Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2013

Agressiva a discussão do Estofex, não põe de parte a ocorrência de um Sting jet (fenómeno difícil de prever e que ocorreu na Tempestade do Oeste em 2009 )


... Portugal and far NW Spain ...

The main show likely will be a heavy rain/wind event with limited DMC probabilities. Positive tilt of this impulse keeps CAPE values on the lower end side despite rich LL moisture spreading ashore. Favorable dynamics and upper-level support cause a prolonged period with heavy rain, but embedded convection seems unlikely. The focus however will be the passage of the cold front and occlusion beyond midnight. Expected phase diagrams and impressive dynamics point to a potential warm seclusion event with an active back-bent occlusion/potential sting jet, so the main concern will be 03Z onwards:

a) the cold front may consist of a forced line of shallow convection (EL temperatures shy below -10 °C) within a 30 m/s 850 hPa background flow. Severe wind gusts will be the main risk and I don't want to exlcude an isolated tornado event due to rapidly increasing LL shear along the coast.

b)the back-bent occlusion approaching the W coast of Portugal thereafter (around 06Z onwards). GFS hints at 30-35 m/s winds just above the BL with mixed maritime Atlantic air mass spreading ashore. The concern exists for a concentrated swath of severe to damaging wind gusts.

Low confidence in any electrified activity kept lightning probabilities low (offshore) or non-existent (onshore), so a level 1 for the wind risk with the aforementioned cold front should cover that risk for now. The eastern edge of the level 1 depicts the rough cold front position at 06Z. Please keep in mind that this level area does not cover the winds of the occlusion due to missing convection.
http://www.estofex.org/
 
Afigura-se um evento memorável. Veremos que memórias deixará...
Não é comum ver imagens, como as já postadas, de Portugal inteiro sobre chuva q.b., com mais incidência a norte, e o vento com grande intensidade.

Estou também curioso quanto à entrada fria. Noutros anos tivemos Siberianas com muito frio mas regra geral secas. O evento do fim de semana passado foi muito fraco. Agora é diferente. Gosto de ver a dam528 sobre o Minho e Trás-os-Montes, acompanhada de precipitação. Sinal de cota muito baixa (para não avançar um valor redondo que me venha a arrepender :D ). A 108h... ainda falta muito tempo, mas é uma possibilidade.



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P.s: Infelizmente não posto tanto como gostaria, mas todos visito esta casa. Gosto, muito sinceramente, de ver as análises dos experts da casa, dá gosto. Continuem :thumbsup:
 
Esses casos que referes de poder haver danos é para zonas costeiras certo?

Em especial regiões costeiras, zonas expostas, e terras altas nomeadamente expostas ao quadrante maritimo:thumbsup:
 
Agressiva a discussão do Estofex, não põe de parte a ocorrência de um Sting jet (fenómeno difícil de prever e que ocorreu na Tempestade do Oeste em 2009 )


http://www.estofex.org/

Se fores ver a humidade aos 700hpa e a temperatura aos 300hpa nota-se bem a assinatura tipica de um sting, com ar muito seco e em aquecimento a descer sobre o centro , impelindo uma lingua de ventos até 160km.h aos 850hpa.
http://www.estofex.org/modelmaps/browse_gfs.php?time=36&dtg=2013011718&type=300
http://www.estofex.org/modelmaps/browse_gfs.php?time=36&dtg=2013011718&type=850

O padrão da divergencia aos 500-600hpa tambem é sugestivo, com muita divergencia no sector leste e convergencia a W e SW do centro.

Já agora, a referencia á back bent occlusion é interessante, e se houver um bom transporte de ar quente de retorno para o sector W do centro poderemos ter bastante convecção devido ao ar muito frio aos 500hpa e á presença de uma dinamica em altura ainda suportativa dos movimentos verticais..

Acho muito curioso como os modelos teem modelado tão bem e detalhadamente esta depressão...optimo performance.
A ver como é que a coisa evolui...
 
Pelo satélite parece-me um evento cheio de precipitação forte e vento localmente intenso por vezes. Trovoada e provavelmente depois neve a cotas médias, mas não abaixo dos 400 metros junto à costa.

Interessante! Neste momento sigo também com uma tempestade aqui na Islândia. Aproveitem aí o facto de receberem uma depressão em cheio! Nós aqui apanhámo-las todas as semanas!

Mas posso dizer que este inverno o ar frio aqui, está muito fraquinho. Portanto não contem muito com as entradas frias, porque nem aqui têm causado muita frio ou neve.
 
Poderá haver inversao barometrica? 980 mb é muito baixo nao é?:huh: Vou estar de olho no barometro aneroide que mais ninguem aqui deve ter :D
 
Poderá haver inversao barometrica? 980 mb é muito baixo nao é?:huh: Vou estar de olho no barometro aneroide que mais ninguem aqui deve ter :D

Inversão barometrica, o que é isso?! É tipo.. altas pressões relativas em altitude e baixas pressões à superfície? É como uma baixa térmica no Verão??

E um back bent, o que é? Significa que o lado quente da depressão dá a volta ao centro dela, e junta-se por trás à frente fria?

Se alguém me puder esclarecer, desconheço os conceitos.. :)
 
Boas

Os modelos apontam para uma situação metereologica complicada para as proximas horas.

No meu causo , esta situação está a causar-me particular preocupação :(motivada por uma deslocação esta noite de Loulé (saida ás 19h) a Barcelos, pois este fim de semana irei participar numa prova desportiva (BTT) na zona de Barcelos.

Percorrer todo o pais de Sul para Norte nao deverá ser hoje o mais aconselhado, porem é necessario.
 
Estranho...
há uma divergência entre os 2 modelos, GFS e ECMWF ! a 24h !

reparem nas cartas para as 0h de sábado (faltam 14 horas)

o GFS cava a 980 hPa
o ECMWF a 990 hPa

estes 10 hPa fazem diferença.
Seja como for vamos ter uma noite/madrugada e manhã com "animação".

Estranho é que a visibilidade dese evento na comunicação social seja reduzida (para o perigo do evento). Será que as notícias (menos boas) do "FRIO" da semana passada que geraram um flop, fazem agora dar menos atenção a este evento.
 
Critérios dos Avisos do IPMA:

- Vento:
> Amarelo: 70 a 90 km/h de rajada máxima;
> Laranja: 91 a 130 Km/h de rajada máxima;
> Vermelho: > 130 km/h

- Precipitação:
> Amarelo: 10 a 20 mm/h; 21 a 40 mm em 6 horas
> Laranja: 21 a 40 mm/h; 41 a 60 mm em 6 horas;
> Vermelho: > 40 mm/h; > 60 mm em 6 horas;

Alguém ainda acha que existe razão para alertas vermelhos ?

Em relação aos modelos parece que após este fim de semana, não existe grande coisa de interessante, ao contrário do que eu esperava para o final do mês, mas a ver vamos que isto ainda pode dar muitas voltas !
 
Sim, ainda diferem os dois, GFS e ECM.

aFk7M.gif


O UKM e o CMC estão mais próximos do GFS, embora não tão agressivos.