Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2013

Foi publicada uma actualização no Estofex relativa a este evento.
Será que algum entendido a poderia clarificar aos leigos?
Cumprimentos!!!

Pelo que diz o pessoal do Estofex, e da forma mais resumida possível, este evento:

- Vai passar-se basicamente em duas fases
- Primeiro a passagem da frente fria
- Depois o pós-frontal com vento severo
- A frente traz consigo a POSSIBILIDADE de ocorrência de tornados (pois há condições favoráveis)

Agora não me confundam "possibilidade" com "certeza". :) Nada a ver.

Apelo à calma, estamos todos aqui pelo amor à meteorologia:thumbsup:

---

O posicionamento da depressão parece-me ligeiramente acima daquilo que se esperava e por isso o pior deverá estar entre o litoral norte (Viana do Castelo) e o litoral centro (Lisboa).

Cartas actualizadas com a saída das 12h do GFS:

00h de 19.01
190100h.jpg

06h de 10.01
190106h.jpg
~

12h de 19.01
190112h.jpg

Uma nota para o centro da depressão que se localizará pelas 12h na zona cantábrica (norte de Espanha). O fluxo será marcado e o norte do território será afectado com uma corrente forte de norte - o vento deverá ser muito forte nas terras altas nessa altura.

Pelo que diz o pessoal do Estofex, e da forma mais resumida possível, este evento:

- Vai passar-se basicamente em duas fases
- Primeiro a passagem da frente fria
- Depois o pós-frontal com vento severo
- A frente traz consigo a POSSIBILIDADE de ocorrência de tornados (pois há condições favoráveis)

Agora não me confundam "possibilidade" com "certeza". :) Nada a ver.

Thanks Lightning;)

O posicionamento da depressão parece-me ligeiramente acima daquilo que se esperava e por isso o pior deverá estar entre o litoral norte (Viana do Castelo) e o litoral centro (Lisboa).

.

Pela imagem de satélite, também me parece que a depressão está um pouquinho mais a Norte. Ou estarei a ver mal? Ainda não se precebe bem o trajecto que vai tomar, mas parece-me mais a Norte...

Pela imagem de satélite, também me parece que a depressão está um pouquinho mais a Norte. Ou estarei a ver mal? Ainda não se precebe bem o trajecto que vai tomar, mas parece-me mais a Norte...

Agora saber que precipitação a frente deixará por aqui. A meu ver vai ser muito pouca coisa...Na actualização do GFS a precipitação mais forte faz um trajecto Noroeste/Sueste do Norte de Lisboa para a serras a norte de Sevilha. No geral a sul de Lisboa a precipitação andará entre os 10 e os 15mm, só nas zonas fronteiriças junto ao Guadiana se poderá ver mais qualquer coisa com um possível reactivar da frente.

queria mais uma vez pedir ao david sf se fosse possível postar o frio em altura e geop para segunda e terça do europeu é que nós aqui no centro estamos no fio da navalha para já o europeu parece não ir atrás do gfs

Apelo à calma, estamos todos aqui pelo amor à meteorologia:thumbsup:

---

Cartas actualizadas com a saída das 12h do GFS:

00h de 19.01
190100h.jpg

06h de 10.01
190106h.jpg
~

12h de 19.01
190112h.jpg

Uma nota para o centro da depressão que se localizará pelas 12h na zona cantábrica (norte de Espanha). O fluxo será marcado e o norte do território será afectado com uma corrente forte de norte - o vento deverá ser muito forte nas terras altas nessa altura.

Boa noite,

Esta situação da depressão passar mais acima do esperado, significa que abaixo de Lisboa, o vento será menos intenso/com rajadas menos fortes??

Obg

Boa noite,

Esta situação da depressão passar mais acima do esperado, significa que abaixo de Lisboa, o vento será menos intenso/com rajadas menos fortes??

Obg

Apenas que, a confirmar-se o que os modelos mostram, as condições mais severas deverão estar acima da costa Lisboa, o que NÃO invalida que hajam condições gravosas até ao litoral Algarvio.

---

Aviso MeteoPT
As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
Para previsões, avisos e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do IPMA, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.

queria mais uma vez pedir ao david sf se fosse possível postar o frio em altura e geop para segunda e terça do europeu é que nós aqui no centro estamos no fio da navalha para já o europeu parece não ir atrás do gfs
Não são as cartas do ECM que solicitas, mas é mais um elemento para a discussão. Importante.
O modelo canadiano GEM tem sido para mim, um modelo muito "certinho" nas últimas 2/3 semanas. por exemplo, essa enorme depressão foi projectada com maior antecedência por este mesmo modelo.
Isto para dizer, que está bem optimista. Era bom que fosse esta a realidade na Terça-feira.
gem-0-90.png

gem-0-96.png

gem-0-102.png

A iso 0 a 850hPa sempre por perto.

boas noites.
pessoal desculpem la mas já estamos no evento em si? eu não vejo nada d especial. o vento ta morado a fraco e a chuva... eh pah, de vez em quando cai mas nada de especial. aguaceiros curtos curtos e fracos.
era isto que esperávamos? :huh:

Parece que a noite aqui no Fórum vai ser bastante animada:)
Tenho andado a ver imagens de satélite e o radar do IPMA e não consigo distinguir zonas em que se possa dizer que a precipitação seja intensa. Excepção à imagem de radar das 20:30 que mostra bastante chuva a sul de Lisboa.
No satélite até me parecem haver bastantes "buracos" na camada de nuvens em frente à nossa costa norte.
Quanto ao vento a história já parece ser outra. A intensidade tem vindo a aumentar bastante aqui por Sintra.
Podemos concluir que o vento será a única preocupação ou juntamos-lhe também a precipitação?