Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2015

Estado
Fechado para novas mensagens.
Nortada gelada em perspectiva para amanhã ao fim da tarde e segunda feira após a passagem da frente:

gfs-1-48.png

gfs-0-48.png

ECM1-48.GIF

ECM0-48.GIF

O IPMA está a prever rajadas de NW da ordem de 70 km/h/90km/h no litoral e 90 km/h nas terras altas, quando o vento rodar para NW e aliado ao frio que vai entrar a sensação térmica deverá ser muito baixa :cold:

http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/

Alguém que perceba mais que eu, aquela situação de terça parece ser muito interessante nao acham? Há frio instalado, bastante frio em altitude e precipitação que deverá começar a cair durante a madrugada depois de já ter ocorrido um bom arrefecimento... Tanto o GFS como o GEM parecem estar em sintonia. Que cotas serão de esperar? Será que serão semelhantes às do dia de ontem, ou mais altas ou baixas?

PS: Estive a verificar o GFS, na saída das 0Z e parece que apontam cotas de 800\900 m no litoral, e de 300\400m no Interior o que vos parece?

PS 2: Na saída das 6 o GFS melhorou a situação de terça, mete cotas quase 0 no Nordeste e 500\600 m aqui para a minha zona, espero que melhore mais um pouco, parecem-me haver boas condições para um nevão em cotas médias\baixas...

Última edição:
  • Gosto
Reactions: joselamego e boneli
Relativamente à próxima noite, considero provável uma cota de neve ligeiramente inferior aos 800 m nas regiões mais interiores do país (distritos de Bragança e Guarda). Digo isto porque nestas frentes quentes que apanham frio instalado os modelos globais, devido às diferenças da orografia do modelo para a realidade, acabam sempre por "varrer" o frio de forma mais rápida do que esta se processa na realidade.

Para mostrar essa diferença é ver as saídas do GFS das 00z e a do WRF com resolução de 2 km, cujos dados de inicialização foram a referida saída do GFS. Atente-se na zona de Bragança, onde a diferença da temperatura a 850 hpa é superior a 2ºC:

30-7SP_qes8.GIF

nmm_sp1-16-30-0_rfm4.png

Em baixo, a animação dos tipos de precipitação previstos para a próxima noite (azul = chuva, vermelho = neve), do mesmo WRF a 2km, que durante a minha viagem a Itália me deu a ideia de ser um pouco conservador, ou seja, nalgumas situações previu chuva e acabou por ocorrer neve:

KJ5dogw.gif

Interessante o bom nevão que deverá cair na Meseta espanhola, afectando também a cidade de Madrid.

A médio prazo, e após descalabro modelístico de ontem, ainda se mantém algum interesse na situação de 3ª feira no norte do país, com alguma (pouca) precipitação a ocorrer em simultâneo com algum frio, e que neste momento parece poder originar cotas mais baixas do que as que ocorreram ontem e que em princípio ocorrerão na próxima noite.

David sf eu sei que aqui não há qualquer possibilidade de neve na próxima madrugada (apesar dos 3.7º atuais :cold:) mas quanto a terça-feira, poderá haver neve aqui? Falas em cotas inferiores a ontem...

• Gosto
Reactions: joselamego
David sf eu sei que aqui não há qualquer possibilidade de neve na próxima madrugada (apesar dos 3.7º atuais :cold:) mas quanto a terça-feira, poderá haver neve aqui? Falas em cotas inferiores a ontem...

Não é impossível, mas ainda faltam 3 dias para os modelos irem afinando as cotas de neve. A grande vantagem do evento de 3ª feira, face ao de ontem, é que a circulação à superfície deverá ser de leste, arrastando ar frio e menos húmido do interior. Segundo a saída mais recente do GFS a cota andaria pelos 500/ 600 m.

• Gosto
Pois eu lembro-me que no histórico dia de 9\1\2009, eu ainda nao acompanhava os modelos, ainda não tinha descoberto este fórum mas lembro que a situação era semelhante: Frio instalado, precipitação a começar nas primeira horas do dia, circulação de leste etc... Não sei quais eram as cotas previstas pelos modelos mas o IPMA previa cota 700, mas todos sabemos que a cota foi muito inferior...

Interessante. Falando na situação de Terça o GFS "fala" em cotas de 800/900 metros aqui para o litoral centro com a temperatura a 850hpa pouco abaixo dos 0ºC (nem chega a -1), mas à superfície prevê máximas muito baixas (a temperatura não sobe dos 6ºC em Coimbra, 7ºC em Leiria e Santarém, ali por Fátima perto dos 400m mal chega aos 5ºC) que se observam em dias de neve a cotas baixas o que supostamente não vai ser o caso.

É mesmo estranho e na próxima saída das duas uma, ou cortam no frio à superfície ou carregam no frio em altitude, ou então sou eu que estou a interpretar mal as coisas. :p

Poderiam-me esclarecer o porquê das máximas previstas serem tão baixas e por outro lado o frio em altitude ser tão irrisório? Obrigado desde já.

• Gosto
Reactions: joselamego e Thomar
Pois eu lembro-me que no histórico dia de 9\1\2009, eu ainda nao acompanhava os modelos, ainda não tinha descoberto este fórum mas lembro que a situação era semelhante: Frio instalado, precipitação a começar nas primeira horas do dia, circulação de leste etc... Não sei quais eram as cotas previstas pelos modelos mas o IPMA previa cota 700, mas todos sabemos que a cota foi muito inferior...

Mas não se trata de uma situação, semelhante, nesse dia havia -5ºC a 850 hpa e menos de -30ºC a 500 hpa, a cota era obviamente zero. Os 700 m de cota do IM eram ridículos, e foram aqui neste forum valentemente criticados.

• Gosto
Reactions: joselamego e Thomar
Nortada gelada em perspectiva para amanhã ao fim da tarde e segunda feira após a passagem da frente:

O IPMA está a prever rajadas de NW da ordem de 70 km/h/90km/h no litoral e 90 km/h nas terras altas, quando o vento rodar para NW e aliado ao frio que vai entrar a sensação térmica deverá ser muito baixa :cold:

http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/

Sem dúvida Snifa, ventania brutal para a madrugada de Segunda com maior incidência na zona do costume, situação a acompanhar.

21lqv4o.gif

• Gosto
Reactions: Thomar e MIGUEL_DKs
Boa previsão da aemet para domingo!

Validez: domingo, 18 enero 2015 de 0 a 24 horas (oficial)
Predicción
Cubierto o nuboso con precipitaciones. Cota de nieve por encima de 600 a 800m de madrugada, subiendo durante el dia a 1100 y 1300 m y bajando durante la noche hasta los 600 a 800m. Temperaturas nocturnas en ascenso, entre -3 y 2 grados, y diurnas en descenso, entre 3 y 7. Heladas débiles. Vientos de sur girando al norte por la noche, flojos a moderados.

• Gosto
boa tarde, o evento desta madrugada pode classificar-se um ciclógénese explosiva?

Não, nem sequer de ciclogénese, uma vez que a depressão chega cá já madura e até em fase de enchimento.

Poderiam-me esclarecer o porquê das máximas previstas serem tão baixas e por outro lado o frio em altitude ser tão irrisório? Obrigado desde já.

Isso acontece porque o vento à superfície é do quadrante Este, trazendo do interior da península ar frio e seco.

Estado
Fechado para novas mensagens.