Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2013

Estamos no momento mais frio do ano. Os dias estão a crescer. Parece que vem aí uns dias de chuvisco e tempo fresco. Nada como a boa Meteo Galicia para explicar a coisa em duas frases, e sem nenhuma excitação:

"Predición Medio Prazo
Comentario xeral para Galicia:
O vindeiro período virá caracterizado polo tempo inestable, con nubes e probabilidade alta de chuvia. Para a vindeira fin de semana persisten as chuvias e descenden as temperaturas."
 
para já esta entrada fria parece ser um fiasco apesar de ainda haver margem para que algumas coisas mudem, o modelo chinês é dos poucos que ainda acredita numa entrada mais favorável para Portugal

cma-0-144.png


Agora que se deu o aquecimento estratosferico houve um recuo enorme por parte da previsão sazonal para janeiro, reparem na anomalia de pressão a norte inclusive na Gronelândia a acreditar neste recuo e depois de já estarmos no mês de Janeiro e isto ainda não ser ter verificado seria necessário uma mudança enorme de padrão para criar tais anomalias, isto partindo do principio que as previsôes estariam certas o que é para já uma incógnita.

glbz700MonInd1.gif
 
Mas é curioso esse aviso do agora IPMA na comunicação social quando no site e nas previsões a 10 dias nada se vê, pelo menos para a região da Grande Lisboa e nomeadamente no que diz respeito ao frio. :huh:
 
para já esta entrada fria parece ser um fiasco apesar de ainda haver margem para que algumas coisas mudem, o modelo chinês é dos poucos que ainda acredita numa entrada mais favorável para Portugal



Agora que se deu o aquecimento estratosferico houve um recuo enorme por parte da previsão sazonal para janeiro, reparem na anomalia de pressão a norte inclusive na Gronelândia a acreditar neste recuo e depois de já estarmos no mês de Janeiro e isto ainda não ser ter verificado seria necessário uma mudança enorme de padrão para criar tais anomalias, isto partindo do principio que as previsôes estariam certas o que é para já uma incógnita.

Quanto á entrada fria, é dificil prever agora com consistencia a mais de uns 4 ou 5 dias...agora mais que nunca pois estamos em plena fase de transição de padrão, e os modelos é normal andarem á nora.

Quanto á mudança de padrão nos modelos sazonais, é obvio que mudou e muito!
Os modelos sazonais são corridos com dados do presente, tal como quaisquer modelos, e não teem em conta o SSW que os outros modelos estavam a prever pois esse ainda não tinha ocorrido.
Ora...a partir do momento em que o SSW começa a ocorrer, e o modelo sazonal ao ser corrido começa a ingerir os dados relativos ao SSW e isso vai faze-lo mudar imenso a previsão.

Já que falamos em sazonais...tenho estado já a pensar na sazonal de Primavera, e olhei já para alguns modelos e alguns dados das teleconexões...pode ser que seja uma Primavera activa:)
 
Esta ultima saida do GFS volta a aumentar a entrada de frio já com a ISO -4 ocupar parte Norte do território nacional e com possiblidade de chuva na madrugada de 14...dia 12 e 13 termos sob a influência da ISO 0 E -2 como possibilidade de precipitação. É pouca mas existe...
 
Mas os principais modelos parecem ter um problema qualquer com o dia 13. Daí em diante há várias opções meteorológicas.
 
Finalmente começa a aparecer aquilo que dará origem a um bom temporal Atlantico lá para daqui a uma semana e pouco.

Actividade na Europa-Med, com AA ancorado mesmo a W de Pt continental, este padrão já para daqui a poucos dias poderá trazer a tal massa de ar fria e ligeiramente instavel com possibilidade de alguma neve nas terras altas:

ccX8d.jpg


Setas azuis e vermelhas- massas de ar.

Setas pretas- Movimento dos nucleos depressionarios mais activo...notar que as depressões se orbitam, arrastando mais ar frio em conjunto desde a Russia, e ao mesmo tempo puxando ar Atlantico e Africao pelo sul.

A cor de vinho- Posição do A.



Este padrão vai "apurar" durante uns dias..gerando tempo fresco por Pt continental.

Sucede que a coisa ao apurar vai tomando uns contornos interessantes..

gVUJR.jpg



Á medida que a região polar se torna mais bloqueada ( visivel nas cartas aos 500hpa), e o AA se vai edificando aqui sobre a PI, surgem dois grande fluxos dominantes, um de ar frio pela Europa e outro de ar quente de origem tropical...

E estas coisas geralmente significam algo de muito simples....onde o ar frio entra em força, as depressões morrem devido á falta de ar quente...onde o ar quente entra em força, as depressões morrem ( ""morrem"") por falta de ar frio...e no final o AA que estava entre ambas relaxa pois toda a circulação do jet enfraquece momentaneamente com a morte das depressões.

Nesse momento a barreira entre as massas de ar quebra, e ambas começam a interagir, originando algo como isto:

ZD1yG.jpg



E surpresa surpresa...os ensembles em geral concordam:

ITPma.jpg


Em principio esta tendencia de médio/longo prazo deverá manter-se pois os modelos teem tido algumas saidas a apontar para isto, e agora com as 12z o GFS tomou mais consistencia...esperemos pelo ECM...mas de resto é um cenário lógico que já se passou no passado pelo que se pode afirmar com alguma segurança que será mais ou menos esta a tendencia para os ultimos 10 dias de Janeiro...situação perturbada de W com bastante frio a vir da Europa e bastante calor a vir de SW.
 
Especulando pode ser esse o caso. De momento temos chuva amanhã a norte e centro e uma descida de temperaturas relevante no fim de semana.
 
Sim, pois é muito interessante sem dúvida esse SSW mas o facto é nada de interessante desceu das 240 horas e daqui a nada existe a mesma conversa á uma semana, este cenário de bloqueio em latitudes altas tem sempre um enorme grau de volatilidade !
 
esta saída do europeu é muito boa, a união das altas pressões a norte.
ech1168.png


estes mapas fazem lembrar 2009/ 2010

mas para já o melhor é aguardar até porque o gfs e seus emsembles não parecem muito convencidos que isto aconteça.

ECM1-240.GIF
 
Os dados estão lançados, há modelos muito bons!

gens-0-1-168_lde2.png


gens-0-0-168_ydh5.png


gens-0-2-168_voh8.png


Outros menos bons!

nogaps-0-168_vee2.png


gfs-0-168_rnt5.png


ECM1-168_qpn4.GIF


ECM0-168_vum5.GIF


Estamos como sempre no fio da navalha, temos de aguardar mais alguns dias para peceber melhor para que lado irá pender o AA! :calor:

Para já o diagrama GEFS para um ponto de Tras os Montes, não tá mau!

graphe_ens3_roa5.gif


Venha a RUN 18Z! :)
 
Entretanto, amanhã regressa a chuva ao Norte e Centro do país, e que deverá durar até ao fim do dia de quinta-feira. A avaliar pela previsão dos melhores modelos, as zonas mais afectadas serão o Litoral Norte e a Grande Lisboa:

ECMWF:

uCJTd.gif


GFS:

LQweb.gif


WRF (MeteoGalicia):

4VJNl.gif