Boas noites..
Para amanhã são possíveis aguaceiros ou trovoadas na região norte e centro.
Analise/Sinóptica
Em altura uma perturbação de níveis altos avança de SW para NE e afecta o território durante a tarde, os modelos colocam um campo de divergência em altura na dianteira desta perturbação.
Nos níveis baixos e médios, em resposta, o fluxo coloca-se do quadrante sul, com o estabelecimento de um low level jet nos níveis baixos, onde a circulação de sul deverá transportar uma quantidade crescente de humidade.
Esta humidade será tapada por uma forte capping layer nos níveis médios, com t850 entre 20 e 25ºC....assim, forte aquecimento diurno é esperado.
Alguns modelos de mesoescala sugerem que a capping layer poderá ser rompida durante o pico de aquecimento diurno, sendo isto mais provável junto ás frentes das brisas marítimas que entram de WSW e onde estas brisas tenham uma interacção favorável com a topografia.
SBCAPE até 1500-2500J/Kg serão possiveis na mesoesala, com gradientes térmicos robustos nos niveis médios.
No caso de surgirem células, o perfis termodinâmicos em V invertido favorecem episódios de down/microbursts e granizo, e as condições dinâmicas marcadas por forçamento modesto e shear de até 30kts aos 8km poderão favorecer alguma organização em multicelulas, com risco pontual de tempo severo, nomeadamente rajadas e granizo.
Apesar de tudo, os modelos estão pouco concordantes, e a confiança num nível formal de risco é para já limitada.