Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2013

media dos ensembles do europeu para 144h

EDM0-144.GIF

praticamente todo o canada debaixo da iso -24 o que faz com que as depressões originarias na terra nova arrastem muito ar frio para o atlantico

EDH0-72.GIF

esta saída do europeu é muito boa neve em grandes quantidades a cotas médias, alguém tem acesso ao frio em altura nas runs do europeu?

O momento mais frio segue abaixo, e com precipitação no nordeste. Com as temperaturas abaixo de -2ºC a 850 hpa e dos -30ºC a 500 hpa, a cota de neve deverá rondar os 600/800 m. Ainda falta tempo, mas a média do ensemble até está ligeiramente abaixo da operacional (cerca de 0,5 a 1ºC).

Oe99C.png

9B7oc.png

3ToDK.png

01QjE.png

Com uma oestada dessas é complicado haver cotas abaixo de 800-1000m pois há um massivo transporte de ar quente e humido nos niveis baixos desde o oceano, que ainda é maior dado o vento intenso previsto ( facilita a troca de calor oceano-atmosfera).

Por outro lado, por cima dos 1300-1500m poderá nevar massivamente, é só a iso 0 manter-se a essas cotas e poderemos ter acumulações muito significativas.

Os perfis verticais para o Porto não estão muito animadores para a neve, com a iso 0 diversas vezes acima dos 2000m ( aprox 800hpa).

S1aSZ.jpg

No entanto parece surgir alguma instabilidade nos niveis médios ( TT e LI) que em conjunto com o forçamento dinamico e orografico deverão gerar muita precipitação ( até porque há muita humidade em todos os niveis).

Eu acho que não há a mínima possibilidade de nevar no Porto...pelo menos neste evento que se aproxima!

:D
Eu usei o Porto como amostra para a região norte, até porque á escala da atmosfera, os 150km que vão do Porto á fronteira são pouco importantes.
( Embora claro, em algumas situações sejam importantes, mas neste caso não pois estamos perante um padrão de larga escala)

:D
Eu usei o Porto como amostra para a região norte, até porque á escala da atmosfera, os 150km que vão do Porto á fronteira são pouco importantes.
( Embora claro, em algumas situações sejam importantes, mas neste caso não pois estamos perante um padrão de larga escala)

No caso do Nordeste Transmontano esses 150 Km fazem toda a diferença!:D Sim , mas entendi a tua análise!

desde que neve em pitoes das junias (1220 metros), ja fico muito contente..
vou la estar de segunda as 15h ate sexta as 12h ;)

a ideia é passar uma semana com a esposa numa casinha (alugada) no meio da neve numa aldeia historica, espero ter sorte...

Vamos la ver as cotas , pois como estou de ferias estava a pensar ir com a maria a uma serra para ver a neve e quiça a neve a cair :thumbsup:

Estavamos a pensar ir á serra da estrela mas se calhar vai cair muita neve nao ?

desde que neve em pitoes das junias (1220 metros), ja fico muito contente..
vou la estar de segunda as 15h ate sexta as 12h ;)

a ideia é passar uma semana com a esposa numa casinha (alugada) no meio da neve numa aldeia historica, espero ter sorte...

Somos dois.:D

Desde que neve a cotas baixas sítios como Baião / Marão / Salto é sinal que em Pitões e restantes sítios devem ter uma grande acumulação :w00t: