Brunomc
Nimbostratus
Irpsit, trovoada dispersa ou localmente forte?! Não me parecem favoraveis a algo "em grande" os valores do CAPE e Li...
Parece ser trovoadas dispersas entre as 00h e as 12h de amanhã, mais no centro e sul
Irpsit, trovoada dispersa ou localmente forte?! Não me parecem favoraveis a algo "em grande" os valores do CAPE e Li...
Estranho, a previsão da ondulação do IPMA para amanhã, só 2 a 3 metros na costa sul, quando o Windguru coloca ondas de 5 a 6 metros. A ver se chove uns 10 mm, mas mesmo assim parece-me que o mês de Janeiro vai ser mais um mês abaixo da média aqui pelo Algarve.
Acho que o mais importante deste evento vai ser mesmo precipitação intensa e trovoadas.
O vento também será violento por algumas horas, mas não creio que nada de extraordinário (excepto eventuais tornados).
Relembro ainds que uma pressão de 980mb não é de todo rara em Portugal. Depressões no Atlântico podem atingir pressões mesmo muito mais baixas, até aos 930mb. 980mb é pouco. No entanto se houver bastante gradiente de pressão, o vento pode ser sempre tempestuoso.
Não creio que vá ser um evento muito frio após a passagem da depressão. Neve nas terras altas, mas nada de anormal para uma situação de Janeiro.
Boas Tardes!!
O site do estofex.org, diz que poderá haver possibilidade de haver TORNADOS e rajadas de vento muito fortes. A frase que confirma esta veracidade é:
A level 1 was issued for Portugal and extreme W-Spain mainly for severe wind gusts and an isolated tornado risk. There exists the possibility for a damaging wind event during the end of the forecast period over parts of Portugal.
Se algum dos membros quiser aprefeiçoar o aviso emitido para Portugal no site estofex.org, já que o IPMA não é como os sites meteoroógicos dos EUA era preferivel.
É comum o Estofex referenciar o risco de tornados praticamente em todos os eventos meteorológicos.
A sinóptica associada a este evento é extrema, existem inúmeros factores de risco, mas a probabilidade da ocorrência de tornados é baixa.
Ora viva,
Alguém me pode dizer o ponto de situação atmosférico neste momento e para as próximas horas?
Quero com isto perguntar se ainda demora muito a depressão a ganhar forma, pois pelo satélite dá para reparar numa massa de nuvens e as duas massas de ar.
Obrigado.
Cumps,
rfilipeg
O modelo do Centro Europeu aponta para um "afundamento" da Tropopausa em Lisboa, dos 220 hPa (cerca de 11.000 mt) em 18 de Janeiro às 12 h, para os 420 hPa (cerca de 6.800 mt) em 19 Janeiro às 12 h...é mais um elemento a considerar no comportamento de todo este campo.
Sábado vou fazer uma actividade de alta montanha para a Serra da Estrela, estou a contar com forte queda de neve acima dos 1600m.
pedia ajuda na descrição da quantidade de neve que poderá acumular entre as 9 e as 17h de sábado.
Stormy, David, Vince ...
Sábado vou fazer uma actividade de alta montanha para a Serra da Estrela, estou a contar com forte queda de neve acima dos 1600m.
pedia ajuda na descrição da quantidade de neve que poderá acumular entre as 9 e as 17h de sábado.
Stormy, David, Vince ...