Boas tardes..
Para amanhã espera-se actividade convectiva severa em especial no extremo nordeste, onde poderão ocorrer eventos significativos.
Analise/Discussão
Durante a tarde e noite, uma cut-off robusta aproxima-se lentamente vinda do Golfo de Biscaia, e avançando para sudoeste, e depois para oeste.
Na periferia da cut-off, um forte jet de niveis altos afecta a Galiza e o Norte de PT continental, no seio do jet, uma short wave avança rapidamente de NW para SE, com um lobo de forçamento dinâmico a afectar em especial o nordeste em fase com o pico de aquecimento diurno.
Nos niveis baixos, em resposta á melhoria das condições dinamicas, uma baixa térmica evolui entre o N de PT e a meseta norte Ibérica, uma frente fria bem demarcada avança de norte desde a Galiza/Asturias com fortes gradientes barométricos presentes.
No resto do território, uma circulação do quadrante oeste e sudoeste deverá surgir em resposta ao contexto sinóptico, com introdução de uma massa de ar tropical marítima que aquecerá por baixo de uma capping layer saariana nos níveis médios.
Na região norte, a presença da baixa, a chegada da frente fria e a entrada de um circulação bem defenida de SW durante a tarde ( com um Low level jet modelado aos 950-925hpa) deverão criar condições de forte convergência nos níveis baixos, que depois ao se acopolar com a divergência em altura, criará um ambiente favorável a fortes movimentos de ascensão.
O aquecimento diurno sob a massa de ar cada vez mais húmida gerará valores de SB/MUCAPE até 1500-2000J/kg, o ambiente dinâmico extremamente favorável deverá garantir iniciação convectiva explosiva a partir da tarde.
Gradientes fortes de temperatura e humidade ( 8-9ºC/Km aos 800-600hpa), com perfis termodinâmicos em V invertido, garantem um risco significativo de down/microbursts com rajadas severas.
A sobreposição do jet de WNW em altura com o fluxo de SW á sfc resultará em valores de shear até 10-25m/s aos 8km que, não sendo extraordinários, permitirão a organização da convecção em sistemas multicelulares e talvez um MCS.
Dado que os vectores de circulação serão paralelos á frente fria, e ao eixo de maior convergência pré frontal, são possíveis situações de training, com a sucessão de segmentos em arco capazes de gerar rajadas severas e granizo.
Neste contexto, um nivel laranja está garantido, em especial por rajadas severas, granizo e precipitação excessiva.