Boas..
Para amanhã á noite e até ao dia de Domingo espera-se de novo actividade convectiva que será pontualmente forte,
em especial na região litoral sul e sudoeste, onde coloco um nivel amarelo em especial por precipitação excessiva e rajadas marginalmente severas.
Analise/Discussão
Uma nova perturbação aproxima-se de oeste, e interage com o jet polar, duas short waves de niveis altos avançam de norte e o forçamento dinamico deverá manter uma area de baixa pressão alongada entre a Galiza e o sudoeste de Espanha.
Sab20h----Dom09h
Uma frente quente deverá aproximar-se e afectar em especial o centro e sul do território, na dianteira de uma lingua de ar subtropical que deverá afectar em especial o litoral.
Um forte low level jet deverá estar presente acompanhando a frente quente, e intensificando o shear/helicidade nos niveis baixos.
A advecção de ar quente á superficie sob ar frio em altura deverá gerar instabilidade com até 500J/Kg, o que em conjunto com o forte forçamento dinamico deverá garantir a genese de varios focos convectivos.
O shear deverá ser fraco a moderado e de forte caracter rotacional, com fluxo intenso de S/SW á sfc e NW em altura, o que gera um ambiente favoravel á organização de estruturas convectivas discretas que poderão assumir caracter supercelular.
Apesar de tudo, o CAPE/instabilidade marginal deverá limitar o risco associado a essas células, pelo que apenas se preveem algumas rajadas fortes ou marginalmente severas e precipitação pontualmente excessiva.
Dom09h----Dom20h
Após a passagem do eixo de maior humidade, o resto do dia de Domingo será caracterizado pela gradual entrada de ar frio, com varias linhas de frontogenese fria a servirem de foco para a ocorrencia de convecção baixa e não electrificada em ambiente de CAPE inferior a 500J/Kg, com aguaceiros dispersos em especial no litoral e no sul.