Boas tardes..
Para amanhã espero actividade convectiva por vezes severa no interior, em especial da região centro, onde podem ocorrer eventos significativos.
Analise/Discussão
Em altura uma vigorosa cut-off coloca-se a NW da Galiza, com um forte jet de níveis altos a afectar o norte e centro de PT continental, durante a tarde e noite, uma nova perturbação aproxima-se de SW e entra pelo sul do território.
Associadas a estas duas perturbações, campos de forçamento dinâmico deverão estimular movimentos verticais de larga escala, e uma dinamização notória do fluxo em altura deverá incentivar a ocorrência de shear vertical.
Nos niveis baixos e médios uma camada de ar tropical marítimo avança de sul e sudoeste, com um low level jet a estabelecer-se abaixo dos 850hpa...este ar será tapado por uma capping layer saariana nos níveis médios, aquecendo fortemente durante o dia...a entrada de ar frio em altura em conjunto com este ar energético á superficie deverão gerar valores de CAPE pontualmente até 1000-2000J/Kg, acompanhado de gradientes higro-termicos fortes nos níveis médios.
Uma frente fria deverá permanecer estacionária entre o litoral Norte e Centro até ao interior Norte..intersectando a baixa térmica que se formará durante a tarde...ao longo desta frente a convergência é maximizada, assim como o shear, que assumirá algum caracter rotacional em especial no interior centro.
No interior centro, dada a abundância de CAPE, forçamento dinâmico intenso e shear com até 30kts aos 8km e 20m/s aos 6km e algum componente rotacional, várias rondas de convecção são possíveis, com estruturas organizadas em multicelulas e até supercélulas, que se poderão fundir num MCS para o fim da tarde.
Espero, com esta actividade, precipitação excessiva, granizo e rajadas convectivas severas , pelo que garanto um nivel laranja.
No interior sul, com a chegada da perturbação durante a tarde/noite, as condições dinâmicas melhoram, e algumas células fortes/severas deverão forma-se, com risco similar ao da região centro...no entanto, dado que esta 2a perturbação chega já em período de arrefecimento, e dado que as condições dinâmicas são menos propicias do que as verificadas no centro, apenas confio num nivel amarelo.