Boas tardes
Para amanhã PT continental será afectado por uma cut-off que se desloca sobre a meseta norte da PI.
Nos níveis baixos o AA aproxima-se de W, e há uma complexa região de baixas pressões sobre Espanha.
A acção conjunta destes dois sistemas forçará sobre o território um fluxo de NW com entrada de ar Atlantico/Subtropical modificado ( 8g/Kg de mix).
Durante a tarde o aquecimento diurno deverá inestabilizar este ar mais húmido nos níveis baixos, com CAPE a atingir valores localmente próximos a 500J/Kg, que em conjunto com o TT index próximo a 50 e LI -1/-2 (em especial no interior norte e centro) serão suficientes para gerar instabilidade moderada tendo em conta o frio anormal em altura e a tropopausa baixa ( apenas 9-10km).
Na periferia da cut-off um forte ramal do jet afecta em especial uma faixa entre o litoral NW, para SE pela Extremadura e Alentejo.
Este ramal do jet vai exercer shear forte ( até 60kts de DLS) amanhã pela tarde sob uma faixa do interior norte e centro onde encontramos não só bastante instabilidade nos níveis baixos como forçamento orográfico.
Apesar do padrão de ventos em altura sugerir alguma subsidência, os modelos sugerem que a instabilidade + orografia serão suficientes para inicializar algumas células, que dado o shear forte e o frio em altura , poderão ser capazes de uma situação isolada de granizo/rajadas fortes.
Por este motivo parecem haver condições marginais para o nível laranja ( risco baixo a moderado de uma situação severa).
No restante território, durante a madrugada uma linha de convergência varrerá o litoral, deixando alguma instabilidade com aguaceiros.
Pelo interior nordeste, fraco shear devido á proximidade do centro da cut off deverá limitar a actividade a alguma célula pulsante, que dado o frio em altura poderá descarregar algum granizo.
Amarelo
- Aguaceiros e possibilidade de trovoada
Laranja
- Aguaceiros e possibilidade de trovoada
- Granizo
- Rajadas até 80km.h