um pouco por todo o lado.
No sector norte da depressão, onde há ar frio vindo de E e NE, poderemos ter mesmo bastante neve nas cotas médias/médias altas das terras altas do interior NE e centro fruto do arraste em altura de ar mais humido que ascende no sector quente e que precipita no seio da massa fria.


Bem.. aqui o Ensemble para Lisboa ( GEFS06z), com algumas perturbações bastante generosas...


evM3d.jpg



A VER VAMOOOOS:rolleyes::p
 
Sim, as isobaras retorcem-se um pouco, não será apenas uma frente fria a varrer a parte litoral sul do território. Mas obviamente só em nowcasting. :D
 
Entrámos já num ciclo de dias bem molhados, sendo que o período de 6ª-feira para Sábado, será para já o mais importante, como aqui já referiram, devido à existência de uma depressão "secundária" a atravessar o país:




Este sistema, e as suas frente associadas, terão bastante precipitação, com um fluxo muito húmido bem ajudado a precipitar pela orografia, dado ser do quadrante Oeste.
Vão-se atingir acumulados muito generosos, em especial claro nas serras do Minho.


Precipitação prevista pelo GFS desde as 12h de 4ª-feira até às 12h de Sábado:




O grosso da precipitação (na prática, quase toda...) ocorre ainda no sector quente, como normal "infelizmente".
A queda das temperaturas à passagem da frente fria será bastante importante, e assim poderá a cota de neve no Sábado chegar a rondar uns 500m (mais coisa menos coisa) no limite no interior Norte. Mas...

Esse limiar será mesmo no final da precipitação mais generalizada, quando começa a escassear o frio em altitude, e portanto a escassear a instabilidade, ou seja, quando a precipitação começa a ficar retida nas serras a Norte. Resumindo... Pouca probabilidade de ocorrer precipitação nesse período mais frio...

A zona mais beneficiada para cotas médias/"baixas" talvez seja a zona de Montalegre, onde quando o frio nos níveis baixos entra, ainda se mantém alguma chance de aguaceiros. Quem sabe algum aguaceiro ocasional de neve a uns 400-600m, com bastante sorte claro. Já na zona de Bragança, fiando no GFS, nesse período mais frio, caso ocorresse precipitação a cota até poderia andar facilmente abaixo dos 500m, mas a sua ocorrência é muito pouco provável. A "sina" normal...
:)
 
GFS em modo tractor... -30 - (-13) = 17º de diferença... Este sábado está a ficar muito interessante e não me fio naqueles mapas de precipitação. Estou a falar naturalmente do centro sul e sul do país.

130119121612.gif
 
Sem perder de vista os Açores. Também eles serão abraçados pela iso 0ºC o que no meio do atlântico não é muito habitual. O dia de domingo já não terá muito que ver com o sábado. As temperaturas também vão baixar bastante por lá.
 
Vai lá vai que até a barraca abana..:D

m0Rxv.jpg


Todos os modelos operacionais e boa parte dos ensembles ( GEFS/EPS) apontam para uma boa ciclogenese.

Teremos de seguir isto com atenção, o padrão em altura e a formação de uma saudavel região de frontogenese á superficie são favoraveis a que possam haver flutuações mais rapidas e imprevisiveis de intensidade, nomeadamente no sentido de fortalecer a depressão.

Vai ser uma analise essencialmente de nowcast, embora amanhã já deva dar para ter uma ideia global e mais precisa de como o estado do tempo será afectado por esta depressão.