belem
Cumulonimbus
Estamos na era dos recordes de temperaturas máximas , já la vai o tempo dos recordes de temperaturas baixas , essa e a nossa realidade .
O Alentejo e sem duvida a região do pais onde ocorrem os valores mais altos de temperaturas maximas de forma persistente .
O que não invalida que , ocasionalmente , as regiões menos quentes , como o Litoral Norte e Centro , atinjam picos de calor com valores extremos . A temperada cidade de Aveiro e um bom exemplo com esse valor extremo de 39 graus .
Eu continuo a achar que certas zonas do Tejo (e até mesmo do Douro) podem ser surpreendentemente estáveis a nível de temperaturas máximas (nos 3 meses mais quentes do ano), mesmo em relação ao Alentejo. Se são mais quentes ou não (no verão), não sei, mas acho que é possível, sobretudo no caso do Tejo (mas aí também já a pensar nas mínimas hipoteticamente mais altas, nesta região). O Douro poderá rivalizar a nivel de máximas nos 3 meses mais quentes, pelo menos.
Claro que o potencial não está patente nestes mapas, que usam apenas alguns pontos de referência e disparam valores aproximados.
Eu sei que é aquela conversa do costume, mas hoje é talvez um dia certo para relembrar este tema misterioso, na minha opinião. Admito que o Vale do Guadiana poderá ter estado mais quente hoje, porque hoje foi talvez a zona mais atingida pelo calor. Seria interessante ter pelo menos um vislumbre de quais valores que poderão ter estado no vale do Guadiana (mesmo até o Vale do Tejo, poderá ter obtido valores interessantes, mas provavelmente não tão altos), mas sei que ainda não existem condições para tal. Se a maior vaga de ar quente tivesse ido para a zona Centro Interior, aí nem imagino a torreira do Tejo.
Vou ver se ressuscito o tópico das zonas mais quentes de Portugal continental, também porque o Jonas87 parecia estar interessado em saber mais sobre o tema, e quiçá pudesse haver interesse e vontade em avançar com umas medições em alguns locais.
Chega de offtopic, espero que a previsão de chuva para a semana, se concretize.
Última edição: