Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2013

As atenções estão centradas neste episódio de mau tempo.
Análises sobre modelos para 2ª, 3ª feira e adiante tem de ser feitas de forma algo cautelosa, ainda para mais se são baseadas nas saídas intermédias do GFS das 6h e das 18h.
A evolução desta depressão irá tem repercussões no que se passará a seguir.
A esta hora ainda não há certezas definitivas sobre quão baixa será a pressão no seu centro, nem qual será o seu percurso a 100%. Ligeiros desvios nestes parâmetros vão ditar o que sucederá ao ar frio que nos poderá afectar.

2013011800h024sp00sfc.jpg

2013011800h030sp00sfc.jpg

Se estas cartas forem muito aproximadas à realidade, teremos um substancial agravamento do tempo ao final da tarde nas zonas mais litorais, quer em chuva (que ainda estará a ser fraca a moderada) quem em vento. A partir das 22h\24h serão as regiões abaixo do Rio Douro, nomeadamente abaixo de Aveiro, as mais afectadas.

Vai começar a hora do "nowcasting", ou previsão do presente imediato (0-6h) no que concerne à meteorologia...:D

O IPMA já coloca ondas 4 a 5 metros no barlavento, embora até ao Cabo de Santa Maria vai ser essa a ondulação. Os avisos estão a fazer-me confusão, então nos distritos de Santarém e Évora nem vai fazer vento, que nem aviso têem, se Leiria e Setúbal estão em aviso vermelho para o vento. Então, segundo o Foreca o vento em Sagres terá a mesma velocidade que em Sines cerca de 68km/h e onde está o aviso vermelho no distrito de Faro para o vento, e normalmente em situações destas, já tenho visto rajadas de 120 km/h ou mesmo de 150 km/h por aqui.

Há 2 candidatos a Bear Grylls por aqui... depois logo vemos essas expedições do Gerês e da Serra da Estrela no Discovery Channel...

Na madrugada vamos ter vento inicialmente de sudoeste o que deve trazer os tais 4-5 metros a toda a costa sul mesmo até de manhã cedo.

Sábado vou fazer uma actividade de alta montanha para a Serra da Estrela, estou a contar com forte queda de neve acima dos 1600m.
pedia ajuda na descrição da quantidade de neve que poderá acumular entre as 9 e as 17h de sábado.

Stormy, David, Vince ...

Realmente como já disseram, não sei que actividade vais fazer, mas convém mesmo ponderar a sua realização e no caso de a fazer ter bastante cuidado.
Apesar da neve também poder ser uma preocupação, pois Sábado à tarde já deve estar a nevar em cotas altas, a precipitação já não será muita, e o maior perigo é mesmo o vento.

Como o GFS aponta, ventos médios acima de 110km/h (imagina as rajadas...) aos 850h/Pa, e isto é uma depressão muito cavada, ou seja, esse nível está a cerca de 1100/1200 metros de altitude apenas, pouco mais de metade da altura da serra.

Ou seja, vento médio e rajadas ainda mais fortes a cotas superiores serão de esperar.

Realmente como já disseram, não sei que actividade vais fazer, mas convém mesmo ponderar a sua realização e no caso de a fazer ter bastante cuidado.
Apesar da neve também poder ser uma preocupação, pois Sábado à tarde já deve estar a nevar em cotas altas, a precipitação já não será muita, e o maior perigo é mesmo o vento.

Como o GFS aponta, ventos médios acima de 110km/h (imagina as rajadas...) aos 850h/Pa, e isto é uma depressão muito cavada, ou seja, esse nível está a cerca de 1100/1200 metros de altitude apenas, pouco mais de metade da altura da serra.

Ou seja, ventos e rajadas ainda mais fortes a cotas superiores serão de esperar.

Isso para um homem da serra é uma brincadeira de crianças!:D Não sei se o Norther está de todo ciente do tempo que poderá encontrar ou se já vai a contar com isso...isso serão praticamente as condições de uma forte nevasca polar mas tem uma atenuante, as temperaturas não serão assim tão baixas. O windchill esse será de certo negativo e o vento será mais preocupante em zonas abertas e expostas ao quadrante dominante.
Bom estamos para aqui a falar e isto se calhar é uma situação perfeitamente normal para ele;)

GFS12z nos 975hpa, vai na onda do WRF do Meteogalicia.

A depressão vai entrar directamente por cima do litoral norte, os ventos mais fortes serão registados entre o Porto e Lisboa, com especial enfase ás Serras do centro, e litoral entre Aveiro e o C. Carvoeiro, onde as rajadas ao inicio da manhã poderão atingir ou superar os 130-140km.h.

Precipitação localmente intensa e algumas células convectivas localmente capazes de produzir ventos fortes e aguaceiros fortes tambem são esperados.

A analise actual á pressão atmosferica mostra um desvio de -0.5 a -1hpa face á pressão prevista pelo WRF no Porto e em Lisboa, e a analise de Satelite indica já movimentos de forte levantamento/ascensão a NW do centro depressionário, alguns rebentamnetos convectivos na frente fria e o dry slot a nascer a WSW do centro, este comportamento suporta o agravamento que o GFS12z modela.

Esta situação é grave, aconselho que se preparem para a eventualidade de ocorrerem danos estruturais especialmente em construcções mais fracas, perigo de cheias especialmente em meio urbano e na faixa costeira, cortes de electricidade, arvores caidas e corte de estradas, nomeadamente nos distritos entre o Douro e o Tejo.

Aconselho tambem que em caso de duvida contactem os bombeiros nas vossas localidades, ou consultem o site da protecção civil.

Pronto obrigado finalmente alguem que responde á minha pergunta ;)

Não se passará nada na Madeira! Nem a nível de chuva nem vento! A depressão estará demasiado afastada. Apenas é de esperar alguma precipitação fraca a moderada e mais na região Norte devido à frente fria associada à depressão mas que chegará já muito debilitada à região a Madeira.

Sábado vou fazer uma actividade de alta montanha para a Serra da Estrela, estou a contar com forte queda de neve acima dos 1600m.
pedia ajuda na descrição da quantidade de neve que poderá acumular entre as 9 e as 17h de sábado.

Stormy, David, Vince ...

Ah valente...:D!!!! Eu não sou muito entendido mas Sábado das 9 as 17 digamos que a coisa nao vai estar muito famosa ou vista de outro prisma vai estar famosa de mais agora para fazer atividade de alta montanha....bem desejo-te boa sorte!

Não leves a mal o que estou a dizer :thumbsup:

Não se passará nada na Madeira! Nem a nível de chuva nem vento! A depressão estará demasiado afastada. Apenas é de esperar alguma precipitação fraca a moderada e mais na região Norte devido à frente fria associada à depressão mas que chegará já muito debilitada à região a Madeira.

Obrigado ! ;)

Tinha agendada uma caminhada/trekking de Xertelo (Montalegre) ao Pico da Nevosa, c/ 1548m,(tb Montalegre), para amanhã, sábado... mas foi cancelada, devido ao agravamento das condições meteorológicas... chuva e vento forte/muito forte, associados à queda de neve, consoante a altitude...:surprise:

Que tristeza, a bolha de ar frio insiste em ir para Espanha de acordo com a run 12h do gfs na próxima terça feira.

Se tiveres em conta que este Inverno ainda não tiveste nenhum acontecimento de neve significativo, se tiveres em conta que isto é Portugal não Espanha, se tiveres em conta que a ISO 0/-2 ENTRE O 21 E 23 vai estar por cá com grande possiblidade de precipitação e se tiveres em conta que ambos os modelos mostram isso acho que ficas triste com pouco....:)

Agora o panorama já foi melhor quanto à cota, pois os modelos chegarm a mostrar 300 metros no entanto continuam a mostrar uma cota que pode ir até os 600 metros. Acho que não é assim tão mau.